Olá, meus caros viajantes! Neste dia (8 de outubro), em 1997, estreava no Japão o primeiro anime de Berserk, a melhor adaptação da obra feita até hoje. Com apenas 25 episódios que contavam apenas uma parte da história, Kenpū Denki Berserk adapta os arcos Espadachim Negro e Era de Ouro. Em 2016, foi feita uma segunda adaptação, porém a animação seguiu o caminho CGI, resultando em muitas críticas. Mas não estou aqui para falar dessa versão!

Sinopse

Gatts é um sobrevivente que vaga pelo mundo à procura de respostas. Antigo membro do extinto Bando dos Falcões, um grupo mercenário de cavaleiros e guerreiros liderado por Griffith e Caska, Gatts se adentra na história que ganha corpo e emerge sob um ponto de vista totalmente imprevisível, à medida que os acontecimentos vão se completando.


Vou começar ressaltando alguns aspectos técnicos: a animação é muito bonita e combina muito com o anime. Em 1997, o visual 2D clássico reinava supremo. Felizmente, Berserk recebeu o que muitos concordam ser a melhor adaptação animada que já foi vista até agora. A direção dos episódios não deixa a desejar: o diretor soube mostrar as cenas de ação e criar bem os cenários, sem deixar de evidenciar o que o personagem está sentindo. Gosto muito da palheta de cores que é utilizada, as cores em lugares mais abertos, cores muito vivas, coloridas e durante a noite há o contraste, com a predominância do amarelo com o laranja, representando o fogo. Com relação ao enredo, acho ele envolvente, interessante, com personagens principais incríveis, todos com várias camadas.

Berserk não é apenas uma história em que o protagonista tem sempre que salvar pessoas inocentes e, no decorrer da sua jornada, se junta com outras pessoas criando assim um grupo para lutar com vilões. A história envolve temas extremamente tensos, e talvez o maior deles seja o embate do catolicismo contra o paganismo e como as pessoas têm uma “fé cega” de ambos os lados. Berserk sem dúvida é um dos mangás mais influentes, bem escritos e bem desenhados de todos os tempos, e o trabalho do extraordinário Kentarō Miura traduzido no anime de 1997 permanece bastante fiel ao mangá.

Trilha sonora

O nome da música de abertura é Tell Me Why. Ela é cantada em inglês, mas ao contrário do que se possa imaginar sobre a banda, ela não é americana, e, sim, japonesa mesmo. O grupo se chamava Penpals e tinha começado em 1997. A banda durou até 2005, quando um dos membros resolveu sair para entrar em outra banda chamada REVERSLOW. Eu acho a música incrível, embora destoante do tom do anime. A trilha sonora, de forma geral, é impecável, e finalizo com ela: