Arquivo JH

Raposa Informa – Berserk: a Origem do Termo

:: um minuto de leitura

O termo está presente em várias obras como o mangá Berserk de Kentaro Miura. Confira!

Raposa Informa - Berserk: a Origem do Termo
 

O mangá Berserk é uma ótima obra de Kentaro Miura, mas você já se perguntou sobre o nome?
 

Os Berserkers eram ferozes guerreiros nórdicos(vikings) que juraram fidelidade ao deus Viking Odin. Antes das batalhas, eles adquiriam uma fúria assassina.
 

Existe uma divergência quanto ao termo "berserk", que poderia se referir a 'camisa simples' ou utilização da pele de um urso na batalha, significando 'camisa de urso', em nórdico.
 

Os berserkers têm origem desconhecida, mas o historiador latino Tacitus (55-120 d.C.) faz alusão a grupos de guerreiros germânicos com uma fúria frenética. Há especulação de que berserkers eram bandos ou grupos de que tinham inspiração religiosa e esses guerreiros entravam em um transe de fúria em combate e as suas peles repeliam armas.
 

Mas alguns estudiosos modernos sugerem que essa fúria poderia ter sido induzida através de consumo de cogumelos alucinógenos. Ainda se pode citar algumas lendas que falam de guangues de berserkers compostas por 12 membros e, para se fazer parte dessas gangues, tinham que passar por lutas ritualisticas ou até verdadeiras para serem aceitas no bando.
 

Alguns desses guerreiros usavam nomes como björn ou biorn em referência aos ursos. Em inglês existe a expressão "to go berserk", que significa ficar violento, enlouquecido, incontrolável.

Tags

    Compartilhar

    • Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Telegram
    Você precisa ativar seu JavaScript para acessar os comentários...
    Voltar ao topo