Olá, meus caros viajantes, prontos para mais uma viagem? À primeira vista, nosso destino parecerá um anime de jogo comum, baseado em ficar preso em algum jogo de RPG genérico, mas, ao assistir, você descobrirá que há muito mais do que apenas a triste vida de um hikikomori: estamos falando de Net-jū no Susume (podem ler à vontade, não contém spoilers). Mas, antes de falar mais sobre o anime, vamos fazer uma pausa só pra explicar o que significa hikikomori:

Hikikomori é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico. Os hikikomori são pessoas geralmente jovens, entre treze a trinta e nove anos, que se retiram completamente da sociedade, de modo a evitar o contato com outras pessoas.

Moriko Morioka é uma moça de 30 anos que resolve largar o seu emprego corporativo para virar uma jogadora de MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game). Tempos atrás, ela costumava jogar um MMO, mas, quando liga o computador para voltar a jogar, ele não existe mais. Assim, Morioka se vê a procura de um novo jogo e encontra o MMO Fruits de Mer. Quando cria sua conta, ela cria um personagem masculino que se chama Hayashi. Por Morioka ser noob, uma personagem chamada Lily começa a ajudar Hayashi a conhecer e entender a dinâmica do jogo… Os dois rapidamente se juntam e começam a se aventurar juntos, com Lily ajudando-o a subir alguns níveis.

O ponto de encontro deles é uma árvore que você vê na imagem promocional de Fruits de Mer, mas me deixa curiosa para saber por que eles sempre parecem se encontrar lá por coincidência ou por um deles procurando o outro, e ainda assim o lugar não está cheio de outros jogadores como na maioria das cidades centrais. Mas todas as cenas que acontecem naquela árvore tendem a ser muito legais: os dois juntos são divertidos de assistir, porque ambos são adultos respeitáveis, mas também socialmente desajeitados.

O romance neste anime irá mantê-lo no suspense, querendo antecipar o que acontecerá a seguir. O que vai acontecer? Como isso vai acontecer? É lento, mas não chato! O que significa ter uma paixonite por alguém que você conhece apenas pelo avatar do jogo? Quando é correto contar aos outros coisas pessoais sobre nós mesmos na vida real? As piadas do anime costumam ser divertidas, mas também oferecem reflexões gratificantes sobre a vida online e sobre ansiedade social!

Os cenários são incríveis e coloridos (no jogo) e na vida real são mais sem graça. É uma boa maneira de mostrar que há uma grande diferença entre a vida em um jogo e a vida no mundo real, ilustrando sutilmente como a protagonista se sente sobre as nuances gerais dos jogos e a vida real também! Moriko é uma mistura de entusiasmo ao jogar com jogos e insegurança paralisante: apaixonada por sua vida on-line enquanto tem vergonha de sua situação real de vida.

Eu recomendo Net-jū no Susume para qualquer pessoa interessada em comédia, romance, retratação de ansiedade social. Se você é do tipo que gosta de animes shōjo e slice of life, este é definitivamente uma boa recomendação para você! Minha nota é 5/5.