O Setsubun (節分) tem o significado literal de “separar uma estação da outra”, sendo, pois, um modo de se despedir do inverno e comemorar a entrada da primavera (Risshun), que é minha estação favorita! O Setsubun é comemorado no dia 3 de fevereiro, e cada família segue um ritual especial, que se chama mamemaki (jogar grãos de soja). Embora a primavera japonesa só se inicie de fato em março, a celebração obedece ao antigo calendário lunar japonês e é associada ao Ano Novo Chinês, que tem início em fevereiro.

A origem do Setsubun

Dizem que a tradição do Setsubun se baseia em uma lenda: tudo começou quando um monge da era Heian conseguiu espantar um demônio após atirar grãos torrados nele. Desde então, os japoneses adquiriram o hábito de jogar grãos de soja torrada em suas casas, templos e santuários. Na noite do Setsubun, a tradição manda abrir janelas e portas da casa para jogar os grãos de soja para fora enquanto se diz “fuku wa uchi, oni wa soto” (“sorte entre e demônios saiam!”). O oni representaria os espíritos maus do frio e do inverno.

Segundo o livro de registro do imperador, este costume vem desde o ano 706, quando era utilizado “galho de pêssego”, mudando mais tarde para grão de soja. Um fato curioso é que o pêssego tem um símbolo de derrotar os males, devido à famosa fábula de Momotarō , que é o menino nascido do pêssego que derrotou os onis.

Mamemaki

O mamemaki, de forma geral, é conduzido pelo toshiotoko (alguém da família que tenha o signo chinês correspondente ao ano vigente; em 2022, por exemplo, é o do Tigre) ou então pelo chefe ou cabeça da família. Outro membro da familia é escolhido para desempenhar o papel de oni (demônio), que, vestindo uma máscara característica, joga grãos de soja torrados para fora da residência.

Outro costume é o de escrever dois kanjis nos grãos: ma (demônio) e me (extermínio). Acredita-se que esses atos espantam os maus espíritos, o frio e a tristeza do inverno, dando as boas-vindas à celebração de uma nova primavera. Após espantar os demônios, é hora de comer os grãos de soja para atrair a sorte (o ideal é comer o número de grãos correspondente à idade da pessoa).

Durante o Setsubun se tornou muito popular também comer um ehōmaki, um “rolo de direção da sorte”, que é um tipo de makizushi (um rolo de sushi). São sete os ingredientes do recheio que deve conter o ehōmaki, e estão relacionados com os sete deuses da boa sorte (shichifukujin): kanpyō (cabaça seca em tiras), kyūri (pepino), cogumelos shiitake, dashimaki (omelete adocicada), unagi (enguia), denbu (pó de peixe adocicado) e kōyadōfu (queijo de soja seco-congelado).

Apesar de ser considerado muito importante para os japoneses, o Setsubun não é marcado como feriado no Japão, mas tem um significado profundo para a população! E vocês, fazem algum tipo de ritual na passagem das estações? Têm algum costume específico? Contem para mim nos comentários, e até uma próxima!