Olá, meus caros viajantes, como vocês estão? Hoje, nesta sexta-feira 13, venho falar um pouco para vocês sobre superstições com números e ainda trazer algumas indicações de animes. Estão prontos?

A sexta-feira 13 é tradicionalmente conhecida como o dia mais azarado de todos nos países anglo-saxões e em várias nações europeias, existindo até um nome para quem tem medo da sexta 13: paraskevidekatriafobia. Quando os dois coincidem (13 e sexta-feira), as pessoas costumam acreditar que as chances de algo sair errado se multiplicam.

Se para o Ocidente o número de azar é o 13, no Japão são os números 4 e 9. Isto ocorre porque 4 é por vezes dito em japonês shi, que significa também morte, e 9 é também por vezes dito em japonês ku, que também significa sofrimento (kurushimi ou ku).

Nos Estados Unidos, em alguns edifícios antigos não há o 13º andar, e no Japão existe algo parecido: nos hospitais e em alguns hotéis não existe o 4º andar. Os japoneses também prestam atenção ao dar presentes, oferecendo conjuntos de três ou cinco itens para evitar o 4.

Existem idades também no Japão que remetem à má sorte e são chamadas de yakudoshi. Para os homens, são as idades de 25 e 42, enquanto que para as mulheres são 19 e 33, existindo inclusive um festival chamado Hadaka Matsuri, especialmente para os homens que estão na idade yakudoshi. Essa festa foi criada na Era Nara, no século XI, e seu nome inicial era Naoi Shinji (ritual xintoísta para expulsar o mal).

Nos inspirando na franquia Friday the 13th, que é uma franquia de terror americana, resolvi trazer para vocês três indicações de animes de terror para maratonarem. Espero que gostem!

Yamishibai: Japanese Ghost Stories

A primeira recomendação da lista é Yamishibai, um anime que aborda várias lendas urbanas de terror do Japão. O visual é meio diferente por ser baseado em uma técnica antiga: kamishibai, que é a forma mais tradicional de contar histórias com lições de moral. Um monge utiliza rolos de papel com pinturas para transmitir as histórias, sendo muito comum no século XII nos templos budistas. Cada episódio é sobre um conto diferente, e sua duração pode variar de três a cinco minutos. São no total 91 episódios em sete temporadas. Vou deixar um pouco da trilha sonora com vocês!

Ghost Hunt

Em Ghost Hunt, o Instituto de Pesquisa Psíquica Shibuya é um escritório dirigido por Kazuya Shibuya ou Naru e estuda casos paranormais. Seu trabalho é investigar fenômenos psíquicos a pedido de clientes. Um dia, Mai Taniyama, aluna do ensino médio, causa um acidente, e Lin, assistente de Naru, se machuca. A partir daí, Mai começa a trabalhar no escritório como a nova assistente de Naru apesar de não se entender com ele. Fantasmas, espíritos, maldições e exorcismos nos aguardam! São 25 episódios, 20 minutos aproximadamente cada um, e destaco as músicas de abertura e encerramento, que são ótimas!

Junji Itō Collection

Junji Itō Collection é a antologia que adapta alguns dos contos do mestre do horror japonês Junji Itō. O anime baseia-se no mangá homônimo, publicado no nosso país com o nome Junji Itō: Fragmentos do Horror pela Darkside Books. A série traz dois diferentes contos a cada um de seus doze episódios, sendo estórias curtas que possuem arcos fechados! Há contos sobre circo, lendas urbanas, dimensões paralelas, entre outros assuntos. Meu destaque da trilha sonora vai para a abertura!

Espero que tenham gostado das indicações, e se vocês gostarem desse tipo de postagem, então trarei outras iguais a esta! Me contem nos comentários, vocês têm alguma superstição relacionada a números? A minha é a seguinte: não gosto de números ímpares, exceto o 7, que é meu número preferido! Mas não faço nenhuma associação com azar; inclusive, espero que essa sexta-feira 13 seja maravilhosa para cada um de vocês!

P.S.: Aliás, vocês sabiam que temos um programa específico sobre histórias de terror? Acontece todo sábado, a partir da meia noite, com o DJ Janelas: Hora do Terror! Fica aí essa indicação extra.