Olá, meus queridos viajantes! Hoje irei trazer uma temática diferente para vocês, a respeito de obras que retratam a depressão. A depressão é um transtorno afetivo que se caracteriza por uma tristeza intensa e de longa duração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o segundo país das Américas a ter mais casos de depressão, com 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. A falta de empatia e de informações sobre essa doença pode resultar em problemas ainda maiores, e quero ressaltar a importância do entretenimento enquanto um articulador para informar e conscientizar a população.

Dessa forma, vamos aos animes que abordam um pouco sobre depressão e problemas similares, e espero que de alguma forma possam ajudar a quem possui a doença se identificar e procurar ajuda. Sem mais delongas, vamos às indicações!

NHK ni Yōkoso!

A obra aborda bastante temas envolvendo suicídio, bullying e pressão social. A história mostra um garoto que vive isolado dentro do quarto, possivelmente porque se sentiu excluído da sociedade. As coisas mudam um pouco quando ele recebe ajuda de uma garota e de alguns amigos da escola.

A série aborda vários problemas da forma mais natural possível: problemas familiares, problemas de aceitação, medo de falhar na vida… São situações bem possíveis de ocorrerem em algum momento de nossa vida. Fiquem aí com a abertura e o encerramento do anime, que são excelentes!

Sayonara Zetsubō Sensei

O anime segue a trajetória do Professor Nozomu Itoshiki (cujos caracteres do nome em kanji formam a palavra desespero), que logo no início da história se mostra desesperado com o rumo do mundo e tenta o suicídio. Porém, o professor acaba sendo salvo por Kafuka (que logo depois descobrimos que seria uma de suas alunas), uma garota que, ao contrário de Itoshiki, só vê o lado bom das coisas.

A obra fala sobre uma sociedade reprimida que se vê impotente e fraca e não acha um modo de se aceitar e sobre a importância de enxergar nossas fragilidades e reconhecer elas para, a partir disso, buscar soluções. Deixo com vocês uma das aberturas, cuja letra, por si só, traz uma profunda reflexão:

Orange

No primeiro dia de aula, Naho Takamiya recebe uma carta misteriosa de si mesma dez anos no futuro, que a aconselha a não realizar certas ações. Mas ela ignora, e os amigos de Naho convidam o novo menino que chega de Tóquio, Kakeru, para sair depois da escola. Mas algo terrível acontece a Kakeru nesse dia, algo que poderia ter sido evitado se Kakeru regressasse à casa mais cedo. A partir daí, Naho decide seguir as instruções recebidas do futuro, onde Kakeru não existe.

Depressão, ansiedade, suicídio, amizade e companheirismo são os principais temas que aparecem em Orange, nos mostrando como nossas ações podem impactar a vida das outras pessoas e como podemos ajudá-las a passar por momentos difíceis, apenas sendo empáticos e compreensivos.

Eu não vou dar spoilers para vocês, mas a grande lição é: nem sempre temos uma segunda chance na vida real, e não podemos deixar uma pessoa próxima, definhando sozinha, sem qualquer tipo de apoio. Com uma trilha sonora fantástica, indico a opening, Hikari no Hahen!

Estas são minhas indicações! Finalizo dizendo que, se você tem sintomas de depressão, procure ajuda. Depressão tem cura, e falar é a melhor solução. E lembre-se: você é maior que a sua dor!