Olá, queridos leitores! Hoje é a estreia de minha coluna, e acho justo começar explicando o nome da mesma: Shinkansen Otaku! O Shinkansen (新幹線) é a rede ferroviária de alta velocidade do Japão, o mundialmente famoso “trem-bala”. Hoje, considerado um símbolo nacional, os trens de alta velocidade foram uma das novidades apresentadas ao mundo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 1964. Hoje, são capazes de operar em velocidades de 320 km/h, realizando o percurso de Tóquio a Ōsaka (504 km) em menos de duas horas.

Francis Wiener de Croisset, um famoso dramaturgo, romancista e libretista francês, certa vez disse que “a leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem”. E essa é a proposta do Shinkansen Otaku: te fazer viajar no universo da cultura oriental. Assim como as próprias linhas de trem-bala do Japão, onde, independente da escolha, os assentos são espaçosos e confortáveis, a ideia é que aqui vocês também se sintam confortáveis em trocarmos ideias e aprendermos juntos.

Esta maquinista aqui se despede de vocês, por hoje (amanhã tem mais!), deixando uma recomendação musical. Nas plataformas japonesas, além dos avisos sonoros, ouvimos melodias. Muitas estações têm sua música-tema, e compartilho a que inspira a melodia do trem de Kanda, da cantora Hibari Misora, cuja letra fala de um homem que cresceu no bairro. Pegue seu bilhete e viaje junto comigo neste fantástico mundo: