Hoje a Ryoko no Japan traz como assunto um dos temas mais comuns da atualidade: Cosplay. Muitos de vocês já devem ter visto alguns Cosplayers, seja pela internet ou pessoalmente (em eventos e/ou nas ruas), pois bem, nessa matéria iremos abordar o surgimento desse “hobby” (digamos assim) que acabou se tornando uma “febre” e até ganhou concursos específicos e adeptos profissionais.

Bom, o significado de Cosplay todos nós já sabemos: Consiste em ser o ato de fantasiar-se dos personagens de animes, comics, games, séries de TV, filmes, entre outros. O próprio nome, em sua tradução, já diz tudo: É a junção das palavras em inglês, “Costume play”, ou “Costume roleplay”, que significam “fantasia”, “representação de personagem a caráter” ou “disfarce”.

Para ser um cosplayer é necessário estar totalmente vestido com os trajes do personagem escolhido e alguns cosplayers até fazem poses, falas e outros costumes típicos do homenageado, tudo para parecer o mais realista possível (e muitos conseguem perfeitamente).

Mas bolinho, ainda não sei como surgiu o Cosplay…

Então vamos voltar no tempo e partir da onde tudo começou, mais precisamente em Nova York, nos Estados Unidos, no ano de 1939 (e podem acreditar, o primeiro cosplay não veio do Japão) durante a primeira Worldcon (World Science Fiction Convention), onde apareceram duas pessoas que se destacaram entre a multidão de 185 pessoas.

Forrest J. Ackerman era o nome do jovem, tinha 22 anos e apareceu na companhia de sua amiga Myrtle R. Douglas, os dois eram os únicos fantasiados e estavam de piloto espacial (chamado de “Futurecostume”) e um vestido inspirado no filme “Things to Come" (clássico de 1936), respectivamente.

A partir desse fato, que gerou muita polêmica e acabou estreitando a distância entre o mundo da ficção e o mundo real, muitos resolveram praticar essa nova “moda” e na convenção seguinte não eram mais apenas os jovens Forrest e Myrtle que estavam fantasiados, mas também dezenas de pessoas, cada um com sua própria fantasia.

Desde esse sucesso na Worldcon, a prática tornou-se anual e diversas pessoas iam fantasiadas de seus personagens favoritos, participando de concursos e atrações próprias organizadas (valendo citar que a moda também se propagou para todas as outras convenções).

Prosseguindo um pouco mais na nossa linha do tempo, vamos falar sobre os primeiros cosplays no Japão: O primeiro registro que se tem sobre cosplayers de animes e mangás surgiram nos anos 70 (só que nos Estados Unidos), porém é na década de 80 que o estilo se difundiu para o país nipônico, com Nobuyuki Takahashi (do Studio Hard) o responsável pela propagação do estilo, após sua visita ao Worldcon.

Nobuyuki ficou tão maravilhado com todas aquelas pessoas fantasiadas que resolveu incentivar os japoneses também a praticarem esse hobby e, através de suas revistas de ficção cientifica chamadas de Cosplay, difundiu o estilo no Japão (que hoje tornou-se umas das principais referências nesse assunto).

Tudo isso acabou tornando-se tão comum no Japão que até fundaram lojas no país especializadas no assunto e muitos japoneses começaram a vestir-se regularmente em eventos (um exemplo são as Comic Markets, em Tóquio) de personagens dos mangás, animes, games e etc.

Esse fenômeno, após a década de 90 (anos em que o anime se popularizou mundialmente, gerando muitos fãs e, conseqüentemente, diversos cosplays), ganhou uma  vasta extensão, principalmente entre convenções de animes no Japão e assim muitos acabaram associando que o surgimento do cosplay teria sido no Japão (mas agora já sabemos que não foi bem assim).

O Cosplay hoje…

Depois dessa volta no nosso túnel do tempo cosplay, vamos para os tempos atuais e falar sobre como a prática está sendo vista hoje em dia.

Já é sabido por todos que o “hobby cosplay” ganhou alcance internacional e vários concursos especializados em encontrar cosplayers do mundo todo que façam com perfeição. Por causa do fato em que muitos dos praticantes associam o termo Cosplay ao Japão, hoje é muito comum que essa designação seja relacionada apenas a cultura oriental e para os fantasiados com obras ocidentais, às vezes, usa-se o termo "costuming".

Ser cosplay, até mesmo no Japão, não significa fantasiar-se apenas de personagens de animes ou mangás, vale qualquer coisa, desde que esteja sendo representado fielmente. A prática muda bastante de país a país e tanto pode tornar-se competição, quanto apenas um hobby.

Nos EUA, por exemplo, as maiores partes dos cosplayers criam suas próprias fantasias e vão à convenções competir entre vários outros. Já no Japão, a prática é voltada mais para a diversão, tirar fotos, passear nas ruas, etc. Sem deixar de comentar que também há competições, porém não tantas quanto na América do norte.

Muitos cosplayers utilizam desta arte não só para "parecer" com seu personagem predileto, mas também para entreter-se socialmente com outras pessoas de mesmo gosto. Para isso que também servem os eventos de animes e mangás, eles fazem com que os praticantes interajam mais entre si, mesmo que na base da competitividade, ou apenas pela vontade mesmo de se integrar e fazer novas amizades.

Nos dias atuais a prática cosplay tornou-se tão popular que já existem lojas próprias para a venda de acessórios e vestimentas, sem contar que o investimento em lentes de contato e diversas outras peças andam crescendo ainda mais. No entanto alguns desses itens ainda permanecem um pouco “salgados”, mas, quem sabe, com o tempo eles vão diminuindo um pouco mais.

Concursos…

Como já foi dito, hoje já há vários concursos referentes ao universo cosplay, agora falaremos sobre alguns dos mais famosos, tanto internacionalmente, quanto nacionalmente.

Yamato Cosplay Cup (YCC)

Foi criado em 2007 por Takashi Tikasawa, David Lobão e Fernando C. Siqueira e promovido pela Yamato Comunicações e eventos (Anime Friends, Anime Dreams, Anime Family, entre outros). O objetivo de sua criação era de ser a maior competição de cosplayers do Brasil, reunindo os melhores de todo o país.

A primeira final do YCC ocorreu no Anime Friends (São Paulo) em julho de 2007 e até hoje segue no evento como uma das atrações principais. Foi o primeiro concurso a conseguir reunir participantes de todos os cantos do Brasil. Vinte e dois cosplayers brasileiros se reuniram em um só lugar para concorrer na categoria individual de melhor cosplayer brasileiro de 2007.

Hoje essa competição já alcança nível internacional (seu objetivo foi alcançado e mais, ele foi superado), reunindo cosplayers de todo o mundo para competir. Agora o concurso abrange participantes de 11 países (entre eles estão: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), dos quais cada um escolhe qual o melhor para representá-lo.

Aqueles que desejam participar devem se inscrever online e se preparar para participar das três formas de apresentação: Desfile, Tradicional e Livre. A fase Desfile é avaliada no decorrer das performances do participante durante a Tradicional e a Livre (Os cosplayers vencedores de algumas das edições do YCC traremos em matérias separadas na Sessão Otaku da coluna Ryoko no Japan).

Para quem não conhece: Desfile é a categoria em que o participante não precisa usar de interpretação no palco, Tradicional é a parte da fidelidade às características do personagem durante toda sua apresentação, já a Livre é aquela em que a criatividade supera e fuja um pouco da personalidade do personagem escolhido.

Para participar da final brasileira você precisa primeiramente passar por uma fase eliminatória, esta ocorre nos concursos de cosplay durante os eventos escolhidos antecipadamente, seja em qualquer lugar do Brasil.

Com o número de vagas determinado, cada um desses eventos formam seus próprios finalistas de acordo com sua quantidade especificada. Já para a etapa internacional é preciso que você consiga ficar entre os primeiros três colocados dessa final nacional.

Como já dito, as finais nacionais se concentram no Anime Friends (São Paulo) e todos os anos elegem mais ganhadores, sempre no mês de Julho e, geralmente, durante dois finais de semana. A etapa das finais internacionais ocorre no Anime Dreams (São Paulo) e sempre no mês de Janeiro.

World Cosplay Summit (WCS)

De abrangência mundial, este campeonato visa reunir os melhores cosplayers de todo o mundo para uma disputa pelo título internacional. Ideal para aqueles que desejam se divertir participando, observando outros cosplayers e também para conhecer outras pessoas de nacionalidades diferentes e com os mesmos interesses. Surgiu no ano de 2003 em Nagoya, capital da província de Aichi e acontece todos os anos reunindo cosplayers de todos os países.

Um dos pontos mais interessantes da WCS é que você pode realizar o sonho de visitar o Japão, tudo porque este evento, desde 2003, é organizado pela TV Aichi (subsidiária da TV Tokyo). Até a Editora JBC já foi responsável por uma participação inédita do Brasil nesse concurso no ano de 2006.

Muitos brasileiros já foram competir na etapa final mundial da WCS no Japão, todos escolhidos pela chamada “Etapa JBC Brasil do WCS”. E, para nossa alegria, os primeiros participantes do nosso país no evento conseguiram ganhar a primeira colocação, trazendo para todos nós o título de melhor do mundo.

O fato de que o evento é organizado pela TV Aichi, não significa que as outras emissoras também não possam cobrir esse concurso, além de famosos jornais do Japão. Entre todas as filiadas estão: NHK Educational e a Sendai, TBS, Fuji TV, etc. E na categoria jornais encontram-se: Kyodo Tsushin, Nippon Keizai, Tokyo Sports, entre muitos outros.

As seletivas para as finais da WCS de 2013 já estão acontecendo, a mais recente ocorreu neste no último dia 18 de maio, durante o evento Anime Festival Party, na UNIBH CAMPUS ESTORIL, em Belo Horizonte – Minas gerais.

Ainda não se sabe a data exata da final mundial, porém já é previamente recomendado aos participantes que tenham tempo disponível para uma eventual viajem durante os meses de julho e agosto. Todas as demais informações se encontram no site oficial do Anime Festival Party.

Cosplay World Masters (CWM)

Criado recentemente, esse é outro evento de âmbito internacional. O Cosplay World Masters existe desde 2011, tendo sua primeira edição realizada em Portugal no IberAnime LX 2011 (evento bianual que envolve anime,mangá,workshops, games,etc.).

Este evento torna-se um pouco mais restrito, ou seja, cosplayers iniciantes não tem a menor chance, eles preferem os mais experientes para que, no final, elejam como melhor do mundo aquele que for mais completo e profissional.

Ocorre anualmente, sempre escolhendo e premiando 3 cosplayers. Hoje, aqueles que vão participar, já podem ter mais recursos técnicos para suas apresentações, pois o evento ajuda no suporte para os efeitos, envolvendo desde a iluminação e a parte dos equipamentos sonoros, até a projeção de imagem.

Ao contrário dos outros eventos, o CWM organiza suas finais sempre em países diferentes, podendo ser um evento isolado, ou integrado à convenções de animes, mangás e cultura japonesa.

A mais recente final mundial deste evento ocorreu aqui no Brasil, em Caraguatatuba (litoral norte de São Paulo) no dia 22 de setembro de 2012. Foi a primeira vez que este evento chegou ao território nacional e teve até cobertura do G1.com (portal online de noticias brasileiro).

Os responsáveis pela idéia foram os integrantes da banda Gaijin Sentai que conversaram com o organizador do CWM, onde o mesmo dizia ter vontade de realizar esse vendo aqui no Brasil, assim o tecladista da banda se pôs à disposição para ajudar durante a organização.

Os vencedores dessa final no Brasil iremos trazer para vocês nas próximas matérias de título Sessão Otaku, aqui na Ryoko no Japan. Não deixem de conferir.

Para encerrar…

Agora que a nossa matéria sobre o assunto “cosplay” está se encerrando, gostaríamos de ressaltar que, como aqui no Brasil esse hobby está se difundindo cada vez mais, nós da Rádio J-Hero estamos procurando cosplayers brasileiros para algumas entrevistas que iremos publicar na Ryoko no Japan.

Se você, leitor (a), é um desses praticantes, ou conhece alguém nesse perfil, procure à mim pelo email bolinhodearroz@radiojhero.com.br que iremos conferir fotos e, posteriormente, realizar a entrevista com as perguntas necessárias para que todos possam observar melhor a prática cosplay.

Divulguem também em redes sociais, pois quanto mais pessoas surgirem, melhor será a divulgação de uma das práticas tão famosas atualmente. Rádio J-Hero – Do seu jeito, do seu GOSTO.