Quem nunca sonhou em morar em Tókio ou em Akihabara e usufruir de tudo o que eles têm a nos oferecer, além de poder também desfilar pelas calçadas usando todos os tipos de roupas que der vontade sem ser criticado?

Claro que esse é um sonho em que, por enquanto, permanecerá apenas como sonho mesmo. Porém, se não vamos até o Japão, o Japão vem até nós. Essa nova coluna da J-Hero, chamada Ryoko no japan, irá se especializar nas diversas curiosidades que o mundo oriental nos reserva.

Para iniciar vamos falar hoje sobre um estilo da moda japonesa: As Lolitas (dedicada à DJ Celle Pink, em especial, pela ideia). Mas para aqueles que não entendem, vamos explicar como funcionam os diversos estilos que rodeiam o país que tanto admiramos.

O sistema…

Imaginem vocês vivendo sob um único estilo durante uma boa parte de sua vida, fato que todos já usamos uniformes padronizados de colégio, mas e se, além desses uniformes, também tenham que usar o mesmo padrão de mochilas, cabelos (estes sem nenhuma extravagância), sapatos, entre outros.

Vocês conseguiriam viver por muito tempo sob regras que não permitem nem bijuterias com mais cores para se destacar? Tudo porque algumas escolas no Japão possuem regimes rígidos quanto ao uniforme escolar. Então, eis que surge a faculdade e, com ela, a liberdade de poder se vestir da forma que quiser.

Com essa “liberdade temporária” (já que mais tarde eles terão que voltar ao antigo padrão para conseguir um emprego) que vem com a faculdade, também vão aparecendo os diversos estilos da moda japonesa como: Decora, Lolita, Gyarus, Visual Kei, entre outros e suas subcategorias.

As Lolitas…

Voltando para o foco de nossa matéria, vamos aprender mais o que são as Lolitas e como surgiram:

O estilo surgiu por volta da década de 80 e desde então seus, ou melhor, suas adeptas foram caprichando e evoluindo ainda mais o visual que faz muito sucesso entre a população mais kawaii. O movimento se inspirou no estilo rococó (século XVIII) com um toque do vitoriano (século XIX), assim as garotas que se vestem como lolitas sempre parecem bonequinhas, românticas e muito fofas.

As lolitas saem pelas ruas vestidas sempre perfeitas com seus vestidos rodados, saias em formato de sino, laços enormes na cabeça, anáguas, sombrinhas, meias 3/4, muitos babados, sapatos de boneca cheios de fitas (os estilos de sapatos variam conforme a Lolita que os usa), bolsas meigas, cabelos caprichadíssimos, entre outros acessórios, resumindo, parecem criancinhas lindas e kawaiis.

Esse movimento, apesar de ser considerado como “moda”, também acaba por se tornar um estilo de vida daquelas que se intitulam Lolitas, não se limitando apenas em uma forma de se vestir, mas com toda uma filosofia por trás. Ou seja, algumas garotas gostam tanto que tentam, ao máximo, viverem como princesas, cercadas de mimos, atividades bastante femininas, etc. 

Mas não pensem que falar sobre as Lolitas acaba por aqui, pois dentro desse estilo há várias subcategorias, cada uma de sua forma diferente, mas todas se encaixando no movimento. Dentre elas temos: Gothic Lolitas, Sweet Lolitas, Classic Lolitas, Guro Lolitas, entre muitas outras.

Algumas subcategorias…

Gothic Lolita 

Nesse subestilo temos a incorporação da estética gótica sem deixar de lado as características do estilo Lolita. Suas vestimentas são mais sombrias, nunca deixando de faltar o preto, o azul escuro (um tom mais azul marinho), o cinza e até o roxo, quase sempre com uns detalhes brancos, ou vermelhos, para o contraste perfeito. 

As Gothic Lolitas abusam mais na altura dos sapatos, usando a maioria plataformas, porém seus cabelos continuam impecáveis, suas posturas como as de princesas e seus vestidos e saias, todos comportados, em formato de sino e na altura do joelho. 

Seus acessórios vão desde os crucifixos aos caixões e caveiras. Bolsas, chapéus, sombrinhas, tudo que utilizam possui um toque sombrio. Podemos também citar uma expressão bastante conhecida: A EGL (Elegant Gothic Lolita), como muitas conhecem, sendo uma forma de subcategoria da Gothic Lolita (quanta confusão).

Porém as EGL não são consideradas exatamente como um estilo, pois continuam sendo Gothic Lolitas, só que de uma forma mais discreta.

Sweet Lolita

Agora vamos para uma subcategoria tão kawaii que se tornou, além da mais utilizada, uma das responsáveis por consagrar as Lolitas como bonequinhas perfeitas e fofas. Nela as garotas utilizam de tons mais claros como: Rosa, azul claro (um tom de azul bebê), branco, enfim, diversos outros tons pastéis.

As princesinhas vivem cercadas de babados, rendas, acessórios infantis (muitas delas carregam até ursinhos de pelúcia consigo), estampas mais leves e delicadas (animais, flores, frutas, corações, doces, etc.), muitos laços (de todos os tamanhos), entre tantas outras características.

Os chapéus sempre estão presentes e os sapatos de bico redondo são baixos, ou se tiver salto, que seja um mais grosso (ou seja, nada de salto fino). As bolsas são de diversos formatos, desde aquelas que se parecem com doces, corações, até as mochilas de bichinhos de pelúcia.

Classic Lolitas

Aqui vamos ver o subestilo que leva bem a sério a estética vitoriana e o rococó. Ela se caracteriza por utilizar de cores intermediárias entre as usadas nas Sweet Lolitas e nas Gothic Lolitas. Resumindo: Não são tão escuras, mas também não tão claras.

Os tons variam entre bege, marrom, vinho, verde musgo, verde claro, preto, alguns tons de rosa (principalmente o aquele rosa antigo), creme, entre outros. Essa é a subcategoria mais elegante, sofisticada, madura e até discreta.

Suas vestimentas possuem uma característica única: elas vão além da altura média para as Lolitas (no caso até o joelho), o comprimento, às vezes, ultrapassa até alcançar a panturrilha (chamado de Comprimento Donzela).

As estampas são de coroas, flores, etc. Até podem surgir algumas das utilizadas pelas Sweet Lolitas, contanto que sejam mais elegantes. Os acessórios também continuam sendo do mesmo patamar do estilo, tudo sempre formando o visual clássico (muitas utilizam de pérolas, relógios de bolso antigos, algumas bijuterias em tons velhos, etc).

Os sapatos, em sua maioria, são botas vitorianas, ou sapatos com menos enfeites e de cores clássicas. As bolsas das Classic Lolitas não podem ser muito chamativas, os tons permanecem os mais discretos e, no máximo, alguns laços discretos ou estampas florais e listradas. E, por fim, os chapéus sempre em contraste com a aparência clássica e nos remetendo aos tempos antigos.

Guro Lolitas

Leitores, não fiquem com medo, não mudamos o tema da matéria para lendas urbanas, este é apenas um dos subestilos das lindas lolitas. Muito diferente dos outros, ele faz com que suas adeptas “quebrem” o sentido de boneca perfeita e pareçam “bonecas quebradas” (literalmente).

O termo significa "Grotesque Lolita" em que as garotas aparecem sujas de sangue falso e repletas de bandagens. O visual às vezes pode até parecer um pouco aterrorizante, mas, dependendo do ângulo, elas podem continuar parecendo frágeis.

As cores utilizadas são: O branco (esse principalmente), tons pastéis (rosa, azul, creme, etc.) e até podem variar para um vermelho, contanto que se use um avental branco para espirrar o sangue por cima.

 Os acessórios variam de tapa-olhos (marca registrada), bandagens manchadas pelo corpo (ou em apenas determinadas partes), entre outros que permitem identificar o visual “ralado” e sangrento.

Os sapatos podem ser qualquer um dos usados pelas outras lolitas, porém precisam ser, necessariamente, brancos ou qualquer outra cor mais clara (mas o vermelho também serve, pois faz um bom contraste com o resto do visual).

Ouji ou Kodona

Por fim, mas não menos importante, viremos explicar brevemente sobre o estilo “Ouji”, ou “Kodona”. Esse é um estilo que possui uma ligação com o das Lolitas, até chamado por alguns de “versão masculina das lolitas”.

“Ouji” significa “Príncipe” em japonês, suas roupas também se baseiam no estilo da época do Rococó e da Vitoriana, mesmo sendo um visual especificamente masculino, diversas garotas resolveram adotá-lo. Caracteriza-se pelos coletes, calças curtas, cartolas, suspensórios, meias até os joelhos e sapatos de estilo mais social.

E aqui acaba a primeira matéria da coluna Ryoko no japan, esperamos que tenham gostado e não deixem de comentar dizendo qual estilo da moda japonesa mais os agrada. Lembrando que o estilo “Lolita”  também é usado aqui no Brasil, não tanto quanto no Japão, mas podemos perceber que muitas aprovaram o movimento e o trouxeram para as ruas de nosso país. 

Nada melhor do que a cultura japonesa tendo cada vez mais influência na nossa, não é preciso perder os costumes brasileiros, mas que tal inovar e fazer umas loucuras de vez em quando com um toque japonês? Rádio J-Hero – Do seu Jeito, Do seu Gosto.