O Preview Otaku hoje traz para vocês um pouco de uma autora que considero uma rainha dos shoujos. Conheça Kamio Youko, sua história, obras de sucesso e como é a pessoa que é uma das mangakás mais consagradas do gênero shoujo.

Conhecida principalmente pelo sucesso Hana Yori Dango (Boys over Flowers) que teve adaptações para animes e doramas tanto japonês quanto coreano. Youko ainda possui muitas obras maravilhas que você poderá conhecer melhor, entre elas destaco Cat Street Matsuri Special.

Mas vamos conhecê-la um pouco antes.

A Autora

Kamio Youko nasceu em 1966 e irá completar 47 anos este mês, nascida em 29 de Junho em Tóquio, diferente do que pode parecer ela nunca ousou se tornar mangaká, nem sonhava com isso.

Trabalhou como garçonete (imagina ela vestida de Maid?) e se formou em uma escola de secretariado. Porém a sua paixão por desenhar não demorou a aparecer e em 1989 começou a atuar profissionalmente como mangaká, para a felicidades dos fãs de shoujo como eu.

Os seus primeiros trabalhos foram Suki Suki Daisuki, Ano Hi ni Aitai e Meri-san no Hijitsu, porém o sucesso absoluto foi alcançado apenas com Hana Yori Dango lançado em 1992. O sucesso foi instantâneo e recebeu o prêmio Shogakukan Manga Award em 1996, confirmando a qualidade da obra.

Hana Yori Dango, em especial, ganhou destaque por tratar do bulliyng e da violência de forma realista, o que não era muito comum em shoujos da época. E se surpreendam, mesmo sendo um mangá antigo, é considerado o mangá shoujo mais vendido no Japão, acredito que ainda hoje nenhum outro o tenha vencido no ranking.

O que mais diferencia, na minha opinião, Youko das demais mangakás são os traços e as histórias diferentes que surgem em seu mangá.  Os traços redondos e cheios, os olhos e todo os personagens em si, se diferenciam por não ter aquele traço delicado e frágil de anime. Abaixo você pode conferir a diferença entre um mangá de Youko e outros shoujos:

No começo esse tipo de traço me causou estranhamento, mas você aprende a apreciar o estilo de Youko e perceber a beleza própria de cada personagem que não precisa parecer um príncipe ou princesa para ser perfeito.

Além do traço, outro diferencial é a história, toda a história de Youko tem um ponto forte na personalidade dos protagonistas e um contexto real e ao mesmo tempo surpreendente.

Em Hana Yori Dango, por exemplo,fala da diferença de níveis sociais e o bullying que existe nesse meio, pode parecer um tema comum em shoujos, mas garanto-lhe o modo como Youko explora torna a obra maravilhosa e diferente dos demais mangás com o mesmo assunto. E por que isso se dá?

Porque as protagonistas não são simples meninas fofas que irão chorar, são garotas e tem as suas fraquezas é claro, mas a teimosia engenhosidade de cada uma é maravilhosa. Elas enfrentam os problemas pessoais de forma estupenda, e enfrentam a si mesmas (os seus medos) e com isso conseguem enfrentar o mundo ao redor.

Elas não se deixam ser salvas, e em um mundo de mangás shoujo onde a garota espera um príncipe ou um garoto maravilhoso, isso torna as obras de Kamio Youko ótimas! Porque sai do clichê, e clichê é bom, mas sair dele também é! Afinal quem não gosta de se surpreender?

Todos os personagens, homens ou mulheres, possuem uma personalidade com conflitos, bobagens, inocências, cada um ao seu modo, não parece ser um protótipo de uma personalidade, mas uma pessoa com sentimentos que poderia ser muito bem você ou qualquer outra pessoa.

O que eu quero dizer é que em muitos mangás nós vemos, o garoto brincalhão, o atleta popular, a garota bonita e perfeita, a menina "sem graça", etc. Mas Youko consegue humanizar esses personagens de forma que ele pode ser um brincalhão ou ela pode ser a garota bonita que parece uma boneca, mas ao mesmo tempo eles são humanos, eles possuem dores e motivos para agirem assim, isso fica claro, deixa de ser um personagem superficial, torna-se um personagem completo e complexo. Você consegue notar isso até nos secundários!

É por essas e outras que Kamio Youko continuará sendo minha mangaká favorita, mas falemos um pouco de suas obras:

As Obras

Os primeiros mangás foram Ano Hi ni Aitai (1989), Sayonara o Arigatō (1989)Suki Suki Daisuki (1990)Merii-san no Hijitsu (1991-1992, 5 volumes), infelizmente nunca os encontrei para ler ou informações a respeito de sua história, ainda estou em busca dessas histórias perdidas.

Hana Yori Dango (1992-2003, 37 volumes)

A mais popular de suas obras, também conhecida como Boys Over Flower, o nome se dá devido ao ditado popular, melhor dango/doce  do que flores,  que critica o fato de dar valor mais a detalhes fúteis como aparência ou um ideal romântico do que o arroz de cada dia que se põe na mesa (ou o dango no caso), em resumo a quem prefere idealizar do que buscar a parte prática.

A história se desenrola  na Escola de Elite Eitoku Gakuen onde a nossa protagonista Makino Tsukushi (a nossa linda erva daninha) estuda pressionada por seus pais extremamente pobres que acreditam que encontrando um marido rico eles poderão sair da zona de pobreza e ter uma vida digna.

Essa escola é controlada pelo F4 (Flower Four), que como o nome diz são quatro garotos lindos e ricos, por isso o apelido Flower, por serem filhos de poderosos, os demais não ousam falar nada contra eles (muito menos a escola), tornando-os como deuses.

Tsukushi não se importa com eles, porém quando sua amiga acaba acidentalmente "indo" contra eles, Tsukushi a protege e se torna o alvo da escola.

Todos que vão contra o F4 recebem um cartão vermelho e após isso sofrem atos de bulliyng, são excluídos, etc. A amiga de Tsukushi passa a ignorá-la, e ela se vê sendo vítima de todos os tipos de "brincadeiras", desde o sumiço de seus sapatos até ser arrastada por um carro ou espancada.

No início Tsukushi só quer sair da escola, mas quando se vê pressionada decide reagir e aí que começa a parte boa do mangá! A decisão surpreende os membros do F4 e um deles em especial passa a ter interesse na garota. Porém Tsukushi começa a ter sentimento por outro rapaz, também membro do F4, com quem ela ficará no final?

A história é maravilhosa e é certo que se você gosta de shoujo e não leu ainda, precisa ler!

O mangá ganhou uma versão animada em 1996, com 51 episódios, um filme de curta metragem, com as personagens em uma história paralela, e uma novela dorama em 2006 e também uma versão coreana do dorama em 2009. Tiveram outras versões em Taiwan e na China.

Cat Street (2004-2007, 8 volumes)

Cat Street é o mangá que eu terminei essa final de semana e me impulsionou a falar de Youko a vocês hoje, a história se foca em 4 personagens, porém somos introduzidos inicialmente a Keito Aoyama, uma atriz-mirim que após um fracasso saiu do mundo do entretenimento e se isolou no quarto. Por ter sido famosa, os colegas agiam de forma arrogante o que fez ela não ter vontade de voltar a estudar. Ela também não possui relações com a família, realmente vivendo no quarto, a irmã a odeia, ela nâo vê o pai quase nunca e a mãe também não conversa ou tenta ajudá-la, ela afundou em seus problemas e ficou sozinha.

Um dia ela é convidada por um homem suspeito a conhecer um lugar, ela o segue com medo e é quando ela conhece o El Liston, uma escola que não tem horários ou obrigações, ela poderia ir quando quisesse, era um lugar para ir quando não tivesse um lar (lugar para voltar).

Ela não acredita a principio e foge quando é reconhecida como a atriz mirim, aos poucos ela passa a gostar daquele lugar e se aproximar de três pessoas que frequentam o local. Estes são: Rei Saeki, um jogador de futebol gênio que abandonou a profissão, Kouchi Mine, um super gênio de computação com QI 200 e Momiji Noda, uma garota Gótica-Lolita que ama confeccionar roupas e deixou a escola obrigatória por não aceitarem o modo de se vestir.

Enquanto Keito vai aprendendo a se reintegrar na sociedade em coisas como o amor, amizade, confiança, etc. até em pontos que parecem bobos como não saber ler textos de nível colegial. Conforme ela vai interagindo ela se apaixona, se decepciona e vai conhecendo como é viver, mas percebe que também precisa de um sonho próprio e não tem um objetivo como os demais.

Como o título diz, eles são gatos de rua que não são aceitos, possuem traumas no passado que os condicionaram a serem rejeitados e o El Liston foi criado para eles terem um lugar para onde ficar.

É um ótimo mangá, não só pelos elementos shoujo, mas pelo contexto que foi criado para a obra e os personagens desenvolvidos para ele,  o final é ótimo, não falarei muito sobre os relacionamentos que ocorrerão, mas realmente fiquei feliz pelo modo como terminou.

Matsuri Special (2008-2009, 4 volumes)

A vida de Hanguu Matsuri é como um festival, a nossa protagonista vive com o pai, na escola é uma menina cala que tenta passar despercebida pela amiga fofoqueira com ares de jornalista, mas em casa ela é a Princesa Hani, uma lutadora profissional de luta-livre. Mesmo ela detestando isso, ou pelos menos afirmando para todos.

Seu pai é um famoso lutador que sempre a incentivou a lutar, ela sente vergonha desse fato e não se sente a vontade para ser uma garota "não-normal", fazendo de tudo para esconder o seu segredo.

Mas quando um delinquente que senta ao lado dela descobre que o seu segredo tudo muda, afinal ele é um fã de luta-livre, do pai de Matsuri e também da Princesa Hani.

O destaque dessa obra está na comédia, a personalidade de Matsuri é ótima, pois uma garota que faz de tudo para fingir ser simples, mas consegue bater facilmente em um grupo de rapazes não pode ser normal! Matsuri na verdade tem um íncrivel talento para qualquer esporte, como uma autodidata, mas por querer ser tão normal, ela mesma não percebe isso e acaba acreditando que enquanto lutar jamais conseguirá ter uma vida como os outros.

Cabe ao nosso delinquente Shigematsu Arata ajudá-la a perceber os seus próprios sentimentos, no esporte e também no amor! Apesar de pequeno é um ótimo mangá, como todos de Youko.

Tora to Okami (2009-2012, 6 volumes)

Ainda não tive a oportunidade de ler essa obra, pois tenho o costume de ler apenas mangás completos, mas você pode encontrá-lo em vários scans ainda em tradução até o terceiro volume.

A nossa protagonista é Mii, uma fanática por BL (Boy's Love ou Yaoi para os menos entendidos) que ajuda sua avó a gerenciar um restaurante de família. Sua vida ocorria normal até dois rapaz surgirem no estabelecimento.

O gentil Tora e o reclamão Ookami que se recusa a comer qualquer coisa do restaurante. Como senão bastasse ter um cliente reclamação, Mii ainda precisa encontrar uma solução para salvar o restaurante de empresários que buscam renovar o bairro, pondo o restaurante em perigo!

O mangá parece bom e aposto um bom dinheiro que no final ela vai terminar com o Ookami, os complicados são sempre os melhores!

Ibara no Kanmuri (2013-)

A obra mais recente de Youko, recentemente anunciada, o nome significa Coroa de Espinhos, a série foi lançado em Abril (na edição de Maio, jamais entenderei isso).

O mangá conta a história de uma empresa responsável pela edição de uma revista chamada Nobara e que tem um segredo que não pode revelar a uma determinada pessoa.

A sinopse não nos traz nenhuma informação útil sobre o seu desenvolvimento, então só nos resta aguardar e esperar mais uma excelente obra de Kamio Youko!

E se me perguntarem qual é o meu mangá favorito de Yoko eu lhes digo, antigamente era Hana Yori Dango, mas atualmente estou realmente em dúvida entre Cat Street e Hana Yori Dango, mas todos são perfeitos a sua maneira!

Espero que tenham gostado da matéria e deixem a sua opinião sobre a matéria, a autora, os mangás, o tempo, você que sabe, mas o seu comentário é muito bem vindo!

Abaixo você pode conferir a abertura do anime de Hana Yori Dango (que música nostálgica):