Talvez você já tenha ouvido falar de Red Data Girl, mas caso não o conheça ainda, aproveite essa oportunidade e descubra um dos animes dessa temporada que mais me interessaram.

Como todo o Light Novel, a obra é cheia de conteúdo e uma história extremamente interessante.

A história original (light novel) foi criada por Ogiwara Noriko em 2008. Atualmente conta com 6 volumes , o último publicado ano passado. Um mangá também foi iniciado também ano passado devido ao grande sucesso da obra, também realizado por Noriko, com ilustrações de Ranmaru Kotone e lançado pela Kadokawa Shoten.

Nessa temporada a história veio em forma de anime. A obra é dirigida por Toshiya Shinohara, escrita por Michiko Yokote, sendo o estúdio responsável o conhecido P.A. Works.

A história se foca na vida de Izumiko Suzuhara, uma garota de 15 anos que foi criada afastada no Tempo Tamakura (curiosamente esse templo é um patrimônio da humanidade). Ela vive uma vida pacata e evita o envolvimento com aparelhos eletrônicos. Mas por quê? Suzuhara não é uma garota normal, possui estranhos poderes os quais não controla, e quando nervosa ou em contato com aparelhos eletrônicos, ocorre situações estranhas e perigosas.

Devido a isso, Izumiko tem medo de morar em uma cidade grande e não apoia a decisão de seu pai de mandá-la a uma escola em outra cidade.

Sem se importar com os seus problemas está Miyuki, filho do guardião de Suzuhara, que o obriga a cuidar da menina. Com isso começa a vida de Izumiko sendo acompanhada pelo amigo de infância Miyuki, um rapaz frio que não demonstra ter a mínima vontade de servi-la e está aprendendo a se tornar um monge.

No decorrer dos episódios conhecemos os motivos dos poderes de Suzuhara e o destino que espera por ela no futuro. Com isso podemos entender porque ela precisa ser tão protegida e o motivo dela ter servos, mesmo que contra a sua vontade.

O interessante nesse ponto é ressaltar que a própria protagonista não conhece a sua situação totalmente, ela sabe que coisas estranhas acontecem, mas não sabe porque. Ela desconhece a sua realidade e por isso muitas vezes passa por problemas. Objetos que pra ela são apenas adereços, na verdade são objetos de proteção e contenção de seus poderes, e quando esta os retira sem saber, algo muito ruim com certeza acontecerá.

Com o tempo Izumiko decide se sairá de sua cidade ou não para uma nova escola, conhece novos personagens que serão fundamentais para a criação do contexto desse anime e passa a descobrir que ela não é a única que possui poderes estranhos, criando assim amigos e inimigos, e escondendo a sua verdadeira origem de todos (exceto Miyuki).

O anime possui um ambiente de mistério, sobrenatural (lidando com espíritos, poderes espirituais, divindades, etc.), mas ao mesmo tempo nos traz temperos de slice of life por nos trazer o cotidiano de Suzuhara ao ser introduzida em uma escola cheia de pessoas com diferentes objetivos, disputas de poderes e ao seu próprio lugar dentro de um ambiente tão diferente do seu comum.

Opinião Final

RDG (abreviando) é um anime espetacular, os personagens mesmo com poucos episódios são profundos e a história precisa ser vista com cuidado e atenção, para não perder o mínimo detalhe, devido ao seu conteúdo relacionado com o sobrenatural e a cultura japonesa (como lendas, correntes filosóficas e religião).

Não é um anime de desenvolvimento rápido,  mas possui elementos de luta e situações que o fazem lhe prender até o fim do episódio e esperar pelo próximo sem ter ideia do que acontecerá, muitas vezes.

Ainda não há bem claro, ao meu ver, uma situação de confiança total entre os personagens, o que torna o anime mais interessante, o companheirismo de Suzuhara e Miyuki (que se tornaram parceiros) é o único que pode ser considerado firme.

Os "amigos" adquiridos por eles, os trigêmeos Mayura, Manatsu e Masumi, por estar diretamente ligados as disputas de poder dentro do colégio ainda não firmaram totalmente uma confiança com os protagonistas, então por que não dizer que estes podem traí-los a qualquer momento?

RDG não pode ser considerado um anime de amizade, companheirismo e luta, ele tem estes ideais, mas não é o seu foco. Trata-se de alianças, descobrimento e cada um com os seus objetivos que pode ou não tornar-se próximos.

A obra conta atualmente com 8 episódios (legendados), sendo os episódios 6, 7 e 8 pré-lançamentos, a previsão é para 12 episódios e com o decorrer dos episódios só se pode esperar uma segunda temporada ou um desfecho rápido, pois com apenas 4 episódios não há como demonstrar, de fato, todas as lacunas que o anime ainda possui.

Mas não considero como um ponto negativo para a sua adaptação, o desenvolvimento da obra, em seu próprio ritmo, só demonstra a qualidade do anime e o cuidado ao realizá-lo, pois não temos uma história corrida, mas bem estruturada e sem adiantar os acontecimentos.

De RDG eu aguardo um final bom e uma ótima segunda temporada se o sucesso final for alcançado, é claro.

Já assistiu algum episódio de RDG? Deixe um comentário nos contando a sua impressão! Caso não o tenha lhe interessado, recomendo fortemente arranjar um tempinho e aproveitar essa ótima história de fantasia com um fundo escolar cheio de mistérios.

Confira abaixo um pouco do clima de RDG com a abertura Small Worldrop (Annabel):