Olá, amiguinhos. Este é um assunto sério sobre bullying que envolve automutilação e tentativa de suicídio. Se este tipo de assunto te dá gatilho, talvez seja melhor passar para o próximo artigo.

No entanto, é um assunto que precisa ser comentado. Pois, na Coreia, muitos desses casos ocorrem nos bastidores e ficam para sempre atrás das cortinas. Por ser um país muito conservador, o bullying (e suas consequências) ainda é um grande tabu sempre jogado debaixo do tapete, pois os coreanos tendem a passar a imagem da sociedade perfeita e exigem que a população ao menos passe a imagem de cidadão perfeito em frente ao público.

AOA (Ace of Angels) é um grupo que possuía com 7+1 integrantes e 2 subunidades: Choa, Jimin, Yuna, Hyejeong, Mina, Seolhyun e Chanmi da formação principal e Youkyung, que só promovia como integrante da subunit AOA Black (Choa, Jimin, Yuna, Youkyung e Mina) em forma de banda. Enquanto Yuna, Hyejeong e Chanmi integravam a subunit AOA Cream. O grupo debutou em 2012 e tem sucessos memoráveis como Elvis, Miniskit, ShortHair, Like a Cat e Heart Attack.

Em outubro de 2016, a baterista do AOA Black, Youkyung, deixou a empresa FNC Entertainment e o grupo após seu contrato expirar.

Em junho de 2017, Choa, a vocalista do grupo, deixou o grupo com um longo post no Instagram dizendo que sofria de insônia e depressão. Em março, Choa havia solicitado uma pausa do grupo, que foi concedida em maio. O grupo então ficou com seis membros: Jimin, Yuna, Hyejeong, Seolhyun, Chanmi e Mina.

Em maio de 2019, com exceção da Mina, as demais integrantes renovaram seu contrato com a FNC, que anunciou que o AOA iria continuar suas atividades com cinco membros.

Em dezembro de 2019, Mina postou uma foto no Instagram com a seguinte legenda em inglês:

Espero que você veja coisas que não viu um dia. O assassino é apoiado por um grande número de pessoas. E se você é um ser humano, gostaria que se sentisse culpado por isso. Espero que este ano termine logo.

O dia 8 de maio é Dia dos Pais na Coreia. O pai da Mina morreu de câncer em 2014. No dia 8 deste ano, ela postou uma foto antiga com seu pai com a legenda “Eu te amo, mãe e pai”. O problema é que depois ela postou uma foto com um fundo cinza escrito “News” e com a legenda em inglês “Isso é tão difícil. Por favor, não me mate” e apagou logo em seguida. As postagens chamaram a atenção dos fãs, que ficaram preocupados.

No início de junho, Mina voltou a preocupar os fãs quando postou uma foto do seu pulso machucado e excluiu logo em seguida com a legenda “empacotada”. Os fãs pediram para enviarem mensagens positivas em sua rede social.

O Estopim

Em 3 de julho, Mina compartilhou um print da DM de um internauta dizendo para ela “desaparecer” de maneira rude. No mês passado, ela já havia mencionado que estava cansada de receber mensagens maliciosas em seu Instagram. Dessa vez, ela postou dois longos desabafos sobre tudo o que viveu e teve que aguentar durante dez anos como idol. Neles, ela fala sobre uma unnie em específico, no caso, uma integrante mais velha que ela e que perdeu o pai recentemente. Os internautas deduziram que seria a líder do grupo, Jimin.

Nos dois primeiros textos, ela desabafa contando que desde jovem ela teve que ganhar dinheiro para ajudar a família com as dificuldades sofridas. Ela também conta que, por causa do bullying que sofreu vindo da integrante mais velha, principalmente quando seu pai estava morrendo de câncer e ela disse para Mina não chorar pois “estava estragando o clima”, além de outras situações, ela deixou de ver seu pai que chamava por ela no leito de morte, pois ela tinha medo de chorar e ser repreendida. E pela culpa que ela carregava, ela tentou se matar. Ela também conta que ficou sabendo que Jimin cancelou toda a sua agenda quando seu pai morreu. Bem, vou deixar as traduções dos textos abaixo.

Eu realmente quero desaparecer também, mas tenho que cuidar da minha mãe. Ah, mais de vocês estão me chamando de sem-cérebro agora. Bem, é verdade, eu sou sem-cérebro. Não aprendi nada direito e tive que ganhar dinheiro para minha família desde que eu era jovem. Quando meu pai faleceu, eu estava na sala de espera chorando, e uma certa unnie me disse que era minha culpa a atmosfera estar ruim e eu deveria parar de chorar. Ela me puxou para o armário da sala de espera, e eu disse que estava com tanto medo porque meu pai estava morrendo.

Pensando nisso, nunca consigo esquecer essas palavras. Outros casos de bullying? Outros xingamentos? Está tudo bem, mas eu me machuquei. Entramos no mesmo carro, mas depois tive que tomar tranquilizantes e pílulas para dormir, para poder dormir, para fazer meus horários corretamente. Parecia que as coisas estavam ficando cada vez piores e, por causa disso, eu até tentei tirar minha própria vida.

Tudo bem se você não me reconhecer como ídolo ou atriz. Eu sei que eu sou péssima, não sou boa em nada. Mas eu estava tão feliz fazendo isso e trabalhei muito duro. É algo que eu amo e nunca fiquei estressada sendo um ídolo. Eu realmente não queria sair da AOA, mas por causa de alguém que me odiava, fui intimidada por dez anos. Honestamente, no final, eu só queria desabafar e xingar de volta uma vez.

No final, desisti da AOA. Foi divertido promover com os outros membros. Há pouco tempo, o pai desta unnie faleceu e meu coração doeu, mas também me senti estranha, eu conheço essa dor. Eu fui ao funeral, e assim que ela me viu, ela começou a chorar e disse que estava arrependida, e era como se meu coração estivesse desmoronando em futilidade. Estava vazio. Toda a culpa se foi, e parecia que tudo estava bem de novo, mas eu estava tão quebrada que fiquei com medo.

Agora que estou tendo um tempo para mim mesma em hiato, eu queria tentar aprender algumas coisas, talvez tentar receber tratamento para a minha depressão e ansiedade. Mas acontece que, mesmo durante um hiato, muitas coisas acontecem.

Sinceramente, estou cansada. Você sabe como os internautas dizem coisas online? Como eu não sei quem eu sou, não sei o que faço, elas não gostam de me ver, sou barulhenta, então ninguém quer me ouvir, mas eu não nasci porque eu queria nascer. Eu tenho boca e mãos, mas agora não consigo me controlar e vivo pela minha mãe.

Tudo bem se você não me olhar com carinho, tudo bem se você não prestar atenção em mim, mas me deixe em paz. Entendi, tudo é minha culpa.

Ah, mas a razão pela qual eu falei sobre a unnie do AOA foi porque, quando meu pai confirmou ter câncer de pâncreas terminal, eu sabia que meu pai iria falecer, mas eu tinha medo de que a unnie pudesse me repreender. Eu também estava fazendo atividades individuais de atuação, bem como um comeback. Eu não queria prejudicar os membros, então cumpri os horários e tive que memorizar os roteiros, e havia muitas partes nas quais tive que sorrir também. Eu não podia ser consumida por pensamentos sobre o meu pai e achava que tinha que terminar bem o meu trabalho, então não podia nem entrar no quarto dele. Ele estava no estágio terminal do câncer de pâncreas, então, vendo-o todo a pele e ossos, não havia como não chorar. Minha irmã me ligou e disse que meu pai queria me ver, mesmo que ele não pudesse falar bem.

Mas e se eu chorasse nos meus compromissos? Eu era tão jovem na época, então pensei que tinha que ser assim. Eu pensei que era a coisa certa. Eu não queria ser repreendida. Então tive a chance de visitá-lo com mais frequência, mas não o fiz, e quando meu pai fechou os olhos, eu o soltei. No caderno de desenho ao lado dele, ele havia escrito com dificuldade: “Onde está minha filha?” com sua caligrafia torta. Ele mostrou à enfermeira, mas eu estava trabalhando naquele momento, então não pude ir. Mas eu tenho ouvido coisas sobre como eles deixaram a sua família ficar em uma sala VIP, e que você cancelou todos os seus horários. Espero que não seja esse o caso. Unnie, você deveria ter suportado como um profissional também. ‘É melhor você não chorar, ok? Isso vai estragar o clima.’ Você quem disse pra que todos deveriam se preocupar por minha causa. Espero que a unnie possa superar isso também. Eu nunca consigo esquecer o que você me disse, o que você fez comigo, lembro de tudo, mesmo que seja confuso.

Ainda não consigo apagar essa memória. As palavras que a unnie disse, bem como suas ações. Mesmo que seja um borrão, ainda me lembro de tudo — tudo permanece. Toda vez que isso acontece, tomo remédio e tento aguentar, mas acho que a coisa com meu pai continuará para sempre. Para a unnie, são apenas palavras que você cuspiu, mas para mim, foi algo que me machucou.

Mas no final, quando tínhamos cinco minutos para nós, eu disse à unnie que era algo que me machucava naquela época. Foi quando a unnie olhou para mim e disse: “Eu não acho que sou uma pessoa tão ruim que diria esse tipo de palavras”. Então outro membro disse que você realmente disse essas palavras, depois de reunir uma enorme quantidade de coragem. Eu estava perdida, então não respondi, mas por dentro estava pensando: “Você é mesmo humana?” E nós dissemos adeus.

Para ser honesta, não sou inteligente, minha memória é a pior, mas há tantas coisas que lembro de você sem parar. Mas só falarei sobre isso, só por precaução. Eu escrevi um contrato de rescisão com a empresa — e se eles me pedirem para pagar uma multa? Eu não contei tudo — então tudo bem, certo? Graças à unnie, eu tomo vários comprimidos de remédio por dia, e meu pulso esquerdo está tão cortado, que os nervos não estão funcionando e doem, e dói. Mas vendo minha mãe, tenho que viver, tenho que ganhar dinheiro. Então, eu estou fazendo tratamentos para cicatrizes e, embora ainda tenha pesadelos, o engraçado era que, antes de deixar o grupo, todos nós íamos tomar bebidas sem a unnie todos os dias e conversávamos. Mas, mesmo assim, todos ainda não sabemos disso. Por que você me odeia tanto?

Depois dos textos, Jimin postou nos stories do Instagram uma palavra que pode ser traduzida como “ficção”, e depois de alguns minutos apagou. Internautas de vários países, inclusive brasileiros, alegaram que seus comentários sobre o assunto nas fotos da Jimin estavam sendo apagados. Mina, então, respondeu com mais dois textos e uma foto das cicatrizes no seu pulso.

Eu decidi não postar a foto do pulso da Mina aqui. As fotos estão no Instagram dela se alguém desejar ver.

Eu só revelei uma das 1.000.000.000.000 coisas. Vá em frente e diga que é ficção. A unnie receberá punição dos céus por isso, não seja assim. Existem testemunhas e evidências. Sinto muito, mas não há necessidade de ouvir os dois lados. Não tenho nada que fiz errado. Bem no final, eu estava terminando meu alongamento do cabelo, mas o entorpecimento ainda não havia desaparecido, então liguei com antecedência para dizer que chegaria atrasada à sala de treino de dança. Mas ao ouvir a voz da unnie, senti que você iria se agitar de novo, para que eu não pudesse sequer ir à sala de dança. No próprio dia, eu também tentei suicídio. Eu acho que foi a maior coisa que fiz de errado. Então, agora terminei de revelar todas as coisas que eu fiz de errado. Unnie, devo revelar mais histórias ou não? Há tantas coisas, que é chato escrever tudo. Você disse que é tudo ficção, mas se você tem consciência… Por que eu deveria apagá-la? Vá em frente e diga que é ficção — haverá muitas pessoas ao seu redor que ficarão estupefatas. Ah, mas acho que você disse que também não se lembra disso e que não é tão horrível? Uau, deve ser ótimo poder apagar suas memórias tão bem. Dizem que quem fala mal de alguém não se lembra. Por favor, apague minhas memórias também, unnie. Por favor por favor. Então, novamente, unnie não sentiria culpa nem ao olhar para o meu pulso, certo? Talvez você esteja pensando, diga na minha cara.

Unnie, é uma história muito assustadora para chamar de ficção. Eu fiz tratamentos para cicatrizes três a quatro vezes, para ficar mais claro. Mas, unnie, minhas memórias não estão desaparecendo. Estou ficando louca todos os dias. Jimin unnie — leis? Ações judiciais? Eu não tenho dinheiro para fazer isso. Não posso. Compensação de danos à saúde mental? Não preciso de tudo e não tenho intenção de conseguir. Apenas sinto que é tão injusto que estou sendo arruinada por você. Dói e estou tendo um momento difícil. O que eu espero é que você admita que fez algo errado na minha frente. Apenas um sincero pedido de desculpas, e é isso. Você que me torturou está vivendo muito bem… Estou sofrendo todos os dias apenas abrindo meus olhos. Mas preciso ser o ganha-pão da minha família. Admita sua culpa e peça desculpas. Deixe-me liberar também, hmm?

Neste meio-tempo a ex-baterista Youkyung postou uma legenda ambígua em seu Instagram, na qual ela veio a comentar sobre mais tarde. Ela escreveu: “Para ser sincera, todo mundo parecia o mesmo aos meus olhos naquela época” e também citou a letra de Leave It All Behind, do Sleeping with Sirens em inglês: “Não posso esquecer os olhos dos espectadores. Quero matar a dor que sinto por dentro. Mas não vou desistir das pessoas que amo. Então vou dizer que estou bem até o dia em que vejo a luz.”

Mina retornou ao Instagram e voltou a expor Jimin:

Acho que é difícil para você apenas me pedir desculpas. Sempre que um novo manager trabalhava para nós, você dizia que eu sou uma pessoa assustadora e burra. Por que sou assustadora e por que sou burra? Quando voltei de uma audição, você dizia que eu estava agindo como se ganhasse alguma coisa. Quando eu estava fazendo dieta porque queria que meu rosto aparecesse bem na tela, você dizia: ‘Mina, por que seu corpo é assim? Parece horrível. Ganhe algum peso.’ Durante nossos dias de trainee, você nos batia e ficava na frente. Diríamos formalmente: ‘Você dormiu bem?’ ‘Sim, desculpe-nos.’ ‘Pedimos desculpas.’ Se você quisesse trazer alguém para o dormitório, faria o que queria. Era tão barulhento que eu dormia na sala de prática. Você falava negativamente sobre cada um dos membros, dizendo: ‘Ei, não.’ Você acha que isso mudou tanto ultimamente? Você disse coisas que não deveriam ser ditas. Ah, sim, você me repreendeu por não a cumprimentar primeiro no salão de cabeleireiro, mas você não se lembra de nada, lembra? Eu escrevi apenas as pequenas coisas que você fez. Houve muito pior que você fez durante os dez anos. Por causa de você, unnie, não tenho mais nada a perder, e mais do que isso, você sabia que também não tenho medo de nada? Porque quem me deu medo foi você. A sua me deu estresse. Você não saberia se apenas lesse essas palavras, certo? Esse era o meu cotidiano, então eu esqueci tudo e só a doença mental é deixada junto com algumas palavras duras. Minhas notas de suicídio sempre tiveram seu nome, unnie. Pensei que talvez você se sentisse um pouco culpada se as lesse mais tarde. Eu desmaiei devido ao estresse, desabei devido a convulsões, desabei devido a tentativas de suicídio. Minha mãe chorou. Minha irmã mais velha tem câncer e correu para a sala de emergência por minha causa. Eu nunca falei com você uma vez. Fiz algo errado com você desde nossos dias de trainee, dias de estreia ou depois? Se houver, me diga. Você me odeia porque eu não sou bom em elogios? Eu ainda fiz o meu melhor. Se você me repreendeu ou não, eu tinha meu orgulho, mas me aproximei de você com um grande sorriso. Fiquei surpresa quando você disse que estava tomando remédios para sua saúde mental e passando por um momento difícil. Você disse tudo e fez tudo o que queria, era completamente egoísta. Eu estava com tanta inveja disso. Claro, cada um de nós provavelmente estava passando por um momento difícil, mas pelo menos você foi capaz de expressá-lo. Eu tive que suprimi-lo, não importa o quê. Estou maluca agora, e quem me fez assim é você, unnie. Você foi quem fez minha família sofrer também. Eu normalmente tinha uma mentalidade muito forte. Eu pensava comigo mesma que você era assim porque éramos trainees, que você era assim porque era a líder. Eu queria ter pena de você, mas você é a mesma, mesmo depois de envelhecer. Eu não era capaz de dizer a ninguém que estava passando por um momento difícil por sua causa. Finalmente, explodi durante as negociações de renovação do contrato, e foi aí que minha família descobriu. Ainda assim, minha família já disse alguma coisa para você? A filha deles tentou se suicidar por causa de alguém, e eles nem ficaram com raiva. Unnie, você chorou quando queria chorar e também teve muito conforto. Eu estava com medo de ser repreendida por você, então por dez anos… Como consegui superar isso? No fim, eu comi quase 200 pílulas para dormir por sua causa, unnie, e depois desmaiei. Não me lembro, mas em um pedaço de papel A4, escrevi seu nome, pedi desculpas à minha mãe e agora estou passando cada dia assim também. Estou quebrada de todas as formas que há para ser quebrada. Minha mãe até teve depressão por minha causa, sabia? Eu não quero viver por causa de uma pessoa, você, unnie. A verdadeira razão sincera é por sua causa, unnie. Mesmo se você veio a mim e realmente se desculpou, eu já estou quebrada. Eu desmaio de repente, de repente choro e pego uma faca e escrevo Shin Jimin. Estou tão quebrada, que meu peito está sobrecarregado e estou ficando louca. Mãe, pai, minha irmã mais velha, sinto muito. Você não pode pelo menos me dizer por que me odeia? Você foi particularmente dura comigo. Eu sinto que é tão injusto. Tenho certeza que você está se perguntando “por quê?” é tão louco, mas é tão injusto. Quando abro os olhos, sinto que é tão injusto que acho que vou enlouquecer. É realmente muito difícil. Eu estava sentada no banco do passageiro e estava preocupada que você me dissesse algo. Meu coração estava batendo tão forte. Foi assim que eu vivi. Unnie, quero um pedido de desculpas. O que isso mudaria? Eu também não sei. Eu só quero enlouquecer. Eu quero correr e fazer alguma coisa. Estou com tanta raiva. Não há razão para eu ter sido torturada. Shin Jimin unnie, certo? Eu gostaria que você pudesse sentir como me senti pelo menos um dia. Quero voltar no tempo e trocar de lugar pelo menos uma vez. Unnie, você viveu tão confortável. Diga algo. Vamos ouvir isso. Por que você me odeia tanto? Por quê? Eu também te odeio. Se não fosse por você, como eu seria agora? Pelo menos, eu não teria pesadelos, choraria todos os dias, e tentaria suicídio, certo? Eu não fiz nada para você, então eu quero conversar. Eu quero continuar informando as pessoas. Que eu tenho doença mental por causa disso. É por isso que estou fazendo isso agora. Isso não é patético? Eu explodi depois de ser paciente e paciente. Eu não aguentava mais, então não conseguia esconder.

São muitos os textos que a Mina escreveu. Depois disso, ela disse que as integrantes foram até a sua casa com um staff, e Jimin de início parecia transtornada. Segundo Mina, ela não tinha um comportamento de quem estava arrependida, e as palavras da Mina deram a entender um comportamento conturbado vindo da parte da Jimin, como uma pessoa manipuladora, pois ela pedia uma faca para se matar e perguntava se tudo se resolveria se ela se matasse.

Depois disso, Jimin postou suas desculpas no Instagram e obteve uma resposta furiosa da Mina, que terminou de chutar o balde e revelou que Jimin levava homens para o dormitório para fazer sexo, dentre outras coisas.

Eu vou me esforçar para trazer o restante dos textos para vocês em ordem cronológica, traduzidos e revisados o mais breve possível. E por mais que a Jimin tenha feito errado, não vamos ser iguais a ela, vamos nos focar apenas em mandar boas mensagens para a Mina! Spread Love.