Olá meus amigos! Resolvi ir ao fundo do meu baú dourado das memórias hoje e trazer na Parada J-Hero! uma das coisas mais legais de que tenho lembrança na minha infância muito bem vivida: Tazos!

Ooh, doce época onde os salgadinhos da Elma Chips custavam apenas cinquenta centavos. Fora o sabor quase que pecaminoso que aquilo tinha, dentro de cada pacote vinha algo que gerava disputa na hora do recreio: os tazos. (apenas um comentário, nunca fui de jogar ~bate-bate~, bafo e etc. pois sempre fui pirado em colecionar coisas)

Pois bem, separei aqui 10 das centenas de tipos que tiveram nessa épica época, não apenas dos deliciosos Cheetos e Cia, como também (e como eu comia) de outros lanchinhos. Preparem-se para o momento nostalgia do Lunei

10 º lugar – Looney Tunes

Eu sou um Lunei Tune (rs)

Talvez uma das coleções mais antigas, esses tazos vinham com imagens muito bem humoradas da turma do Pernalonga.

9º lugar – Yu-Gi-Oh!

Juntamente com a explosão do anime na Globo, esses tazos super legais apareceram. O mais divertido de tudo era o fato de existirem três versões, os normais, que vinham nos pacotes mais baratos, os brilhantes, que tinham gliter e brilhavam no escuro (ui) e os metálicos, que eram de “ferro” e ideais para derrotar os outros nos jogos.

Fora as figurinhas que vinham junto, cada card tinha em seu verso o dono da carta que aparecia na frente. Era genial.

8º lugar – Digimon

Também com a febre do anime vieram os diferentes tipos de figurinhas nos salgadinhos. Redondas, quadradas, triangulares, retangulares, enfim.

As que mais me chamaram atenção na época eram essas em formato de cartões, onde na frente ficavam os Digimons e no verso um tipo de quebra-cabeça com os brasões dos personagens. Mas como podem ver na imagem acima, não havia uma continuidade nas figuras de trás.

"FOMOS TODOS ENGANADOS!"

7º lugar – Animais em extinção

Não faço ideia de como esses tazos vinham com os chicletes, mas tenho dezenas deles aqui. Essa coleção tinha como figuras desenhos de animais em extinção. De fato, ecologia já foi um tema bem mais quente por aqui.

"SALVEM AS BALEIAS, POIS EU AS AMO!"

6º lugar – O Maskara

Se bem me lembro, nessa coleção foi onde surgiu aquele efeito (mágico) nos tazos onde ao se movimentar a imagem mudava, dando a impressão de movimento. Tinham os normais, os de bronze, prata e ouro, que se moviam e variavam no tamanho. Eu só tenho um de ouro, que pena.

5º lugar – Mons Mania

Provavelmente muita gente não lembrará ou sequer um dia teria conhecido, mas houve um biscoito recheado da Parati que nele vinham tazos bem diferentes.

Com um tema meio sombrio e cômico, as figuras traziam monstros de diferentes tipos, separados por categorias: filme de terror, extraterrestres, criaturas marinhas e dinossauros. Foi um dos mais legais que eu colecionei, inclusive eu adorava ampliar os desenhos de tão insanos que eram…

4º lugar – Cartoon Network

Há alguns que insistem em dizer que essa foi a época de ouro desse canal a cabo, mas enfim. Os tazos da Cartoon Network já vieram em diversos temas, seja celebrando a copa do mundo com a temática de futebol dos personagens, ou mesmo eles em coleções de prata e ouro.

As coleções, com certeza, marcaram época nos salgadinhos, mesmo daqueles que nem mesmo tinham o canal em casa.

3º lugar – Animaniacs

"Somos os Animaniacs, muito charme e gozação…" (8)

E claro que por ser um de meus desenhos animados favoritos de quando era criança tenho um afeto especial por essa coleção. Nela vinham os personagens da série mais carregada de trollagem da Warner. Quem nunca quis dominar o mundo seguindo os passos de Pink e Cérebro? Medalha de bronze para eles.

2º lugar – Pokémon

Um anime de sucesso que tem tantos episódios com certeza tem o equivalente em tazos, pelo menos é isso o que ocorre em Pokémon.

Eram aqueles da época do lançamento do filme do Mewtwo em formatos de cartões, onde na frente vinha o monstrinho de bolso com fundo equivalente ao seu tipo (legal que se tivessem dois tipos, era metade do especo para cada um) e atrás as informações de pontos para que assim pudessem bolar um jogo em cima disso.


Também tiveram os redondos, que também tinham aquele efeito que mudava a imagem, fazendo o Pokémon evoluir e o verso era uma pokébola com os tipos o qual tal tinha fraqueza em uma batalha.

Um dos mais significativos foi também aquele quadrado, que no verso vinha um jogo de pedra, papel e tesoura, apelidado de Jo-ken-Pokémon. E por ai vai, fora os mais trash que vinham em biscoitos recheados e chicletes, meio falsificados e sem noção, mas que todos adoravam.

Uma merecida insígnia de prata para o segundo lugar.

1º lugar – O bicho de óculos lá do Cheetos

O legal e mais especial das figurinhas da Elma Chips era o fato de isso não ser só uma moda, mas algo que na época já fazia parte do pacote, então mesmo quando não tinha um desenho ou filme em evidência eles criavam alguma coleção para distribuir com os salgadinhos.

As que mais me deixaram feliz foram aquelas onde aquele felino (que eu achava que era um cachorro, não me julguem) maluco de óculos viajava pelo mundo, mostrando os países, também aquele da máquina do tempo que levava-o para as épocas onde as invenções foram feitas (só eu na minha classe tinha o tazo número 50, que era o do futuro onde ele achava a nave do tempo, chupa).

Uma pilha de barras de ouro para o grande ganhador.

Vale uma menção honrosa também para outras figurinhas da época dos nossos lanches, umas que foram bem bacanas eram as da Família Addams, cujo as imagens eram bem bizarras e diziam que brilhavam em verde nos comerciais, mas isso nunca aconteceu com as minhas.

Também tiveram as de Beyblade, que montavam e viravam um peão, dos personagens da série Tiny Toon, dos Vingadores, Naruto, daquelas gelecas disformes que representavam os países, Dragon Ball, etc.

Além dos metálicos do Bob Esponja, que tinham um comercial super sério e cheio de ação mostrando crianças batalhando e com imagens dos personagens da Fenda do Biquíni (que nome sugestivo) nas paredes… Enfim. Foi uma época mágica que eu gostei muito de ter aproveitado ao máximo.

Pois bem, acha que faltou algum na lista? Concorda com o que foi colocado? Acha que tudo isso foi incrível na infância e que deveriam voltar? Quer falar sobre seus tazos favoritos? Sugerir um tema para um TOP 10? Deixe nos comentários…

Um abraço!