Otaku JukeBox

DOSSIÊ OTAKU JUKEBOX: John Siegler, um ícone das animesongs nos Estados Unidos

:: 6 minutos de leitura

Em tempos de Danger3 buscando o seu destaque no cenário das anisongs nacionais voltamos no passado para falar de um nome pouco conhecido por nós brasileiros (ou não!).

Dossiê Otaku Jukebox - John Siegler

O ano era 1998. A empresa de entretenimento de TV 4Kids dava seu primeiro passo para uma relação duradoura (até 2011 época quando deu os primeiros sinais de falência) com o mercado de distribuição, exibição e dublagem de séries animadas e longa-metragens em animê.

Tudo começando com a franquia Pokémon, que foi dublada em inglês e exibida no canais pertenecentes ao grupo até 2005, quando a licença do produto passou para a Viz Media. A empresa é famosa por emplacar diversos sucessos no cenário das animesongs ocidentais como o Kanto PokéRap e 2. B. A. Master (ambas da franquia dos monstros de bolso), assim como Yu-Gi-Oh! Theme canção tema da primeira temporada de Yu-Gi-Oh!

Mas todo esse sucesso só foi possível graças a uma legião de profissionais da música, entre eles John Siegler. O produtor musical, compositor e baixista atuou durante nove anos à frente da Direção Musical dos trabalhos de dublagem e distribuição da 4Kids. Entre 2000 e 2009 ele deixou de ser apenas mais uma das vozes da empresa para conduzir todo o seu gerenciamento de canções e promoveu a organização de verdadeiros hits ocidentais para o mundo dos animês, além de ser o responsável por alguns álbuns marcantes para os fãs.

Nesse dossiê vamos destacar a passagem de John Siegler pelo cenário musical dos mundo otaku ocidental e relembrar alguns de seus sucessos. Tanto como voz principal quanto compositor/produtor, o  artista possui um legado que marcou diversos fãs das geração 2000.

Dossie Otaku Jukebox - John Siegler

(Uma das poucas imagens de John Siegler possíveis de se encontrar na internet)

 

O primeiro hit

Quando John Siegler e a 4Kids receberam os direitos de licença de Pokémon logo trataram de "americanizar" a febre dos monstros de bolso. O animê precisaria então receber uma identidade sonora que aproximasse os pequenos fãs. Nascia assim Pokémon Theme. Junto do também produtor musical John Loeffler, Siegler escreveu o arranjo da canção que ficaria popular pelo slogan Gotta Cath 'Em All. A primeira versão da música foi interpretada por Jason Paige e ganhou versão completa um tempo depois para o álbum Pokémon 2. B. A. Master. Um anos depois, quando do lançamento do longa-metragem Pokémon the Movie: Mewtwo Strike Back, foi repaginada e ganhou a interpretação de Billy Crawford

John Siegler vinha para uma nova proposta de trabalho após anos na música. Seu trabalho mais marcante foi como baixista da banda Todd Rundgren's Utopia entre 1973 e 1976 – na sua juventude – e a 4 Kids lhe deu a oportunidade de mostrar todo seu talento na composição de diversas faixas para a franquia com a execução do instrumental de teclado, baixo e bateria. Nem é preciso dizer que a canção Pokémon Theme virou um hino e ganhou roupagens em diversos idiomas ao longo dos tempos sendo até mais lembrada pelo fã ocidental que a canção original Mesaze PokémonLink externo, que em 2017 ganhou uma nova versão para a temporada Sun and Moon em homenagem aos 20 anos da franquia.

Confira um vídeo exclusivo onde Jason Paige canta a versão completa do sucesso composto por John Siegler e John Loeffler para o animê Pokémon:

 

Para o álbum Pokémon 2. B. A. Master, John Siegler ainda foi responsável pelos arranjos de What Kind of Pokémon Are You?Link externo na voz de Joshua Tyler, The Times Has Come (Pikachu's Goodbye)Link externo na voz de Marti Lebow, Pokémon (Dance Mix)Link externo na voz de Vicki Sue Robinson e You Can do It (If Your Really Try)Link externo na voz de John Loeffler.

 

O sucesso com Pokémon

Para a terceira temporada do animê – Johto Journey – e o terceiro filme da franquia (Pokémon 03 – The Spell of the Unown) a parceria entre John Siegler e John Loeffler continou. Agora Diretor Musical da 4Kids, John Siegler tinha um papel mais difícil ainda. Não só produziria as trilhas como teria o papel de supervisionar todo o seu desempenho musical. Em 2001 o segundo álbum com a OST do animê é lançado com o nome Totally Pokémon ~ Music from the Hits TV Series.

Destaque deste álbum, Pokémon JohtoLink externoera a trilha oficial da abertura da nova fase da animação e contou com a interpetração do grupo PJ Lequerica. John Siegler e John Loeffler voltaram a compor também para as faixas You & Me & PokémonLink externocom voz de Élan Rivera e PJ Lequerica, e Pokérap GS – esse cantado pelo vocal Johto, que reunia todas as vozes presentes no CD.

Ouça Pokérap GS:

 

Ainda nesse mesmo ano produziu a faixa tema do filme Pokémon 03 To Know the Unknow Link externo – interpretada pelo girl gruop Innocense. Daí por diante sua associação ao nome Pokémon era inevitável (assim como de seu parceiro John Loeffler, que também compôs muito). John Siegler ainda contribuiu para o sucesso da franquia nos Estados Unidos com a fixa Born to be a WinnerLink externo, que ele escreveu para o tema do filme Pokémon 4ever (Pokémon 04 – Viajantes do Tempo). A faixa ainda foi usada na quarta temporada da animação. A interpretação é de David Rofle.

Outras canções foram feitas por John Siegler para o álbum Pokémon X – que celebrou os 10 anos da animação -. Seus útlimos sucesso pela franquia foram: The Side of Paradise (Pokémon 04 – Destiny Deoxys)Link externo, We Will Meet AgainLink externoe Unbeatable (Pokémon 08 – Lucario and the Mistery of Mew).

Ouça Unbeatable na voz de David Rolfe:

 

John Siegler, Yu-Gi-Oh! e outros animês

Sim, o artista não trabalhou apenas com Pokémon ao longo dos seus nove anos dirigindo a gerência musical da 4Kids. Outros animês que entraram no portfólio dele foram Tokyo Mew Mew Link externoe o também famoso Yu-Gi-Oh!. Antes de falar um pouco mais de Yu-Gi-Oh! é bom destacar que junto à 4Kids John Siegler ainda trabalhou nas OST do animê Magical DoReMiLink externoe da animação Winx ClubLink externo.

Com o álbum Music to Duel By, a 4Kids emplacou uma OST voltada para a nova franquia que ela apresentava ao fã norte-americano: Yu-Gi-Oh!. O animê baseado no mangá de Kazuki Takahashi, e direitos de comercialização da desenvolvedora de games Konami, desembarcou no Ocidente e se popularizou graças ao seu primeiro episódio épico e sua trilha de abertura muito diferente de Voice, a primeira abertura na versão japonesa interpretada pelo grupo Cloud.

Na voz de Wayne Sharpe e com a composição de John Siegler, Yu-Gi-Oh! Theme se tornou o tema de inúmeros momentos divertidos para os fãs do animê e do card gamers no ocidente:

 

John Siegler ainda produziu e compôs as faixas Your MoveLink externo, I'm BackLink externo, No Matter WhatLink externo,  We'll be ThereLink externo. Seu último grande sucesso na franquia foi uma insert song para o filme longa-metragem da franquia: Yu-Gi-Oh! The Movie – The Pyramid of Light. A canção You're Not Me interpetrada por Marty Bags. A canção ganhou uma versão em portuguêsLink externo, mas não foi versada em um faixa completa como nos Estados Unidos decepcionando os fãs brasileiros já que a faixa agradava muito por sua letra arrojada e sua composição musical bem empolgante. Para esse mesmo filme John Siegler produziu One Card ShotLink externo, outra insert song.

Ouça o hit You're Not Me:

 

E assim encerramos esse dossiê. Assim como Mário Lúcio de Freitas estava para o extinto estúdio Gota Mágica e o Brasil, assim está John Siegler para a 4 Kids e o Estados Unidos no quesito animesongs nacionais. O diretor e dono do estúdio de dublagem brasileiro também fez carreira como produtor musical de animesongs lançado álbuns como os de Os Cavaleiros do Zodíaco e Guerreiras Mágicas de Rayerath, além de compôr as aberturas de diversas atrações dubladas por sua equipe. John Siegler não dublou, mas fez carreira ao produzir, escrever e arranjar diversar OST de grande animês exibidos na América Anglo-Saxônica. Não poderia deixar de fazer esse registro para todos que são fã de animesongs.

Até a próxima e… Sayonara!

Tags

    Compartilhar

    • Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Telegram
    Voltar ao topo