Yo!

A Otaku JukeBox volta depois de dois meses exatos para dar continuidade ao seu projeto de matérias especiais ~Divas das Animesongs~. A nossa primeira matéria foi um sucesso de crítica entre os leitores da Rádio J-Hero. falamos sobre a diva Konomi Suzuki e aqui faço um agradecimento especial a minha amiga e DJ da equipe J-Hero, Dini-chan.

Ela gostou tanto da matéria que comprou a proposta e apresentou em seu já sucesso de público Anilive, programa da grade da nossa emissora onde a Dini arrasa com lives musicais do animesongs mais populares do mundo. Você pode ouvir o podcast com a íntegra do programa aqui, mas faça isso depois! 

Agora apresento a nossa nova diva e já deixo avisado que a Dini está super livre para comentar ela também no Anilive, a parceria me parece maravilhosa (risos).

 

SHIENA NISHIZAWA

A Diva da nossa segunda matéria na verdade ainda não é uma diva completa. Como é isso então? Você deve estar se perguntando qual a razão de fazer uma matéria sobre divas e não apresentar uma diva. Bom, o negócio é o seguinte: O conceito de diva embora seja bem específico às vezes é esquecido. Diva vem do grego e quer dizer deusa, divindade feminina. O que é diferente de musa como eram chamadas as filhas de Mnemosine e Zeus. Cada uma das Musas representava uma arte e, por serem filhas de Zeus, cada uma delas era diva nessa especialidade.

"Mas você ainda não explicou…". Bom, como ia dizendo, até mesmo no panteão grego as deusas eram separadas entre si. Existiam as grandes deusas como Hera, Deméter e Afordite (todas filhas de Chronos) e Atena e Artemis (filhas de Zeus) que compunham o Dodecatheon (ou Grupo dos 12 do Olimpo), mas também tinham as Musas, Astreia, Nikki, Perséfone, Éris, Thémis e muitas outras que receberam ao longo das eras a denominação de deusas menores.

No mundo da indústria fonográfica o conceito é parecido. Existem as divas, que são musas no que fazem como a Konomi Suzuki da matéria passada, no entanto existem as deusas menores que aparecem vez outra ameaçando a divindade das outras (como Éris fazia) ou colaborando (como é o caso de Nikki). A jovem Shiena Nishizawa pode ser comparada a essas deusas menores, por isso coloco ela aqui como uma diva. Resta-nos saber se ela ameaça o brilho das grandes divas ou será apenas mais uma que brilhará por um tempo e depois desaparece.

Shiena Nishizawa, para começo de novela, ainda é um bebê de fraldas na cena pop japonesa, mas ela veio com tudo. Com passos parecidos com de muitas outras artistas ela obteve nas animesongs um bom reduto. Tanto que estou eu aqui falando nela. Nascida em 1997 ela fará 20 anos só no ano que vem, ou seja: é uma menina. Mas a Konomim também não é? As divas de hoje são bem mais novas do que se pode esperar.

Em apenas dois anos de trabalho Shiena mal terminou os estudos e enveredou pela carreira musical. Sem nenhum álbum, mas com quatro singles já lançados, a japonesinha estreou muito bem. Seu trabalho debut, Fubuki (2015) foi, em sua primeira semana de vendas, o 6º lugar no Japan Oricon e o 3° no Japan Hot 100 das mais tocadas. Imaginem! Ninguém começa assim tão bem sem pretenções ao estrelato.

Mas como Shiena foi apresentada à música? Bom Shiena teve contato mais forte com a música após ser presenteada com uma guitarra de seu pai. Ali ela despertou de fato para a vida de músico. Tanto que em 2014 ela participou do Grand Prix Flyindog Audition, selo do estúdio Victor Entertainment. É lógico que ela ganhou a competição e assinou contrato.

Natural da província de Saitama, a moça ainda ter todo o ar de menina aventureira. Com sua guitarra nas mãos ela embarca nesse novo conceito do J-Pop onde o soft rock e o eletro rock dialogam super bem. Ah, e um detalhe lembrado pela Dini no seu programa que vale para a Shiena Nishizawa. Atualmente 90% das suas canções são animesongs (ou seja: feitas exclusivas para animes). Os 09% restantes são gamesongs para jogos do PS Vita mais 01% de canções J-Pop.

 

As canções de SHIENA NISHIZAWA

Com apenas três singles lançados e um previsto para o dia 23 de novembro, Shiena já se projeta no cenário das animesogs como um possível nome forte. E suas músicas até então figuraram animes de boa repercussão em termos de crítica é correto dizer que ela está no caminho certo. Conheçamos então seu trabalho.

 

1. Fubuki (2015)

O single de debut da jovem promessa foi lançado em 18 de fevereiro daquele ano como parte da divulgação do anime Kantai Collection em plena Winter Season. Com quatro faixas: Fubuki e Meaning, além de suas versões instrumentais, o single foi sucesso de público como já vimos no texto.

Fubuki, a faixa-título, é o opening song do anime Kantai Collection. A música marca um momento bom para o anime e tem um refrão super chiclete e gostoso. Confiram abaixo o clipe oficial da música.

 

2. Brand-new Word / Piacere (2015)

No fim deste mesmo ano, durante a Fall Season, ela volta a aparecer no cenário otaku com o single e opening song Brand-new World no anime Gakusen Toshi Asterisk~The Asterisk War e a ending song Piacere no OVA de ARIA the AVVENIRE. Uma terceira canção fecha o lançamento: Cross a gamesong da visual novel BAD APPLE WARS para PS Vita.

 

Brand-new World (Gakusen Toshi Asterisk ~The Asterisk War)

 

Piacere (ARIA the AVVERINE)

 

Cross (BAD AAPLE WARS)

 

3. The Asterisk War (2016)

Lançado em maio de 2016, o terceiro single da cantora marca seu retorno às animesongs com o segundo opening song do anime Gakusen Toshi Asterisk. The Asterisk War, além de ser a música título do EP é também a música título da animação no Ocidente e é tão legal quanto o primeiro tema. Esse EP, por sinal, vem com mais três novas canções: Brilliant Star, que é o gamesong do jogo The Asterisk War para PS Vita e Promisse ( 約束だよ)  j-song exclusivo da moça.

 

The Asterisk War (Gakusen Toshi Asterisk ~The Asterisk War)

 

Brilliant Star (The Asterisk War ~PS Vita)

 

4. Kikan

Esse EP ainda vai ser lançado em 2016, daqui há três ou quatro dias, mas já dá para ouvir a animesong presente nele: a themesong de KanColle: the Movie, que dá nome ao EP.

 

Bom, é isso. Shiena Nishizawa já vem mostrando um promissor talento e uma boa carreira ao embarcar nas animesongs Se ela continuará com elas só o tempo dirá. Mais uma vez justifico ela na segunda matéria. Não me proponho apenas a mostrar as divas consagradas, mas também as eminentes divas do cenário oriental. Na próxima matéria eu trago alguém já renomado e faremos assim até fecharmos um ciclo. Espero que tenha gostado.

Sayonara!