Se você não sabe ainda quem é Makoto Shinkai só posso dizer que você não sabe o que está perdendo. O cineasta e animador é uma das maiores revelações do circuito japonês de filmes de animação dos últimos anos. Sendo até mesmo apelidado de "o novo Miyazaki", em referência ao maior ícone desse segmento Hayao Miyazaki (vencedor de um Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003 com o filme A Viagem de Chihiro) e um dos fundadores do Studio Ghibli.

Formado em Literatura Japonesa pela Chuo University, Makoto Niitsu (seu nome de batismo) é celebrado pela crítica pelo seu bom trabalho nos onze filmes (entre curtas e longa-metragem) onde atuou como produtor, roteirista, diretor e até como dublador (Kanojo to Kanojo no Neko). Sua carreira promissora começou com trablhos em um estúdio de jogos onde foi animador e designer gráfico. Contudo o seu sucesso se deve mesmo ao seu lado romântico. Em todas as suas obras, Shinkai-sensei trabalha o relacionamento entre um casal que por questões da vida estão distantes fisicamente ou  psicologicamente/emocionalmente um do outro e os acontecimentos da narrativa levam a uma explosão de sentimentos que fluem da tela e alcançam o lado sensível do telespectador.

Isso se deve, como já disse, ao lado romântico do cineasta que durante sua época de faculdade esteve vinculado a um clube de literatura. Provavelmente é de lá, das leituras e debates feitos, que nasceram as inspirações para as belas tramas contadas com muito requinte na narrativa e no rico cuidado com as imagens (design de personagens e de cenários).

Mas uma parte importante dos filmes de Makoto Shinkai são suas trilhas sonoras. Verdadeiras canções de amor são o pano de fundo musical para a construção do sensível expressado nas animações que levam a assinatura desse talentoso japonês.

Como esse é o #MêsdosNamorados da Rádio J-Hero decidi que vou eleger três filmes de Makoto Shinkai, a partir das trilhas sonoras, e assim lhe apresentar as melhores opções de programa para se curtir ao lado do seu amor debaixo de um cobertor e com aquela pipoca gostosa. Vamos a elas então!

 

3. Hoshi no Koe (2002)

O segundo filme de Makoto Shinkai e o seu primeiro longa-metragem, Hoshi no Koe, no ocidente conhecido como Voices of the Distant Star, conta-nos sobre os sentimentos de Mikako e Noburo, que são separados após Mikako ter sido recrutada para incorporar o pilotão de combatentes espaciais que viajam pelo espaço para descobrir mais sobre a tecnologia marciana agora usada pelos humanos.

Mikako e Noburo eram amigos, mas nutriam um sentimento de amor um pelo outro. Diante da separação os dois passam a se comunicar através de mensagens de celular. Contudo, a medida que Mikako se afasta da Terra e viaja através da galáxia, a comunicação deles vai ficando mais difícil. Noburo vai vivendo seus dias apreensivos sem saber se Mikako voltará. Já ela lamenta muito não estar perto de Noburo e assim compartilhar com ele seu sentimento.

Para ilustrar esse conflito a interpréte Ai Miyoko nos presenteia com "Through the Years and Far Away" – literalmente "Longe e Através dos Anos". Onde um monólogo (aparentemente de Mikako) nos revela a dor do sentimento de se estar distante de quem se ama. A canção é guiada como um a presença de um outro personagem – uma estrela – que não responde às perguntas do coração apaixonado que sofre com a distância e o passar do tempo.

Esse filme é uma tensão só. Ele vale a pena de se assistir junto de quem você ama ou mesmo sozinho. O que importa é que Makoto Shinkai fala de superar os desafios quando se ama de verdade.

Ouça a canção "Through the Years and Far Away" do filme Hoshi no Koe:

 

2. Kimi no Na Wa (2016)

O maior sucesso de Makoto Shinkai, Kimi no Na Wa (no ocidente Your Name) é a obra-prima que todo autor espera um dia criar. Com a premissa do Akai Ito – mito japonês que fala sobre as almas gêmeas ligadas por um fio vermelho – o filme nos conta a história de Mitsuha e Taki, que separados pela distância geográfica e temporal estão ligados pelo seu "fio vermelho" (na figura de um laço de cabelo). E acabam trocando de corpos por diversas vezes até se apaixonarem.

Isso leva Taki a tentar encontrar Mitsuha e descobrir que uma tragédia havia acontecido com ela há muito tempo. Sabendo disso ele busca meios de tentar evitar que isso possa acontecer e tenta salvá-la de qualquer jeito. O filme, que se tornou a maior bilheteria da história dos animês no Japão, tem sua OST completa pela banda Radwimps.

A música tema do filme é Zenzenzense, mas a canção apaixonante é Suparuku (no ocidente Sparkle). O grupo Radwimps manda bem no indie rock e na composição dessa e de todas as canções da OST. Não preciso dizer que esse filme deve ser assistido né? Apenas me justifico que ele ficou em n°02 nessa lista em específico porque estamos avaliando por trilha sonora e o próximo tem a melhor música (para mim) dos filmes de Makoto Shinkai.

Curtam o som de Sparkle de Kimi no Na Wa:

 

1. Kotonoha no Niwa (2013)

Kimi no Na Wa é o mais bem sucedido em bilheteria e 5 Centímetros por Segundo (2007) o primeiro a render um grande prêmio em festival de cinema à Makoto Shinkai, mas é Kotonoha no Niwa – no ocidente O Jardim dos Palavras – é o mais sensível dos filmes de Makoto Shinkai no que se trata o quesito música de cinema.

Contando a história de Takao, um jovem estudante que sonha em ser design de sapatos, que se apaixona por Yukino, uma professora de Literatura que sofre com problemas na escola em que trabalha. Os dois se conhecem em um jardim na área urbana de uma metrópole japonesa e passam a se encontrar – sem nunca trocar uma palavra – sempre no mesmo local nos dias de chuva.

A canção Rain, interpretada por Motohiro Hata, é um primor de poesia cantada que desbrava os sentimentos presentes na trama do filme e nos premia de forma incomparável ao final o longa-metragem. Mais uma vez um monólogo apaixonado guia a faixa musical e nos apresenta os sentimentos de um alguém que está sempre pensado em quando poderá rever o seu amor.

Para mim essa é a melhor canção dos filmes de Makoto Shinkai por apresentar uma melodia ritmada e suave que mantém o padrão proposto para seus filmes. A reação causada ao fim de Kotonoha no Niwa ao ouvir a música nos créditos é que valei muito a pena ter assistido ao fim. O refrão também é bem chiclete e tem um quê de romance-pop.

Ouça Rain do filme Kimi no Na Wa:

 

Bom, filmes apresentados! Hora de você fazer a escolha de qual vai ver primeiro, preparar a pipoca e curtir junto de quem você gosta. E nem precisa assistir só esses. Todos os filmes do Makoto Shinkai são ótimas pedidas para se curtir durante esse #MêsdosNamorados!

Até a próxima e… Sayonara!