Há quanto tempo, não é? Pois é, ultimamente ando muito ocupado e como é um ano muito especial não podia deixar passar essa oportunidade, afinal a rádio está completando 7 anos e estamos escrevendo matérias por 7 dias seguidos com o tema 7, ficou com nó na cabeça, isso é normal.

Então, eu venho trazer para você uma matéria sobre 7 filmes americanos que foram gravados ou obtiveram base na cultura oriental para seus filmes, alguns são clássicos outros são ótimos e outros são fabulosos, nesta matéria cada filme terá dois tópicos, o primeiro é sinopse e o segundo uma avaliação pessoal, então sem mais delongas vamos à lista!!!!!

 

7º lugar:

Velozes e Furiosos: Desafio em Tokyo

Sinopse:

Um garoto rebelde, que gosta de racha, é pego pela polícia e sua mãe o manda para o Japão onde mora seu pai, um ex-militar, lá ele conhece o mundo dos carros modificados e logo em seguida se envolve com gangues de racha e tudo isso para impressionar uma garota.

Avaliação:

O filme é bom, apesar de seguir os clichês do cinema e tudo mais, um ponto positivo do filme é a demonstração dos carros modificados à maneira japonesa de se fazer carros, outro ponto a destacar é que vemos também, mesmo que só de relance, as instituições de ensino do Japão e vemos bairros de lá.

A história do filme é simples e sem muitos mistérios, quem gosta de carros é um colírio para os olhos e quem gosta de drift, então é melhor ainda.

Confira o trailer logo abaixo:

 

6º lugar:

Operação Big Hero 6

Sinopse:

Animação em CG (Computação Gráfica) feita pelo estúdio Pixar, onde conhecemos um garoto chamado Hiro, que mora na cidade de San Fransokyo, ele é um aficionado por lutas de robôs e por causa delas acaba se envolvendo em encrencas. ”

Depois de conhecer o laboratório de seu irmão mais velho, encontra um novo objetivo para sua vida e começa a se focar nele e acontece algumas reviravoltas que acabam mudando totalmente o foco dele. ”

Avaliação:

Recomendo bastante para quem quer ver uma animação com a família e vai agradar a todos da casa, é um filme simples, divertido e emocionante. Em algumas cenas são tristes, mas são necessárias para o crescimento do personagem principal.

Ele possui um desenvolvimento envolvente e passa uma bela mensagem, não deixe de assistir esse excelente filme.

Assista o trailer dublado:

5º lugar:

O Último Samurai

Sinopse:

É a história de um famoso militar americano enviado ao Japão para treinar o novo exército japonês para poder conter a rebelião de antigos espadachins, que não aceitam o novo governo, e em sua primeira batalha, ele é pego como refém por seus inimigos…

Avaliação:

É um ótimo filme para ver sobre a estrutura do Japão na transição entre a era Tokugawa e a era Meiji, aprendemos sobre o modo de vida dos antigos samurais e sobre o código Bushido (código de honra dos samurais) e vemos que os samurais não apenas lutam e sim, estudam, recitam poemas, treinam seu corpo e mente através do dia a dia.

Percebemos quão é difícil a adaptação de uma pessoa em um lugar totalmente novo, com pessoas totalmente desconhecidas e além do mais (já passei por isso) não conhece o idioma e não consegue se comunicar.

Como tudo na vida é aprendizagem, ele superou esses problemas e ainda virou um adepto do estilo de vida da comunidade e ainda mais participa ativamente na vila e até luta contra o novo governo japonês.

Trailer logo abaixo:

 

4º lugar:

O Grito

Sinopse:

Karen Davi é uma jovem americana que está em Tóquio em um intercâmbio cultural a fim de créditos para faculdade. Certa vez, ela é chamada para cuidar de uma idosa em sua casa. Tal idosa, que até então residia sozinha no local, demonstra sinais de deficiência mental relacionado à traumas, o que a impede de se comunicar.

Entretanto, Karen passa a presenciar atividades estranhas na casa que a fazem desconfiar da relação da senhora com tais eventos e através de uma antiga lenda japonesa ela descobre que os espíritos de mãe e filho mortos ali há anos atrás arrastam uma onda de fúria por todos aqueles que pisam naquela casa.

Avaliação:

É um filme tenso, mesmo sendo uma adaptação hollywoodiana de um filme japonês, apesar de ser uma adaptação ocidental, o filme consegue manter os elementos angustiantes e com tramas bem desenvolvida.

Se quiser ter um bom susto e ficar com medo da própria sombra por alguns dias, este filme é recomendado, mas se é medroso ou não gosta de filme de terror então nem chegue perto dele, eu o assisti uma vez e já está de bom tamanho, gostei do geral e de como a protagonista se envolve com o caso.

Veja o trailer abaixo:

3º lugar:

Sucker Punch: Mundo Surreal

Sinopse:

É a história de uma garota que mora com sua mãe e seu padrasto interesseiro, mas depois de alguns acontecimentos, a personagem principal é enviada para um sanatório onde ela sofre o processo de lobotomia.

Após esse processo, começamos a ver um novo cenário, agora ele se passa em um cabaret do início do século 20 e deparamos com um desenvolvimento meio louco, pois enquanto dança imergimos no mundo que ela cria enquanto dança.

Avaliação:

Eu admito que é um filme muito viajado, mas não deixa de ter sua base no oriente, pois logo em sua primeira viagem vemos mechas usando katana e toda uma estrutura nerd em volta do filme, desde samurais, como citado agora há pouco, como dragões e robôs assassinos.

Outro ponto que lembra o oriente, é a maneira da personagem principal se vestir, ela usa em quase todo o filme um uniforme escolar e dois rabos de cavalos estilo Chiquinha e isso me lembra bastante as estudantes orientais.

Veja o trailer legendado:

2º lugar:

Rei Leão

Sinopse:

Conta a história de um filhote de leão, que quer conhecer o mundo e se mete em travessuras quase que sempre com sua amiga Nala, mas é acusado de assassinato por seu tio, e por causa disso foge é exilado de seu reino.

Em sua fuga, ele conhece dois figurões bem peculiares e descobre um modo de vida totalmente novo, ele o usa durante o seu crescimento para tentar apagar o seu passado, mas o passado sempre volta.

Avaliação:

Olha, quem nunca se emocionou com a morte de Mufasa não possui um coração, esse filme é muito emocionante e tenho certeza que marcou a infância da minha geração e das gerações que virão.

Apesar da Disney achar que o filme seria um fiasco e boa parte dos animadores do filme irem para Pocahontas, pois foram feitos na mesma época, mas ele foi indicado para vários prêmios por suas fantásticas músicas como “Hakuna Matata” e “Can you Feel the Love Tonight”.

Deve estar se perguntando o motivo dele estar na lista, pois vou explicar de maneira rápida e simples. O Rei Leão é baseado em uma obra da editora de Osama Tezuka (se não conhece procure no GOOGLE agora mesmo!!!), que se chama originalmente Jungle Taitei (Imperador da Selva literalmente) e aqui no Brasil ficou conhecido como Kimba, o Leão Branco, coincidência? Acho que não.

Falando em Hakuna Matata, esse é o modo de vida em que de certa forma eu sou adepto. Em que se deve aprender a esquecer as dificuldades e viver a vida como ela é, não importa o que vier pela frente não se deixar abater com os obstáculos, outra lição importante é aprender com o passado para não cometer os mesmos erros no futuro.

Assista ao trailer dublado:

1º lugar:

Matrix

Sinopse:

Neo é um hacker e vive no submundo da internet, lá ele começa a se comunicar com Morpheus e ele propõe para Neo conhecer o mundo real, claro que ele acha estranho a proposta feita, mas não recusa a oferta, depois disso acontecem muitas coisas e só assistindo conhecerá o destino de Neo.

Avaliação:

Recomendo bastante este filme, pois há referências de muitas obras e culturas orientais. Um dos exemplos óbvios é quanto Neo aprende a lutar Kung Fu, mas outra parte que envolve a cultura Oriental e não está tão na cara assim, no entanto faz parte do conceito principal do filme.

Trata-se do caminho da iluminação, a total compreensão do mundo a sua volta e compreender que há um equilíbrio, tornando-se o Escolhido. Há todo um desenvolvimento em torno do Neo ser o Escolhido e ele não queria aceitar por que não entendia e tentava entender de forma racional tudo o que estava acontecendo com ele.

Ele realmente entendeu que ele é o Escolhido quando deixou de tentar entender e começou a sentir e abrir sua mente para novos horizontes, superou a sua limitação mental com sua crença em si mesmo.

Não deixe de ver o trailer dublado logo abaixo:

 

Finalizando tudo…

Nesta lista estão filmes que tem o oriente em seu enredo, mesmo que seja sutilmente ou escancarado, mas há muitos outros por aí e que eu possa ter esquecido, caso lembre é bom comentar o nome e quem sabe não terá uma matéria sobre, futuramente!

Bom, chegamos ao fim desta longa matéria, tentei trazer para você filmes de vários gêneros e se já assistiu algum comente e se gostou da matéria compartilha com seus amigos e amigas, ainda peço mais uma coisinha rsrsrsrs eu queria que visse as outras matérias com relação ao aniversário da rádio, espero que esteja gostando das matérias cabalísticas do 7 e fique mais na Rádio J-Hero, do seu jeito do seu gosto!!!!