Ohayo Minna! Este é o primeiro, de muitos contatos, que vamos fazer daqui para frente. A partir de agora serei o seu “oráculo” sobre o que quiser saber sobre Oriental Music (música oriental) ou O-Music se preferirem, mas não vamos criar nenhuma tendência.

Para iniciarmos nossos encontros semanais apresento logo de cara uma das bandas que para mim (amante de J-Rock) está entre as melhores da atualidade: UNLIMITS.

O grupo ficou conhecido mundialmente em 2011 com o tema de encerramento “Haruka Kanata” no anime Bleach e no ano de 2012 voltou a telinha com “Cascade” em Naruto Shippuden.

Embora Unlimits seja um grupo meio que recente no cenário musical japonês e mundial (surgiu em 2002 na cidade de Tóquio), já faz um sucesso imenso entre os fãs de j-rock.

Como o site oficial do grupo apresenta: “Unlimits conta com uma melodia popular e som melancólico em harmonia com o vocal feminino das gêmeas Yoko”.  Isso me lembra de apresentá-los a vocês:

Esses quatro compõem a formação atual de Unlimits, que já contou com a presença de Takeshi Terashima (guitarra) Rei Ito (guitarra de base), que saíram do grupo em 2005 e 2006, respectivamente, para seguir novas carreiras.

Foi em 2005 que o grupo lançou seu primeiro EP intitulado "Nanairo no Kioku" (Armazenamento de sete cores) contendo as faixas "Nanairo no Kioku" (Armazenamento de sete cores)"Monokuro" (Monocromático)"Kaze no Kodo" (Durante o vento)"Negai" (Wish/Acredite), "19Ji no Kuhaku" (19 horas) e  "Kaerimichi" (Caminho de Casa).

Clique aqui e confira um pouco deste trabalho com o single "Nanairo no Kioku":         



Pois bem, a nossa conversa de hoje é sobre um dos vários EP que este grupo já lançou: “Akane-Akane”. Como muitas bandas de rock, Unlimits tem como conceito unir melodia e ritmo em um frenesi que alegra os corações dos mais carrancudos.

O EP "Akane-Akane" lançado em 2009 pode ser considerado independente dos demais trabalhos, já que somente a faixa “Akane Uta” (Canção de Akane) reaparece em um dos CDs do grupo intitulado “Seishin anteizai” (Tranquilizante) em 2011.

É exatamente “Akane Uta” uma das faixas que com certeza retrata o estilo livre/alternativo de Unlimits. Todo mundo deve concordar que as vozes femininas orientais tem charme, sedução etc. A vocalistas Shimizu Yoko e Gunjima (Gun) não deixam a desejar. Tocar e cantar se torna fácil, como sorrir, para essas duas.

Faça o download da faixa "Akane Uta" (a segunda do EP), clicando aquidepois diga se não estou certo:



Quanto às demais faixas, iremos falar um pouquinho sobre cada uma agora. A primeira faixa do EP é "Shinkirou" (Miragem). Essa música é bem parecida com “Akane Uta”, pois contém a levada de um rock leve, mas com toda a ornamentação proveniente da harmonia entre os instrumentos. Garantia de animação a qualquer hora.

Clique aqui e baixe a faixa "Shinkirou".



A terceira faixa, intitulada "Sayonara Batafurai"(Adeus Borboleta), é suave, o que é característico em Unlimits, que vai desde ao rock agitado (com guitarras “chorando” e bateria malucas) à músicas como esta, que retratam a delicadeza das vocalistas sem perder a expressão do ritmo musical.

Baixe o som de "Sayonara Batafurai", clicando aqui.



Na quarta faixa temos a minha preferida do EP“Sunday” (Domingo). Se a intenção é retratar o clima presente no final de semana, tenham certeza de que o grupo conseguiu!  “Sunday” é aquele tipo de música que revigora qualquer um que chegue a ouvi-la.

A bateria de Gun marca o ritmo desta faixa e deixa tudo muito mais frenético durante os solos instrumentais que são marca registrada da banda.

Entre no clima de fim de semana com nada melhor do que uma música especial para o domingo.Clique e baixe "Sunday".



Por último temos "Messeji" (Mensagem). Sou super sincero dizendo que "Messeji" não está entre as minhas favoritas da banda, mas todo grupo musical de sucesso que se preze tem, ao menos, uma faixa que não seja boa ou não agrade alguém em particular.

No caso de "Messeji", a música é "maneira", contudo sou um pouco chatinho quando se trata de escolher o que toca na minha playlist.

Como devo lhes dar o direito de decidir, ouçam "Messeji" e digam que estou redondamente enganado. Podem baixar a música aqui.



Pessoal, foi muito bom poder falar com vocês sobre essas músicas que habitam minha playlist e que, depois de hoje, irão habitar o de vocês.

Unlimits é um grupo fenomenal com músicas simples, mas cheias de espírito, como bom grupo de j-rock que é! Espero vocês, na próxima semana, com outro artista e um álbum repleto de atrativos para comentarmos.

“Otaku Jukebox” fica por aqui e desde já agradece por você ter dedicado seu precioso tempo para apreciar uma boa música. Fique de ouvidos atentos na Rádio J-Hero, pois a qualquer momento as músicas de Unlimits poderão estar na nossa playlist ou em um dos nossos programas. Bom final de semana!

Sayonara!