Olá galera! Essa semana pensei em uma matéria especial para vocês, para quem passa muito tempo no facebook (como eu) já deve ter ouvido falar dos chamados Traps, eu não gosto deste termo, porém para explicar é mais fácil.

A matéria vai ser polêmica, porém o objetivo é Abrir a sua Mente (Open your Mind) assim como a matéria sobre Bullying com Cosplayers.

Os Traps seriam aqueles personagens que se vestem ou parecem mulheres, mas são homens. O mesmo vale para mulheres que se vestem como homens.  Eles não necessariamente são gays, travestir-se é diferente de opção sexual, a pessoa pode ou não ter atração pelo mesmo sexo.

Mas por que estou falando disso? Porque a maioria dos animes tem um personagem desses, isso quando o anime não trata totalmente disso, a mudança de gênero. E nos animes eles são bem mais aceitos que na realidade (infelizmente).

Quais são esses personagens que eu tanto falo? Fiz uma postagem na page da Rádio e recebi vários personagens, alguns que conheço outros não. A postagem foi feita há algum tempo, assim como a matéria, mas finalmente está no ar! Portanto trago um pouco de cada um deles.

Os Animes e seus Personagens Enigmáticos

A imagem acima é do anime I My Me Strawberry Eggs, a história gira em torno de um rapaz chamado Hibiki Amawa que possui o sonho de se tornar um professor, após conseguir um diploma universitário para Educação Física, ele se inscreve para ser professor na Escola Particular Seito Sannomiya.

Porém o colégio só aceita mulheres, desesperado por dinheiro, ele veste-se de mulher e se torna professora dessa escola.

Seguindo essa linha existe um anime que trata única e exclusivamente desse foco, Hourou Musuko é um anime que trata sobre transexualidade, por ser ter uma tema tão polêmico, dificilmente você verá sendo ele sugerido por aí. Algum dia ainda pretendo falar sobre ele no Open your Mind.

A história envolve um garoto chamado Shuichi Nitori, que quer ser uma garota, e sua amiga Yoshino Takatsuki, uma garota que quer ser um garoto. A série trata de questões como transsexualidade, gênero sexual, e o início da puberdade.

Nessa história temos a oportunidade de ver a situação de ambos os lados e a realidade de como isso é visto pela sociedade.

Alguns animes por terem temas mais adultos, possuem personagens mais sérios, eles não estão lá para dar graça ao anime, estão simplesmente porque o anime se baseia na realidade e a nossa realidade é assim. O nosso mundo diversificado em que vivemos.

Os animes Paradise Kiss e Shangri-la possuem as personagens Isabela e Momoko, Isabela apenas utiliza roupas de outro sexo, enquanto Momoko é uma transexual. São personagens secundários, mas estão lá presentes apoiando a protagonista durante suas decisões.

Temos um personagem desse tipo em um anime lançado este ano, o shoujo Brothers Conflict, no qual Hikaru é um romancista e cross-dressing, como você já deve ter entendido, é o ato de se travestir.

Outro anime, apesar de ser uma comédia romântica, também tem essa característica, falo de Ouran High School Host Club que provavelmente você já viu. Nele tanto a filha Fujioka Haruhi, quanto o pai Fujioka Ryouji se travestem.

Enquanto o pai é por opção e ser assim mesmo, a filha foi obrigada para pagar uma dívida, quem já viu o anime já sabe bem como isso acaba.

Existem muitos animes em que o personagem acaba se travestindo para pagar uma dívida, é um enredo bem comum de se ver, ou a pessoa é obrigada de alguma forma.

Princess Princess é um desses animes, a história trata de três rapazes (Tooru Kouno, Yuujiro Shihoudani e Yukata Mikoto) que são obrigados a se travestir em uma escola masculina para aplacar os ânimos dos alunos, eles acabam fazendo disso um trabalho, já que recebem muitas vantagens por serem considerados as Princesas da Escola.

Estes animes, mesmo que não tenha como foco esse objetivo, dão a chance de refletir melhor sobre as posições de cada um e a forma como a sociedade recebe cada pessoa e suas peculiaridades.

Mas nem todo o anime tem como objetivo fazer você usar a sua cabecinha, muitos colocam personagens desse tipo apenas para trazer um pouco mais de comédia, animes ecchi do estilo harém são mestres em colocar um personagem andrógeno para correr atrás do principal, fazendo ele pensar duas vezes se ele é realmente homem antes de fazer qualquer coisa.

Alguns exemplos são Boku wa Tomodachi ga Sukunai e Infinite Stratos, se você é fã de ecchi já conhece as personagens, mas senão explico, em Haganai o personagem Yukimura Kusunoki se veste como mulher e não existe uma pressão negativa tão grande nesse fato, eles aceitam tranquilamente como uma mulher.

Já IS não tem ninguém assim, pelo menos atualmente não, mas no começo a personagem Charlotte se chamava Charles e se vestia como homem. Até hoje eu me pergunto como ela ficou tão "peituda" se antes não tinha nada de seios. Mas animes né…

Outros personagens fazem disso um hobby e se divertem ao se vestir do outro sexo e não deixar ninguém sabendo. Mariya Shidou do anime Maria Holic é um rapaz que passa os seus dias fingindo ser sua irmã e torturando Miyamae Kanako, uma garota lésbica que sem querer descobriu o seu segredo.

Mariya é bem parecida com uma personagem de outro anime, a idol de internet Aoi-chan de Kaichou wa Maid-sama, na verdade ele é um homem, mas dúvido que você notaria a diferença.

Masumi é um espírito do anime Red Data Girl lançado esse ano, por não ter vivenciado a vida normal de um humano por morrer quando nasceu, ele tem o costume de se vestir tanto de homem quanto mulher. Para ele isso é uma diversão qualquer e ele não faz distinção de gênero.

Em Fruits Basket temos o personagem Sohma Ritsu, o macaco da família usa roupas tradicionais e parece uma mulher a primeira vista (é o meu personagem preferido da história), lembrei dele com um comentário de um ouvinte falando do Ayame, porém por mais egocêntrico que ele seja, não o vejo como travesti, talvez gay, mas são coisas diferentes.

E  não são apenas animes atuais que possuem essa característica, se você forçar a sua mente vai lembrar de um personagem travesti de Yu Yu Hakusho.

A cena clássica do Yusuke conferindo as partes íntimas para saber se era homem ou mulher. No final ficou se sabendo que a Miyuki era homem.

Mas isso deixa pro próprio personagem decidir o que é. Eu que não me meto, importante é o coração.

Se você tiver curiosidade pode conferir a cena abaixo (a parte boa onde tudo é explicado começa nos 3:00 minutos):

Também temos aqueles personagens andrógenos, que mesmo não se travestindo possuem uma aparência que você olha duas vezes para saber o que é. E isso não é preconceito, é curiosidade mesmo!

Quem poderia esquecer da surpresa ao saber que o Haku de Naruto era homem? Lembro que fiquei chocada na época. Ou o Jakotsu de InuYasha que realmente parecia uma mulher no modo de agir. Também temos o Takahashi Kazuki de Get Backers e aquela cena do banho, ainda acho que ele é mulher. Para quem viu Brave 10 deve lembrar do Kamanosuke, pra mim ele é homem, mas dizem que é mulher, atualmente não sei mais de nada.

Tem também  o famoso Shun de Saint Seiya, ele nem parece tanto mulher, mas sei que vão comentar dele, então não o esqueci, apenas não vejo nada andrógeno nele.

E para não dizer que só falei dos homens (que são os mais comuns) também temos a Rei Hasekura, personagem do anime shoujo-ai Maria-sama ga Miteru, a personagem parece um homem, mas como as aparências enganam, ela é uma delicada garota que possui muitas características femininas e fofas.

A personagem Haruka Tennou de Sailor Moon (dica do ouvinte) tem a mesma aparência de Rei, mas com o detalhe de em alguns momentos usa vestes de homens. Faz tanto tempo que não vejo Sailor Moon que não lembrava de sua personalidade, mas ela pode ser no mínimo colocada como andrógena.

Outros personagens que lembrei após escrever e posso citar é Ruka (Steins;Gate), Seiko/Seishiro (Lovely Complex) e Totsuka Saika (Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru). Alguns personagens foram citados pelos ouvintes na postagem, mas como não conheço os seus animes, deixarei apenas os seus nomes:

Gasper de Highschool DxD New ; Hideyoshi Kinoshita de Baka to Test (e apesar de nunca ter visto o anime já ouvi falar muito dele como o Mestre dos "Traps".); Ranma de Ranma 1/2 (um dia ainda verei); Pico de Boku no Pico (é hentai shotacon, não recomendo a ninguém, dizem que é yaoi, me recuso a acreditar).

Bridget de Guilty Gear; Crona de Soul Eater (um dia ainda verei). Neferpitou de HunterXHunter (tá na lista também); Gonzaburou Sasaki de Kaichuu! (não acreditei que era homem); Hasuta/Hastur de Haiyore Nyaruko-san!; Mariandel de Ixion Saga Dimension Transfer (é transexual, não travesti, mas okay) e Phantasos de Saint Seiya Lost Canvas.

Agradeço a todos que participaram da pesquisa (mesmo não sabendo que era para uma matéria).

Opinião Final

Acho que dá pra dizer que essa matéria é uma enciclopédia de animes com personagens "enigmáticos". Com certeza deve ter muitos outros por aí espalhados. Atualmente no Japão tornou-se comum colocar personagens travestis, transexuais ou andrógenos nos animes.

Os motivos são variados, para dar um toque de graça, para poder situar a realidade com maior veracidade, para dar maior visão a diversidade que existe e é escondida. Nos animes esses personagens são respeitados e considerados, mas eles também existem na vida real e também precisam ser respeitados.

Os motivos vão de anime para anime, mas a mensagem que eu acho que eles estão deixando pra nós é: se os animes sempre nos ensinam coisas novas e muitos otakus dizem amar animes e seguir os seus ensinamentos. Acho que devemos perceber que eles estão nos dando uma nova mensagem. Aceitarmos na vida real o que já aceitamos nos animes. Afinal todos são diferentes não?