O ator Lee Ji-han, de 25 anos, que ficou famoso por sua participação na segunda temporada do reality show Produce 101 e por participar da série coreana Today Was Another Nam Hyun Day, está entre as 153 vítimas fatais da tragédia ocorrida em Itaewon neste fim de semana. A notícia foi confirmada por um porta-voz da 935 Entertainment, agência de Lee, e, de acordo com o Allkpop, o funeral de Ji-han será realizado em 1 de novembro.

Lee Ji-han faleceu devido ao incidente em Itaewon em 29 de outubro. Queríamos que isso não fosse verdade e estamos muito chocados de ouvir a notícia. A família está sofrendo uma imensa dor agora, então estamos sendo cautelosos. Que ele descanse em paz.

Muitos prestaram homenagem a Ji-han com vários de seus colegas de elenco no Produce 101, deixando suas condolências, incluindo Park Hee-seok, Kim Do-hyun e Cho Jin-hyung.

Eles escreveram em uma declaração conjunta: “Ji Han deixou este mundo e foi para um lugar confortável. Pedimos que vocês digam adeus a ele em seu caminho final.”

A tragédia

Temos uma estimativa, segundo a imprensa local, de que 100 mil pessoas se reuniram em Itaewon para as maiores festividades de Halloween ao ar livre. O bairro de Itaewon, em Seul, é conhecido por uma intensa vida noturna, com muita festas e bares que se aglomeram em alguns poucos becos sinuosos e estreitos, sendo muito frequentado por jovens locais e turistas. A rua onde a multidão ficou presa é um encontro de outras três entradas, sendo uma delas é o caminho para o metrô, de onde veio a maior parte do fluxo. O ministro do Interior da Coreia do Sul, Lee Sang-min, disse que as atividades eram planejadas, e as autoridades previam multidões em número correspondente ao a de anos anteriores.

O tamanho esperado da multidão em Itaewon não se desviou muito de outros eventos, então entendo que policiais e outros agentes foram mobilizados em uma escala semelhante à anterior.

Choi Seong-beom, do Corpo de Bombeiros, explicou, em coletiva, que “o alto número de vítimas se deve ao fato de muitas terem sido pisoteadas”. “As pessoas caíram empilhadas umas sobre as outras como em um túmulo. Algumas gradualmente perderam a consciência e outras pareciam mortas naquele momento”, disse uma testemunha à agência de notícias Yonhap. Segundo as autoridades, ao menos 19 estrangeiros perderam a vida durante a tragédia. Eles relataram que as ruas estavam tão cheias de pessoas e veículos lentos que era praticamente impossível para equipes de emergência e ambulâncias chegarem ao beco.

O médico Lee Beom-suk descreveu as cenas de tragédia que presenciou:

Quando tentei ajudar, havia duas vítimas deitadas na calçada. Mas o número disparou logo depois, sobrecarregando os socorristas no local.

Segundo a Yonhap, o Corpo de Bombeiros confirmou que cerca de 50 pessoas receberam ressuscitação cardiopulmonar, e o prefeito de Seul, Oh Se-hoon, decidiu voltar de uma viagem na Europa após ser informado da tragédia.

Nós da Rádio J-Hero lamentamos o falecimento de Lee Ji-han e todas demais vítima dessa grande tragédia e deixamos aqui nossas condolências aos familiares e amigos de todos!