(30 anos de história em homenagem no Brasil)
O Festival do Rio, um dos principais eventos de Cinema do país, que será realizado entre os dias 1° e 14 de outubro de 2015 divulgou nesta semana em sua homepage oficial um dos destaques do evento.
Abrindo um espaço para o debate sobre a animação (em especial a de produção japonesa), o evento homenageia um dos mais marcantes estúdios de animação da Terra Sol Nascente e do mundo inteiro: o Studio Ghibli.
(O Festival do Rio é um dos mais importantes do Cinema Nacional)
Com o nome “Studio Ghibli – A loucuras e os sonhos” a mostra vai trazer aos cinéfilos e público em geral o que de melhor esses 30 anos de fundação – entre clássicos e pelicular raras no Brasil – o estúdio já produziu.
Entre as produções do estúdio criado pelos ícones do cinema de animação Hayao Miyazaki e Isao Takahata o renomado “A Viagem de Chihiro” (2001), premiado com diversos prêmios em festivais incluindo os dois mais importantes prêmios do Cinema Mundial: o Urso de Ouro (Festival de Berlim) e o Oscar de Melhor Filme de Animação (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas / EUA).
A organização do Festival do Rio já divulgou a lista dos nove títulos que serão exibidos nos quinze dias de atrações. Confira:
O Castelo de Cagliostro
Contos de Terramar
As memórias de Marnie
Meu amigo Totoro
Os pequeninos
Porco Rosso: O último heróis romântico
O reino dos gatos
Túmulo dos Vagalumes
Meus vizinhos, os Yamadas
(Porco Rosso é um dos personagens mais carismáticos do Studio Ghibli e estará presente no Festival do Rio)
Para mais informações sobre a mostra “Studio Ghibli – A loucura e os sonhos” acesse o site do Festival do Rio, além de conferir os locais de exibição e outras atrações.