Nessa terça feira (17), a Nintendo  fez um pronunciamento que quase parou meu coração: vão começar a fazer jogos com suas IPs para smartphones. A Big N anunciou que fará uma parceria com a publisher DeNa, responsável pela plataforma Mobage, e pela ngmoco, que lançou jogos como  "Rolando", "Topple" e "We Rule". De acordo com o anúncio, todas as IPs da Nintendo, como Mario, The Legend of Zelda e Metroid, podem ganhar versões para celulares.
 
"Para criar novas experiências de jogo completamente novas para dispositivos mobile, todas as propriedades intelectuais da Nintendo serão elegíveis para desenvolvimento e exploração graças a esta parceria", diz o anúncio. "Enquanto consumidores aproveitam este tipo de jogabilidade encontrado apenas com a Nintendo, eles terão a oportunidade de explorar ainda mais experiências premium nas plataformas de videogame dedicadas da empresa".
 
A Nintendo adquiriu 10% das ações da DeNa e, em troca, a DeNa adquiriu 1,34% das ações da casa do Mario.
 
Nova plataforma de jogos
 
No mesmo pronunciamento, Satoru Iwata, presidente da Big N, anunciou uma nova plataforma de jogos, com o codinome NX.
 
"Como prova de que a Nintendo mantém bastante entusiasmo pelo setor de sistemas dedicados a games, deixe-me confirmar de que a Nintendo está atualmente desenvolvendo uma plataforma de jogos dedicada com um conceito inovador sob o codinome 'NX'", afirmou Satoru Iwata.
 
"Ainda é cedo demais para dar maiores detalhes sobre este projeto, mas esperamos compartilhar mais informações com vocês no próximo ano", completou o executivo. Ou seja, pode nem ser para essa geração, e sim para a próxima.
 
E a conectividade?
 
Para completar, ainda anunciaram que as duas empresas estão trabalhando em um serviço de contas online, que poderá conectar PCs, smartphones e os consoles da Nintendo, inclusive o misterioso NXZero. Espera-se que esteja pronto ainda esse ano.
 
De acordo com Iwata, esse sistema virá para substituir o Club Nintendo, o sistema de vantagens para assinantes que está para ser fechado. O que não faz muita diferença, já que esse serviço nunca chegou por aqui no Brasil.
 
 
Anteriormente Iwata era contra o lançamento de jogos mobile. Ele ainda tem receio quanto a isso, mas a indústria é feita de propostas arriscadas. Nem tão arriscadas assim, já que jogos mobile dão muito dinheiro.
 
Com todos esses anúncios, as ações da Nintendo subiram mais de 20%, depois de muito tempo com as ações perdendo valor.