Uma ONG russa chamada de Safe Internet League, que combate o abuso sexual de menores na web, divulgou recentemente em uma coletiva de imprensa que um homem foi condenado a três anos de prisão por distribuir na internet animação japonesa de conteúdo pornográfico infantil.

O acusado, residente da cidade de Volgogrado, (extremo oeste da Rússia) foi julgado por colocar e disponibilizar para download seis volumes de animes em uma rede social na internet entre os períodos de 5 de dezembro de 2010 a 22 de julho de 2013.

No anime em questão, que não teve seu título divulgado, havia cenas de sexo envolvendo personagens de 14 a 18 anos. A ONG russa comemorou o resultado e considerou a inédita condenação como um passo importante para a redução dos casos de abuso sexual de menores e suas apologias no país

O gênero Lolicon define-se por imagens em mangás e animes onde há pratica ou insinuação sexual envolvendo personagens (às vezes, aparentemente) menores de idade. Mais comum no Japão, esse tipo de ficção bastante controverso em todo o mundo não é difícil de ser encontrado em animes e mangás famosos.

Vários países discutem leis que possam demarcar um limite justo entre a criação artística e o crime de apologia ao abuso de menores. Enquanto sociedades organizadas e artistas do ramo divergem sobre o assunto, alguns estados americanos e a Rússia saíram na frente e já começam a efetuar prisões.

E você, o que acha deste tema polêmico? Deixe sua opinião nos comentários…