FateStay Night uma visual novel escrita por Kinoko Nasu, ilustrada por Takeshi Takeuchi e desenvolvida pela Type-Moon, fora originalmente lançada como um jogo de computador para adultos, possuindo atualmente 4 jogos lançados.

O jogo acabou por ganhar adaptações para outras mídias, como o mangá, que havia sido serializado pela Shounen Ace da Kadokawa Shoten, e o anime, que possui 24 episódios, feito pela Studio DEEN. O anime fora exibido no Japão de 6 de janeiro de 2006 até 16 de junho do mesmo ano.

Em 23 de janeiro de 2010 o Studio DEEN lançou, nos cinemas japoneses, um filme da série com o nome de FateStay Night: Unlimited Blade Work.

No 9° volume da edição Type-Moon Ace, da Kadokawa, fora anunciado que receberá uma nova animação pela Ufotable e será transmitido na temporada de outono. A nova animação irá ser dirigida por Takahiro Miura e a adaptação dos personagens de Takeshi será feita por Atsushi Ikariya, Tomonori Sudou e Hisayuki Tabata.

Informação Complementar:

Em julho do ano passado o fundador da Ufotable, Hikaru Kondo, havia anunciado este projeto, mas não foi dado nenhum detalhe se essa adaptação seria um remake ou uma continuação.

Primeira imagem da nova animação: