Grand Theft Auto V foi lançado e rapidamente bateu todos os recordes possíveis. A mistura entre gráficos e jogabilidade inovadores com a proposta clássica de ação politicamente incorreta é a principal razão do sucesso.

O fato de os protagonistas da franquia aparecerem como anti-heróis sempre tirou o sono dos órgãos reguladores pelo mundo afora. Assumir o controle de um protagonista capaz de usar drogas, se relacionar com prostitutas e se tornar um chefão do crime organizado, faz de GTA uma das franquias de games mais controversas de todas.

Gamers norte-americanos que tiveram acesso à versão japonesa do jogo notaram cortes e modificações em algumas cenas mais intensas. Especificamente, três episódios envolvendo nudez parcial e relações sexuais foram levemente adaptados. O caso mais gritante é uma cena de tortura em que Trevor (um dos três protagonistas), trajando um vestido, tortura um imigrante asiático. Na versão japonesa a sessão de tortura é totalmente ignorada, o que acaba prejudicando um pouco o enredo central do game.

Atos de censura a jogos eletrônicos são bastante comuns no terra do sol nascente. O que causa estranheza é o silêncio tanto do governo do Japão quanto da Rockstar Games, produtora do jogo. A falta de declarações sobre o assunto pode fazer com que os fãs do jogo que tiverem acesso a outras versões sequer saibam que possuem uma cópia editada.

E enquanto não houver uma declaração oficial sobre o assunto nunca se saberá por que as cenas contidas no vídeo foram censuradas, sendo que o jogo já é classificado automaticamente como 18+.

AVISO: Veja o vídeo apenas se for maior de idade.

Confira o vídeo que compara a versão comum e a censurada: