Sherlock Holmes dos animes: Detective Conan

Mistérios, crimes e uma mente brilhante em um corpo de criança.

Elison · 25 de abril de 2025 às 23:02
menos de 1 minuto de leitura

Detective Conan é um anime clássico, lançado em 1996, interessante devido a suas histórias de mistério e investigação. A trama acompanha Kudō Shin’ichi, um adolescente brilhante que costuma ajudar a polícia a solucionar crimes complicados. Mas tudo muda quando ele se envolve com uma organização secreta e é forçado a tomar uma substância que faz seu corpo regredir à forma de uma criança de 10 anos. Para não chamar atenção, ele assume o nome Edogawa Conan e passa a viver com a amiga de infância Ran, ajudando — discretamente — o pai dela, que é detetive particular. A partir daí, começam os casos mais inusitados, que vão de investigações criminais a situações improváveis onde crianças presenciam cenas dignas de um romance policial.

Detective Conan (1996)

Um dos pontos fortes de Detective Conan é seu formato episódico: muitos dos mistérios começam e terminam em um único episódio (parece até Scooby-Doo), o que permite que novos espectadores comecem a assistir de qualquer ponto. Para quem é fã de Sherlock Holmes, Agatha Christie ou gosta de tentar adivinhar o culpado antes do final, o anime oferece um prato cheio de enigmas envolventes.

Boa parte do conteúdo está acessível por meios oficiais. Os 123 primeiros episódios estão disponíveis na Crunchyroll, com legenda em português. Já na HBO Max e no Google Play é possível assistir a alguns dos filmes da franquia, que funcionam de forma independente e não exigem conhecimento prévio da série. E recentemente a Netflix lançou dois spin-offs: O Dia a Dia de Zero, que foca em um dos personagens mais misteriosos da série, e Hanzawa, o Culpado, uma comédia leve que brinca com o universo de Conan. Ambos estão disponíveis com dublagem e legenda em português.

Além dos episódios principais, a franquia também conta com mais de 25 filmes, especiais de TV e spin-offs, todos mantendo o foco no mistério e na inteligência por trás da resolução dos casos. Com o tempo, a história principal também avança, trazendo revelações sobre a organização responsável pela transformação de Shin’ichi, novos aliados e inimigos.

A série já ultrapassou 1100 episódios, todos com roteiros originais e produções caprichadas. Os filmes, aliás, fazem muito sucesso por lá, chegando sempre ao topo das bilheterias japonesas quando são lançados. Alguns deles até superaram estreias de grandes blockbusters internacionais no Japão.

É um fenômeno cultural por lá, a ponto de ter uma cidade no Japão, Hokuei, que se declara “a cidade natal do Detetive Conan”, com estátuas do personagem, museu e até uma estação de trem temática.

Uma maratona de casos engenhosos e um clássico japonês. Edogawa Conan segue sendo o “Sherlock Holmes dos animes”.

Hokuei-chō Tourism

Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
Foto de Elison

Sobre Elison

Acompanhe semanalmente Nostalgia Time toda sexta-feira, trazendo animes que marcaram época na TV Brasileira. Me siga no insta @insta.elison ;)