Graças aos avanços tecnológicos da humanidade, conseguimos ocupar o espaço inteiro. Infelizmente, isso acabou levando a um outro problema, pois a criminalidade está sem limites. Como a Justiça não consegue dar conta de tantos crimes e roubos, é aplicada novamente a lei do Velho Oeste americano, na qual se coloca uma recompensa pelos criminosos para os cowboys do espaço os capturarem.
E assim começa a série Cowboy Bebop, um anime de apenas 26 episódios lançado em 1998. Tornou-se bastante popular e é cultuado em todo o mundo até hoje, mesmo com apenas uma temporada. A história é ambientada no ano de 2071 e mostra um grupo de caçadores de recompensas em sua nave espacial chamada Bebop, que voa sem rumo pelo universo em busca de cabeças a prêmio.
Normalmente, adaptar um mangá para anime é mais comum que fazer o processo contrário. Mas algumas obras de sucesso seguem essa via de “contramão”, e Cowboy Bebop é uma delas.
O estúdio Sunrise (atualmente Bandai Namco Filmworks) foi responsável pela produção, com uma equipe que incluía Watanabe Shin’ichirō (Samurai Champloo) como diretor, Nobumoto Keiko como roteirista e Kawamoto Toshihiro como designer de personagens e diretor de animação.
As ideias de Watanabe para Cowboy Bebop refletiram um movimento que se destacou por toda a década de 1990. Após o impacto de Akira (1988), a indústria de animação japonesa começou a se expandir com novos diretores, temas mais maduros e adaptações importantes que viriam pela frente, como a de Ghost in the Shell (1995).
Enredo
Em 2021, a explosão acidental de um portão experimental, dispositivo que permite viagens no hiperespaço, danifica gravemente a Lua, causando o deslocamento de um grupo de asteroides e meteoritos que bombardeiam a superfície do planeta Terra, exterminando grande parte da população. Os sobreviventes, portanto, abandonam o planeta para colonizar novos sistemas habitáveis: Marte, Vênus, os discos de detritos e os satélites de Júpiter.
Em 2071, todo o sistema solar tornou-se acessível para viagens no hiperespaço graças aos portões, Marte tornou-se o planeta central do novo desenvolvimento humano e os novos cartéis do crime organizado interplanetário, sobretudo o Red Dragon Syndicate, exercem sua influência nos governos e sobre a Inter Solar System Police (ISSP), a polícia do Sistema Solar, limitando a sua eficácia no combate ao crime. Para fazer frente à ameaça de fugitivos, terroristas, traficantes de drogas e outros criminosos perigosos, foi estabelecido um sistema de “recompensa” semelhante ao usado no Velho Oeste; os novos caçadores de recompensas do Sistema Solar são, portanto, frequentemente chamados de cowboys.
Spike Spiegel, um ex-afiliado da Red Dragon, e seu parceiro Jet Black, um ex-investigador da ISSP, são dois caçadores de recompensas que viajam pelo sistema solar a bordo da nave espacial de Jet: o Bebop. Ao longo das perseguições, unem-se a eles três novos companheiros: o cachorro hiperinteligente da raça corgi, Ein; a trapaceira ex-funcionária de cassinos perseguida pelos credores, Faye Valentine; e a excêntrica e brilhante hacker pré-adolescente conhecida como Radical Edward.
Reboot
Em 2021, a Netflix lançou um reboot em live-action da série, que infelizmente foi cancelado por não ter alcançado o sucesso esperado e por não ter agradado nem mesmo ao diretor original do anime. Em entrevista à Forbes, Watanabe Shin’ichirō, diretor da série de anime original, revelou que assistiu apenas a uma cena da adaptação da Netflix porque não parecia em nada com a produção que ele comandou.
O live-action chegou com mudanças consideráveis em relação ao que os fãs do anime conheciam como a história de Spike Spiegel, Jet Black, Faye Valentine e mais. Investindo mais no humor do que no existencialismo, a série de TV acabou dividindo opiniões.
“Para a nova adaptação live-action da Netflix, eles me enviaram um vídeo para revisar e verificar. Começou com uma cena em um cassino, o que tornou muito difícil para mim continuar. Parei ali e só vi aquela cena de abertura”, comentou Watanabe. “Claramente não era Cowboy Bebop e eu percebi naquele momento que, se eu não estivesse envolvido, não seria Cowboy Bebop. Eu senti que talvez eu devesse ter feito isso. Embora o valor do anime original seja de alguma forma muito maior agora”, ressaltou o diretor sobre o remake.