Quando lembramos de Kamen Rider, nos vem à mente a série do motoqueiro inseto, o que nos limita a acreditar que se trata de mais um tokusatsu japonês que fez sucesso na década passada no Brasil. O que muitos não sabem é que, na verdade, Kamen Rider trata-se de uma franquia com diversas séries que são produzidas desde 1971 e no Brasil apenas duas aterrissaram por aqui.

O gênero Kamen Rider

Kamen Rider é uma franquia televisiva e cinematográfica do gênero tokusatsu criada no Japão pelo mangaká Shōtarō Ishinomori e produzida pela Tōei Company. A franquia teve início em 1971 com a série Kamen Rider, que foi derivada do mangá de mesmo nome.

Ao longo dos anos, a popularidade da série cresceu a ponto de gerar várias sequências e spin-offs tanto na televisão quanto no cinema. Kamen Rider conta até então com 37 séries distintas, desde 1971 até 2023. Além das séries, conta com alguns filmes e duas adaptações americanas.

Essas séries americanas são adaptações das séries originais da franquia japonesa. A primeira adaptação, produzida pela Saban, foi Masked Rider, adaptação de Kamen Rider Black RX. Quatorze anos depois, a Adness Entertainment adaptou outra série da franquia, Kamen Rider Ryūki, que deu origem a Kamen Rider: Dragon Knight.

Kamen Rider no Brasil

No Brasil, apenas duas séries originais desse gênero foram exibidas: Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX, ambas pela extinta Rede Manchete durante a década de 1990. Em 2010, Kamen Rider Black foi exibida pelo canal Ulbra TV. Já Kamen Rider Black RX teve sua reestreia na TV Diário.

Em 1996, com a estreia do canal Fox Kids no Brasil, foi exibida Masked Rider (adaptação de Kamen Rider Black RX), que também chegou a ser mostrada pela Rede Globo.

Em 2009, Kamen Rider: Dragon Knight (Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão no Brasil), a adaptação norte-americana de Kamen Rider Ryūki, foi exibida pela Rede Globo no bloco TV Globinho. A série estreou nos Estados Unidos em 3 de janeiro de 2009 e em 29 de junho do mesmo ano no Brasil.

Kamen Rider Decade nunca foi ao ar no Brasil, mas foi dublada em alguns episódios com a participação de Figueira Jr. e Charles Emmanuel dublando Kamen Rider Kiva e Kamen Rider Ryūki, assim como outros dubladores gravaram na GMS Studio em São Paulo.

Kamen Rider Black: abertura em português

Anime

Fuuto PI é um mangá que serve como a continuação de Kamen Rider W e que foi serializado na revista semanal Big Comic Spirits desde 7 de agosto de 2017. Riku Sanjō, o principal escritor da série original, foi o responsável pelos roteiros do mangá. Masaki Satō desenhou o mangá e o produtor da Tōei, Hideaki Tsukada, supervisionou o mangá, com Katsuya Terada creditado pelos designs das criaturas.

A história de Fuuto PI se passa após Kamen Rider W Returns: Kamen Rider Accel, ocorrendo entre os eventos de Kamen Rider OOO e Kamen Rider Fourze. Com isso o anime torna-se a terceira franquia Kamen Rider a ter exibição com dublagem, após Black e RX.