Olá, pessoas que um dia juntarão forças com uma raça alienígena em prol de uma invasão ao nosso planeta. Como estão? Espero que bem.

Caso vocês acompanhem essa coluna, já devem ter percebido que, ao início de cada mês, venho trazendo a retrospectiva do que foi lançado no circuito sul coreano durante o mês anterior. Entretanto, confesso estar levando alguns puxões de orelha por não estar dedicando tanto espaço assim à cena musical do resto da Ásia, como fazia há tempos atrás. Resolverei isso agora.

A partir de agora, também comentarei a respeito do que vem rolando no Japão.

Infelizmente, é quase impossível destacar tudo o que eu gostaria, visto que aTerra do Sol Nascente é absurdamente rica em sua musicalidade, mas não refleti isso na forma de divulgação para o resto do planeta. Boa parte dos álbuns nipônicos que escutei ultimamente não tem sequer um player de vídeo em qualidade decente para ilustrar o que falo, e, em outros tantos casos, estes não tem acesso permitido para fora das ilhas asiáticas.

Tendo paciência e deixando os problemas de lado, vamos começar…

Yumi Shizukusa – All My Life

Essa é, talvez, numa perspectiva global, a minha canção Pop Favorita do ano.

O grande acerto dessa menina e de seus produtores foi criar uma atmosfera quase transcendental para a sua sonoridade, que contém traços de EDM e do R&B americano no instrumental, mas de uma maneira ridiculamente sútil, fazendo com que as atenções se voltem mais ao que é cantando.

E, puta que o pariu, que ponte alucinante e que refrão sensacional…

Namie Amuro – Golden Touch

A Namie Amuro é uma veterana lá no Japão, mas mantém sua sonoridade cada vez mais atual. Golden Touch é uma das faixas mais deliciosas de seu mais recente álbum, o ótimo _genic, que pegou #1 lugar na Oricon, principal parada de lá.

É uma mistura de teclados e bateria eletrônica muito eficaz, dando a resultado perfeito do que, aqui no ocidente, equivaleria a um feat. entre a Katy Perry e a Mariah Carey caso as duas soubessem ousar em suas sonoridades. Viciante. E o MV é uma atração à parte…

Ken Yokoyama – I Won't Turn Off My Radio

Aqui, esse músico resolveu mostrar uma vertente do J-Rock que me agrada e muito.  É pesado, energético e se assemelha bastante com o que é feito pela banda Asian Kung-fu Generation. Ou seja, música boa na certa…

Charisma.com – お局ロック (do álbum OLest)

Olha, confesso que não tenho a mínima ideia de qual seja o significado do nome dessa canção, visto não ter achado em lugar nenhum a tradução dos kanji acima. Outro problema para quem gosta de nichos tão fechados, mas enfim.

O que mais vale ressaltar dessa faixa é o fato incrível de conseguirem fazer um Eletronic Dance Music excepcional e nada entediante, tais como o que tanto nos obrigam a escutar de DJs europeus diariamente, como Calvin Harris, David Guetta, Aviici etc. Sugiro prestarem atenção nessas garotas daqui pra frente…

Juju – Playback

Verão e calor estão muito em alta lá no oriente e é bastante comum que uma galera lance material relacionado a temática todo ano. Infelizmente, não são todos que conseguem fugir de uma obviedade genérica, mas a Juju driblou isso de maneira esperta.

Playback é um “rock eletrônico” ao maior estilo Cindy Lauper que nos prende desde o instrumental “vamos todos correr de biquíni na praia” até a letra grudenta e agitada…

Rihwa – TO: Summer

Também nesse clima ensolarado veio a Rihwa em seu videoclipe. Entretanto, não é como se a canção não servisse para qualquer outra estação do ano, visto a percussão pesadíssima.

Então, vai do que cada um considera como “quente” para uma música…

NMB48 – Durian Shonen

Ok, mais uma canção para pegar um bronzeado, só que acompanhado de 48 garotinhas de biquíni.

É apenas mais um lançamento do NMB48, tão igual a tantos outros. Vai do gosto dos fãs…

Toyosaki Aki – Uh-LaLa

Beleza, essa será a última dessa temática. A Aki é uma dubladora bem conhecida por lá e já trabalhou em animes muito bacanas, como Ano Hana e K-ON!, além de ter uma carreira bem consolidada de cantora.

Esse single mostra o que há de melhor no J-Pop: uma banda orgânica, com guitarra, baixo e bateria, bastante alegria e uma afinação impecável para um timbre de voz quase infantil. Vale a pena conferir…

Shiggy Jr. – Summer Time Love

Mentira, ainda tem mais uma música pro verão.

Eles são uma das minhas bandas favoritas desse ano. Summer Time Love, a faixa que dá título ao seu mais recente álbum, bebe da mesma fonte que nomes como Tommy February6 e Kyary Pamyu Pamyu, mas com um acento roqueiro ainda mais forte.

Além de tudo, o MV é muito bacana…

Nicole – Something Special

A galera que escuta K-Pop deve estar familiarizada com o lindo rosto dessa cantora, já que a mesma faz parte da girl band KARA.

Em seu debut solo no Japão, a Nicole nos trouxe um trabalho com cara de hit, com uma pegada totalmente funkeada e um refrão certeiro…

Superfly – On Your Side

Outros representantes do J-Rock que vieram com um CD novo chamado White foram os caras do Superfly.

Um das canções lançadas recentemente para promover tal trabalho novo foi a linda balda On Your Side, cujo vídeo foi um dos mais tocantes do mês…

NEWS – chumu chumu

Para encerrar, confiram a pior porcaria desse ano – pelo menos, até agora. O NEWS, que é um idol group japa com rapazes que brincam com o estilo visual andrógeno, resolveu adotar a sonoridade e a estética indiana em seu novo álbum.

O problema é que, diferente do que já foi feito de forma divertida pelas Pussycat Dolls ou pelo Major Lazer, o quarteto entregou algo constrangedoramente caricato.

Se você não tem problemas com apropriações culturais, podem dar play pelas risadas…

[PV] NEWS – Chumu Chumu