Provavelmente sendo o grupo Visual Kei mais famoso aqui em terras brasileiras, o The Gazette é uma das poucas bandas que ao longo de toda a discografia conseguiu seguir dentro de sua proposta com uma qualidade bem legal. Isso não muda no mais recente lançamento dos caras, o álbum de inéditas Beautiful Deformity. Este alcançou ótimos números em relação a vendas, inclusive entrando para o TOP 10 da Billboard UK, principal parada musical da Europa.

A intro Malformed Box soma-se brilhantemente com a canção Inside Beast. Ambas geniais mesclam o metal com o eletrônico industrial, dando um gosto do que será toda a experiência dessa obra. Until it Burns Out consegue a interação perfeita entre um instrumental hard pesado e uma interpretação com a agressividade correta. Já Devouring One Another segue por um caminho de metal progressivo, com uma variação de andamento muito bacana.

E então Fadeless migra para um caminho até mais, eu diria, sensual. Redo consegue uma aura mais pop, mas ainda dentro da proposta, assim como Last Heaven, que é uma balada acelerada com o inicio acústico, apresentando o mais lindo solo de guitarra do CD. Ambas com letras bucólicas sobre romance, já típicas da banda.

Infelizmente houve um desencontro entre a colocação vocal mais doce do vocalista e o instrumental orgânico de Loss, mas não compromete todo o resto que viria depois.

The Stupid Tiny Insect e In Blossom resumem bem a densidade sonoro que pode ser feita pelo visual kei quando o assunto é ser sombrio. Na primeira há novamente a mescla de eletrônico com o Heavy Metal, na seguinte há ao acréscimo do vocal feminino, tornando intrigante. Karasu (Crow) também vai nessa linha, mas optando por mais tristeza que intensidade, outra fantástica canção.

E ao final há To Dazzling Darkness, cujo a introdução misteriosa junto com os metais a fazem tão característica quanto outras canções de gravações antigas desse grupo nipônico.

Essa é mais uma gravação que vale a pena ser escutada e usada por outros grupos como inspiração.