J-Hero, você abriu… e nós viemos.

Graças ao catálogo da Netflix e demais serviços de streaming, estamos sendo agraciados com as mais diversas produções vindas de lugares que nunca imaginaríamos conhecer. Este é o caso de Mr. Midnight (Sr. Meia-Noite), uma produção original de Cingapura/Malásia. Anunciada ainda em 2018, a série é baseada em uma popular série de livros de mesmo nome. Traduzidos para diversos idiomas e ganhando o continente asiático, a série de livros possui 129 exemplares, incluindo 27 edições especiais, sendo considerada um bestseller infantil com mais de 3 milhões de cópias.

Qualquer semelhança é mera coincidência.

Enredo

Um grupo de adolescentes aficionados com o sobrenatural se junta para relatar em um vlog suas estranhas experiências na cidade de Tanah Merah. O que era uma simples brincadeira e mera curiosidade ganha volume e ritmo à medida que os protagonistas descobrem os segredos da cidade, seus habitantes e seus mistérios ancestrais.

Indicada para o público que assistiu e gostou de produções como Stranger Things e Midnight Club (Clube da Meia-Noite), a série é adequada para jovens de oito a 12 anos. Com um total de 13 episódios e duração média de 30 minutos, Mr. Midnight: Beware the Monsters (Sr. Meia-Noite: Cuidado com os Monstros) não surpreende os mais acostumados com o gênero de terror e pode decepcionar, mas diverte os mais jovens com pitadas de ação, aventura, drama adolescente e suspense raso recheado de piadas.

Só de não ser hollywoodiano já me interessa.

Pontos fortíssimos

Vale destacar a escolha do elenco protagonista, que, por se tratar de algo voltado para jovens, possui representatividade pouco vista entre outras séries do gênero e quiçá das mídias em geral. As interpretações não são memoráveis, mas não é nada que atrapalhe a experiência.

A adaptação das lendas e cultura malaias é um bônus ao assistir a série. Durante todo o enredo, a cultura local e suas lendas são explicadas e exploradas entre diálogos, imagens e exposições diversas. Isso para quem é curioso e quer descobrir um pouco mais sobre as bruxas, zumbis e demônios de outro canto do mundo é uma atividade extracurricular cativante.

Por último, mas não menos importante, a maquiagem e os efeitos especiais são um caso a parte. Não que os efeitos sejam surpreendentes, mas são superaceitáveis e bem utilizados nas mais variadas ocasiões. A maquiagem, aliada a estes toques de efeito, torna a experiência com os monstros bem melhor do que o esperado, sendo em alguns momentos difícil discernir qual técnica foi escolhida para a filmagem.

Bagulhos sinistros Season 5?

Com um enredo leve e pouco compromissado, Mr. Midnight: Beware the Monsters não vai agradar quem procura um terror de arrepiar a espinha e muito menos um suspense com uma grande virada. Os demônios e monstros poderiam ser mais aterrorizantes, os sons e ambientação poderiam ser mais soturnos e tudo poderia ser mais intenso.

No entanto, a experiência é válida por seu elenco diverso, enredo leve e sem compromisso, além dos assuntos étnicos abordados. E você, já se aventurou em mais um terror inusitado?