Desenvolvido e publicado pela Human Entertainment, Taekwon-Do foi lançado em 1994 para o Famicom (versão japonesa do Super Nintendo). Sendo exclusivo para consoles japoneses, o jogo do gênero luta tem como inspiração a tradicional arte marcial taekwondo.

Diferente de outros games do mesmo gênero e época, Taekwon-Do traz uma proposta singular, na qual os combates entre os lutadores utilizam apenas os golpes tradicionais do próprio taekwondo, e as disputas são feitas em tatames seguindo as regras do mundo real.

A trama principal vai se desenrolando à medida que o jogador vai avançando nas chaves de um clássico campeonato. O jogo oferece ao jogador a opção de jogar com 16 personagens, sendo que apenas oito deles possuem campanha própria.

A presença do taekwondo no Japão é bastante antiga. Contrário às crianças populares, esta arte marcial não nasceu no Japão, mas, sim, na Coreia. As origens do taekwondo remetem ao século XV, durante a Dinastia Joseon nas terras coreanas, onde era praticado um estilo de luta conhecido como taekkyon. Devido à grande influência cultural e econômica da China na Coreia, muitos elementos da cultura tradicional coreana foram sobrepostos ou se misturaram às práticas chinesas, fazendo com que grande parte da memória cultural coreana se perdesse.

No entanto, alguns mestres de taekkyon que tiveram contato com o kung fu chinês viram isso como algo benéfico. Combinando elementos das artes marciais chinesa e coreana, houve um aprimoramento do taekkyon.

Durante a ocupação japonesa na Coreia (1910-1945), a maior parte das práticas tradicionais coreanas foi proibida pelo governo japonês. Os praticantes de taekkyon tiveram contato com diversos estilos de caratê, dentre eles estavam o Shōtōkan e o Shūdōkan. Mais uma vez houve uma troca cultural que inspirou a criação de uma nova arte marcial. O produto desse processo foi o taekwondo.

A partir dos anos 2000, o taekwondo foi aceito como esporte olímpico, o que aumentou sua popularidade no Japão e em outros países do mundo.

Apesar do seu passado conturbado, o taekwondo carrega consigo uma memória de tradições que cruzaram fronteiras físicas e temporais e o contato entre diversas culturas ocidentais através dos séculos, conectando-as na forma de uma arte marcial.