Ontem foi um dia muito triste para a história da indústria de animes, pois fez dois anos de uma tragédia indescritível que ocorreu com o estúdio da Kyoto Animation. No dia 18 de julho de 2019, Shinji Aoba — um ex-presidiário com problemas de saúde mental — invadiu as instalações do estúdio, armado com 40 litros de gasolina e iniciando um incêndio que é descrito como um dos massacres mais mortíferos na história do Japão desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Havia 70 pessoas dentro do prédio quando o incêndio começou. Destas, 36 pessoas morreram, incluindo três que faleceram posteriormente no hospital. De acordo com os relatos da polícia de Kyōto, foi difícil identificar algumas vítimas, pois haviam sofrido queimaduras severas, e a maioria delas não resistiu às queimaduras, devido ao fogo que se espalhou rapidamente. Dois terços das vítimas (22 pessoas) eram mulheres, já que o estúdio era conhecido por contratar animadoras.

Shinji Aoba, o responsável pelo incêndio, foi internado no hospital devido a queimaduras em 90% do corpo. Após sua recuperação o criminoso foi formalmente preso pelas autoridades em 27 de maio de 2020. Sua alegação para o ataque foi um suposto plágio de uma obra sua apresentada no concurso anual de animação de Kyōto, o que já foi descartado. Ele ainda aguarda sua sentença.

Neste domingo, foi lançado um vídeo especial para lembrar as vítimas. O vídeo (somente texto) abriu com a seguinte mensagem:

Hoje marca dois anos desde os eventos de 18 de julho de 2019. Esperávamos criar um espaço para eles se encontrarem. No entanto, à luz da situação do COVID-19, gostaríamos de pedir que você considere este vídeo como um lugar de lembrança.

E continua após um minuto de silêncio:

Hoje, há dois anos, de repente, perdemos vários colegas com quem tínhamos trabalhado na animação. A tristeza não diminuiu e, com o passar dos anos, lembramos o quanto eles significaram para nós. Nos últimos dois anos, caminhamos com as memórias de nossos amigos em nossos corações, nunca os esquecendo.

O vídeo segue compartilhando diferentes mensagens anonimamente de membros da equipe de trabalho, parentes, e outros, finalizando:

Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todos que nos apoiaram ao longo dos anos. Gostaríamos de agradecer por seu apoio contínuo. Continuaremos a produzir obras que inspiram emoções e dão esperança para o futuro. Esperamos continuar contando com seu apoio para o futuro.

Como o vídeo foi bloqueado para compartilhamento em sites externos, só foi possível assisti-lo no YouTube do canal do estúdio, e hoje já foi retirado do ar.

O estúdio

A Kyoto Animation é um estúdio de animação japonês que atua nas áreas de animação digital e publicação de light novels. Os primórdios da Kyoto Animation remontam a 1981. Yōko Hatta, do lendário estúdio Mushi Production, tinha se mudado para Kyōto após se casar com Hideaki Hatta. Ela e o marido decidiram abrir um pequeno negócio com o nome Kyoto Anime Studio.

Os primórdios da Kyoto

A Kyoto Animation Co., Ltd. nasce oficialmente em 1985, adicionando de forma gradual uma equipe de animadores, uma equipe de arte e um departamento de fotografia. O estúdio colaborou em produções e títulos de franquias renomadas como Neon Genesis Evangelion, Cowboy Bebop, InuYasha, Gundam, Pokémon, Doraemon e até mesmo alguns filmes como Akira (1988) e Porco Rosso (1992) pelo Studio Ghibli. Logo a empresa ganhou notoriedade por sua alta qualidade, e diversos animes seus são consagrados como obras famosas a exemplo de Full Metal Panic? Fumoffu (2003), Suzumiya Haruhi no Yūutsu (2006), Lucky Star (2007) e K-On! (2009).

Atualidade

O estúdio começou a recrutar novamente em julho de 2020 e fez seu retorno com a estreia do filme Violet Evergarden e a segunda temporada de Dragon Maid de Miss Kobayashi. Atualmente, o estúdio prepara um projeto cinematográfico para a conclusão de Free!, uma adaptação da light novel de 20th Century Electricity Catalog e uma nova produção de Sound! Euphonium.

Como um agradecimento adicional aos fãs, o estúdio irá realizar seu primeiro festival de música no Rohm Theatre em Kyōto nos dias 20 e 21 de novembro, que contará com convidados especiais e artistas que já colaboraram em produções anteriores.

Legado

Todos os nossos sentimentos a todos aqueles que faleceram, vocês jamais serão esquecidos. Prestamos nossa homenagem para aqueles que perderam suas vidas ou foram afetados pelos terríveis acontecimentos. O trabalho da Kyoto Animation continuará a cativar os corações das gerações futuras. Obrigado por tudo, KyoAni! Feliz por seu regresso.


Gostou do nosso texto? Se sim, deixa um comentário. Se não, no que podemos melhorar? Sugestões de pautas e melhorias para o site podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@radiojhero.com.