A culinária coreana é realmente bem variada e rica. Nada de carne de cachorro sendo mencionada aqui (Saylon, pode esquecer essa piadinha, ok?) até pelo fato de que ela é bem mais apreciada na China do que na Coreia.

Aqui vou falar de 7 comidas coreanas das quais já provei algumas e outras vou fazer depois para provar também já que aqui em Brasília só existe um restaurante coreano e ele é extremamente caro, então é melhor eu aprender a fazer se quiser. Por que 7? 7 anos de J-Hero são 7 coisas para mencionar

Para começar bem vamos falar dos talheres, que tal? Por que falar de talheres se todos os asiáticos comem com palitinhos, certo? Errado, porque na Coréia temos algumas diferenças interessantes dos outros países asiáticos grandes como Japão e China.

Os talheres coreanos recebem o nome de Sujeo, uma junção de Sutgarak (숟가락) que é a colher e Jeotgarak (젓가락) que são os pauzinhos propriamente ditos. A Coréia é o único país asiático onde temos uma colher, nos outros apenas os pauzinhos são utilizados. Outra coisa interessante: na Coréia o Jeotgarak é feito de metal enquanto nos outros países utilizam-se os pauzinhos de madeira.

Detalhe interessante sobre as refeições coreanas: a única coisa na mesa que é só sua é a sua cumbuca de arroz. Todos os acompanhamentos são servidos em pequenos pratinhos e divididos para todos que estão comendo juntos.

O arroz é fundamental em qualquer refeição coreana, então exceto quando estão comendo macarrão, como o que eu vou citar aqui, que é uma refeição completa sempre vai haver arroz. Na Coréia é costume comer o que para nós seria um almoço como café da manhã, então não estranhe se um coreano comer arroz e sopa logo no início do dia.

Não estranhem o fato de que vou mencionar muito açúcar em pratos que são conhecidos por serem salgados. A cultura coreana leva muito em conta os princípios do taoísmo e por isso acreditam que é necessário estabilizar os elementos. Por isso colocar sal em comida doce e açúcar em comida salgada deixando tudo um pouquinho mais agridoce, mas gostoso ainda assim.

Bem, esclarecidos esses pequenos detalhes, nós já podemos e devemos seguir adiante para encarar nossas 7 delícias escolhidas que não estão em ordem de melhores, só enumeradas mesmo! Vou escrever o nome do prato em Hangul e uma romanização para aproximar da pronúncia certa. Vamos lá comer com os olhos!

1. Kimchi (김치)

O Kimchi é o acompanhamento mais usado dentro da culinária coreana e tem várias receitas diferentes. Normalmente é feito de acelga, mas também pode ser feito com algas ou até mesmo com alface. Segundo os coreanos ele faz muito bem para a saúde ajudando a controlar o apetite e sendo rico em vitaminas e nutrientes, talvez por isso o consumam tanto.

Kimchi nada mais é do que acelga fermentada em uma mistura de temperos, especiarias e outros vegetais. Normalmente é usado cebolinha e nabo e a pasta de temperos é feita à base de pimenta Gochugaru em flocos, molho de anchovas, alho, cebola, sal e açúcar.

A quantidade de sal, açúcar e molho de anchovas varia de acordo com a receita que se quer usar, por isso de vez em quando você pode provar um Kimchi mais salgado, mais doce ou com mais gosto de peixe dependendo de quem o fez.

Um modo básico de preparar um Kimchi é lavar a acelga e passar sal em cada uma das folhas a deixando na água salgada por pelo menos 5h. Feito esse procedimento as folhas devem ser lavadas várias vezes para tirar o excesso de sal e depois secas.

Com as folhas devidamente secas a mistura de Gochugaru com os outros ingredientes deve ser passada sobre a acelga com uma luva de plástico. Quando todas as folhas de acelga estiverem bem temperadas devem ser guardadas em uma vasilha que possa ficar hermeticamente fechada, tampar bem e deixar fermentar de um dia para o outro.

O Kimchi fermentado pode ser consumido aos poucos se mantido dentro da geladeira e tem várias receitas para fazer Kimchi fresco que não precisa de tempo fermentando, mas eu falei aqui da receita mais clássica que é a fermentada mesmo.

Minha opinião sobre o Kimchi que eu já provei: é realmente bem apimentado, mas o sabor é agradável. Eu, particularmente, comi Kimchi de alface e não de acelga, mas estava realmente muito bom e eu recomendo. Na verdade vou comprar os ingredientes e fazer de acelga em casa mesmo porque eu gostei.

2. Jjajangmyeon (짜장면)

Pelo Jjajangmyeon eu tenho um amor especial. É muito difícil para mim dizer qual a minha comida favorita, mas com certeza ele está entre os meus favoritos da vida e no topo da minha lista dentro da gastronomia coreana.

O Jjajangmyeon nada mais é do que um macarrão temperado com uma pasta preta feita à base de soja e feijão. É famoso por ser “um macarrão preto”, apesar de que a massa em si é clarinha e só o molho é escuro.

Além do Chunjang (pasta preta feita à base de soja e feijão) o Jjajangmyeon leva carne de boi e de porco, pimenta preta, batata, abobrinha e diversos outros legumes dependendo da receita.

Acima a foto é do Jjajangmyeon que eu comi no curso de coreano. A receita pode variar um pouquinho, apenas o Chunjang é obrigatório. Minha colega, por exemplo, não pode comer carne de porco por ter alergia, então o dela foi feito sem.

O que eu comi tinha batatas, abobrinha, cenoura, ervilhas e carne de boi e porco.

Agora vocês podem ver uma Kushina com cara de trouxa comendo Jjajangmyeon (risos). Esse prato pode variar de acordo com a sua vontade então sinta-se livre para fazer um macarrão vegetariano ou só carne e nada de vegetais!

3. Bulgogi (불고기)

Chegamos à parte que os carnívoros do meu kokoro vão amar! Bulgogi é também o churrasco coreano. Como assim também? Eu explico: o que torna o Bulgogi o que é não é o modo de preparo da carne e sim o tempero.

Bulgogi é a carne marinada em um molho de soja, açúcar, sal, pimenta, gengibre e outros diversos ingredientes como cebola e alho. Depois de a carne absorver esses temperos ela pode ser preparada conforme a preferência de quem vai comer.

Normalmente o Bulgogi é feito com contrafilé bovino e grelhado em uma chapa na própria mesa do restaurante ou assada em uma espécie de churrasqueira com brasas que é muito comum em restaurantes coreanos, mas é possível preparar a carne simplesmente em uma panela como o meu “baby love” faz na imagem abaixo.

Bulgogi é o melhor prato possível para quem quer começar a conhecer a culinária coreana, mas tem um pouco de medo da pimenta. É um prato simples e bem comum que não é apimentado e, além de tudo, carne só não agrada a quem é vegetariano convenhamos.

4. Kimbap (김밥)

O Kimbap parece ser a versão coreana do sushi japonês. Mas tem um detalhe bem interessante no Kimbap: tudo que vai dentro dele está cozido, por isso não se parece tanto com o sushi.

Quais os ingredientes normais de um Kimbap? Bem, as únicas coisas obrigatórias são o arroz e o Kim (a alga). Todo o resto varia de acordo com a vontade do freguês!

Se você quiser um Kimbap vegetariano só com legumes e arroz fique super à vontade! O mais comum é usar tiras de carne e também de legumes como cenoura e pepino, no entanto é possível trocar a carne por peixes e variar nos legumes, o essencial mesmo é o arroz cozido (conhecido como bap na Coréia) e a alga para enrolar.

Kimbap é uma ótima opção para quem ainda não conhece muito da culinária coreana e quer provar algo um pouquinho mais neutro e simples (e não apimentado). Sem contar que é divertido fazer suas próprias variações em casa porque basta cozinhar o arroz, escolher o recheio, enrolar e cortar!

5. Bibimbap (비빔밥)

O Bibimbap é um prato à base de arroz que tem vários tipos possíveis. Tem versões com e sem carne, além de diversas possibilidades de legumes e até frutos do mar que podem ser servidos junto, sem contar com o ovo presente ou ausente poder ser outro diferencial. O que o nome do prato revela sobre ele? Bibim quer dizer misturado e Bap arroz, então é fácil concluir que Bibimbap é um misturadão de arroz com outras coisas.

Aqui a Kushi vai falar do Dolsot Bibimbap que é uma versão servida em uma panela de metal bem quente.

No Bibimbap a organização do prato é algo fundamental. Ele chega à mesa todo organizadinho por cores com os legumes separados em cima do arroz e a carne e o ovo no meio. Na versão Dolsot (quer dizer panela de pedra) é colocado um ovo cru (ou apenas uma gema) no topo do prato e ele cozinha pelo calor da panela.

Assim que chega às mãos do consumidor o Bibimbap é todo misturado com a colher (o costume é comer arroz com a colher e não com o Jeotgarak) e comido ainda quente.

O ingrediente fundamental é o arroz (capitã óbvio aqui) todo o resto pode variar, usando-se carne de porco ou de boi e legumes dos mais variados tipos. O Bibimbap é um pouco apimentado, já que ele leva um molho feito à base de Gochujan (pasta de pimenta vermelha coreana) mesmo sendo colocado à gosto.

Com certeza vale a pena experimentar já que é um dos pratos mais clássicos dessa lista.

6. Doenjang Jjigae (된장찌개)

O Doenjang Jjigae é um tipo de ensopado à base de pasta de soja muito consumida pelos coreanos.

É mais um dos pratos que pode ser modificado de acordo com a preferência da pessoa, podendo conter mais ou menos legumes e mais ou menos carnes diferentes. O ingrediente base que é obrigatório é apenas o Missô (pasta de soja) todo o resto pode ser facilmente trocado ou simplesmente excluído do preparo.

Advinha do que é a corzinha linda nessa sopa? Exatamente é a famosa pimenta vermelha coreana que vai em uma bela quantidade, então é bom preparar-se para uns momentos mágicos com o Gochugaru (pimenta vermelha coreana em flocos) dentro da sua boca. A pimenta coreana dá uma cor linda aos pratos e tem um sabor muito gostoso apesar de ser bem picante para quem não tem costume com pimenta.

7. Tteok (떡)

Chegamos na sobremesa! O Tteok é um bolinho doce feito à base de arroz e recheado com pasta de feijão ou de gergelim.

Tem inúmeras receitas de Tteok disponíveis e normalmente os coreanos os consomem em datas festivas específicas, porque normalmente eles não comem doces como sobremesa e sim apenas uma fatia de melancia após a refeição.

Os coreanos costumam comer fatias de melancia após a refeição para, segundo eles, refrescar e rebater a pimenta dos pratos que acabaram de comer.

Como mencionei antes não faz parte da cultura coreana comer coisas puramente doces ou salgadas, por isso que as sobremesas não são tão comuns. Chocolate, por exemplo, é algo para situações mais especiais. É óbvio que nada na vida é regra e você pode conhecer um coreano super chocólatra que coma doce e bala o dia inteiro, mas estou mencionando apenas a cultura de modo geral.

O Tteok é muito apreciado justamente porque agrada o paladar ao não ser extremamente doce. Podem variar de cores, formatos, recheios e coberturas de tantas formas que nem tenho como mencionar aqui. Ele parece muito com a versão japonesa do doce de pasta de arroz (não me peça para lembrar o nome agora).

Com esse doce eu encerro a lista de comidas coreanas maravilhosas que resolvi citar aqui. Existia uma infinidade de opções que eu podia citar aqui, mas escolhi só essas 7 que são uma melhor do que a outra!

Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha conseguido quebrar um pouquinho dos preconceitos de vocês de que culinária coreana é só carne de cachorro e pimenta porque não tem nada a ver! É uma gastronomia e uma cultura tão rica e vasta e eu espero que eu tenha conseguido abrir a mente de todos com essa matéria gigante!

Ah, em tempo, não resisti a colocar o Minwoo no meio da matéria porque essas imagens maravilhosas dele com comida precisam ir para o mundo e porque ele é meu príncipe. Então não reparem na minha paixonite (risos de novo).

Por hoje é só! Beijinhos e até a próxima! Datteba nee!