O Reino dos Gatos

Yooo navegantes!!!

Feliz 2017! Agora que o carnaval acabou e o ano realmente começou vim aqui deixar para vocês mais uma matéria fresquinha. Dessa vez trazendo algo que há algum tempo não escrevo e vocês com certeza devem estar com saudades: as viagens sobre datas especiais japonesas, com curiosidades do outro lado do mundo.

Para não perder o costume venho trazer a matéria um pouco atrasada sobre uma data muito comemorada lá no país do sol nascente! O Neko no Hi. Quem já está um pouco nesse mundo de animes, mangás e demais produções asiáticas, já deve ter uma ideia do que essa data se trata. Portanto, quem estiver chutando que é o Dia do Gato, acertou em cheio!

Então, se você quer saber como essa data vista lá no Japão já sabe, né!? É só colocar os cintos e pegar um lanche, pois já estamos decolando para mais uma viagem!

 

Decolando…

~Eu sou um gato não está vendo?~ Yoruichi – Bleach

Infelizmente, como todas as outras datas que trouxe aqui no Made in Ásia, o Dia do Gato, também é uma data comercial. Ela foi criada em 1987 pela Japan Pet Food Association, uma fabrica de ração, e o dia 22 de fevereiro foi escolhido pela pronuncia dos números 2 que possui na data e parece o miado de um gato ~nyan, nyan, nyan~.

A data faz tanto sucesso por lá, que é um dos únicos lugares do mundo em que a data funciona, onde as redes sociais, as lojas, os mangás e as televisões ficam lotadas com felinos durante todo o dia. Sem falar dos vários doces em formatos de bichanos que são vendidos nas padarias.

 

Mas porque os japoneses gostam tanto de gatos?

Chi's Sweet Home

Bem, a resposta certa temo que nunca saberemos. Mas como sou uma amante dessas bolinhas de pelos tenho certeza que parte dessa adoração vem da personalidade desses animais. Muitas vezes incompreendido e considerado um animal frio, o gato tem o seu lado fofinho e brincalhão, além disso, são extremamente curiosos.

Os japoneses gostam tanto dos gatos que um dos amuletos de sorte mais utilizados por lá é o Manekineko. Muito utilizado em lojas ou dentro das casas mesmo, os Manekinekos podem trazer desde sorte e fortuna até muitos clientes para os locais. As estatuazinhas dos gatos com a patinha levantada fazem tanto sucesso por lá, que eu duvido você nunca ter visto alguma delas em produções japonesas.

Segundo as crenças, os gatinhos com as patinhas esquerdas levantadas são para levar clientes às lojas e fazê-los gastar e os com as patinhas direitas levantadas são para atrair sorte e dinheiro. Há também os que possuem as duas patas levantadas, mas esses são mais raros. Agora vocês já sabem qual o tipo de Manekineko devem comprar.

 

Gatos na ficção

Na ficção, assim como na realidade dos japoneses, os gatos estão pra todo lado. Seja em vídeos de músicas, em memes, filmes (animados ou não) e também nos animes e mangás! Principalmente nesses últimos, que possuem gatos de diversas formas, cores e “raças”. Abaixo fiz uma lista dos meus favoritos (e duvido ser a única que goste deles):

Luna

A gatinha preta com uma lua na testa que dá o poder da lua à Usagi e ajuda as Sailors combater o mal, é uma das principais felinas que vem à minha cabeça quando o assunto é sobre felinos. Eu a adoro por ser muito fofinha e por sempre ficar dando sermões na Usagi.

~Lisonjeada~ (=ω=)

 

Happy

Ok, de acordo com Fairy Tail o Happy não é bem um gato e sim um exceed, mas como ele a Charle, o Lily e todos os exceeds têm formatos de felinos, ele entrou na lista. Sem falar no seu vício em comer peixes e seus momentos fofinhos que provam mais ainda sua “felinidade”.

~Fui citado!~ Lily

 

Sakamoto

O gatinho falante de Nichijou não podia ficar de fora! Ele sempre tenta ser sério e adulto por ser, de certa forma, mais velho que a Hakase e a Nano, mas é só ver brinquedinhos de gato ou receber carinho que sua postura muda totalmente e ele se torna um gatinho bem fofinho, rs. Pode-se dizer que ele é a melhor definição de gato que existe no mundo dos animes.

Te pegamos Sakamoto!

 

Kirara

Outro gato que não é bem um gato, ou melhor, gata. A yokai de Sango, apesar de se parecer muito com uma raposa, ela foi baseada nos gatos. E por ser uma personagem muito cativante dentro da trama de InuYasha, eu não a deixaria de fora dessa pequena lista.

Como resistir a essa fofura?

 

Tailmon

Mais uma gatinha fofa e forte ao mesmo tempo, que não bem uma gatinha. A digimon da Hikari é mais um bom exemplo do quanto os gatos são os animais sérios mais fofos que existe na face da Terra! Só que diferente do Sakamoto, ela realmente é uma adulta e não perde a compostura perto de brinquedos ou com carinho.

~Disfarçando~

 

Hello Kitty, ops, não…

E para não perder o costume de acabar com a infância de vocês, venho trazer uma verdade sobre a maior mentira da vida de vocês! (rs)

De acordo com a BBC de Tóquio, a Hello Kitty não é uma gata! Isso mesmo o que leu. A gatinha mais famosa do mundo, simplesmente não é uma gatinha!!!!!11!! Criada pela Sanrio em 1970, a Hello Kitty é uma garota britânica!

Claramente uma garota com o boy magia!

 

…Pousando

Mais uma viagem vai acabando. Espero que tenham gostado e deixem aí nos comentários os gatos que mais gostam no mundo dos animes.

Até a próxima matéria! O/

 

Para saber mais:

Animes para quem gosta de gatos

Neko no Hi