Na segunda cobertura que faço para o JH Coberturas, fui levado até um terreno que, ao mesmo tempo que era conhecido, me deu uma nova visão ao olhar para ele com mais detalhes. No dia 8 de junho, eu estive acompanhando a mais recente edição do Anime Barra World, mais um dos eventos de anime gratuitos que acontecem na Zona Oeste do Rio de Janeiro, desta vez no bairro do Recreio dos Bandeirantes.

Este evento de anime, com a localização escolhida quase que estrategicamente às margens do Terminal Recreio do BRT e da estação Salvador Allende, tem uma das maiores lotações entre todos os eventos de anime gratuitos na região, com esta edição tendo a presença confirmada de mais de 300 pessoas.

O evento é organizado pela produtora Shimai Yuuki Produções, mesma produtora do Anime Field, outro famoso evento de anime na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Trabalho com eventos há mais de dez anos. Começamos com uma loja geek, passamos para o nosso primeiro evento que é o Anime Field, até termos a produtora na qual realizamos diversos projetos, incluindo o Anime Barra World.

Karla – diretora-geral do Anime Barra World

O evento, em todas as suas edições, realiza uma ação social para arrecadar alimentos para instituições, que posteriormente são repassados a elas. De acordo com a produção do evento, a cada ano a equipe do evento escolhe uma instituição para apoiar: segundo a Diretora-Geral, Karla, sempre é difícil escolher, pois existem várias instituições e todas com ações importantes para a sociedade. No entanto, a ideia do evento sempre foi angariar o máximo de doações possível para ajudar a estas instituições.

A ONG Haja foi a escolhida para receber as doações deste ano do Anime Barra World. (Reprodução: Instagram)

Durante as minhas andanças, encontrei muitos expositores, vendendo produtos de anime, games, k-pop e afins como a Tropos Store e a Elis, de quem eu comprei uns buttons lindos, tinham que ver. Mas o que me chamou atenção foi a Emporium Freze, uma loja de roupas medievais e artigos para RPG de Nova Friburgo, no Norte Fluminense, e que, além da loja, também trouxe aos participantes do evento a experiência de atirar com arco.

Foto: Alvarito

Além dos expositores, também encontrei diversos cosplayers, como o Matheus, com seu cosplay de Capuz Vermelho, e a Nina, com seu cosplay da Klee, personagem de Genshin Imapct. Também houve mais cosplayers incríveis, como o Mega, com seu cosplay de Big Smoke; o Zeno, com seu cosplay de Sanemi de tirar o fôlego; e o Lord, com seu Cosplay de Rick Sanchez. Todos, como eu disse, incríveis e de tirar o fôlego!

Além dos cosplays, que estavam com toda a pompa, teve também quem foi pra balançar o esqueleto com a competição de k-pop, como o grupo Kingz Moon, um dos grupos que participaram da competição de cover k-pop do evento.

Kingz Moon, grupo de dança. (Foto: Alvarito)

Quanto à participação musical no evento, a apresentação ficou com a banda DuckTails (não confundam com DuckTales, eles mesmos disseram), que botou pra quebrar no rock ‘n’ roll trazendo o melhor das músicas que marcaram todas as épocas, desde Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball até hoje. Destaque também para Márcio Simões, que botou a galera pra dançar ao som das canções do Gênio de Aladdin (2019), e Zé da Viola, cantor da versão brasileira das canções de Toy Story.

Como foi dito, o evento ainda não tem data confirmada para uma segunda edição, mas, de acordo com a produtora, uma nova edição acontecerá ainda este ano. E mais uma vez eu me despeço, ansioso pelo próximo evento de anime que cobrirei para trazer mais pra vocês!

Aliás, seguem os eventos nos quais eu já confirmei presença 😉