O enka é um dos estilos que faz parte da música tradicional japonesa, mas se engana quem acha que o estilo está parado no tempo e só agrada os mais velhos. O último Top da Oricon revela um dos maiores nomes do enka, Hiroshi Takeshima, em décimo lugar.

Primeiramente, o que é o enka

Esse estilo musical é baseado na escala pentatônica, muito semelhante ao famoso blues ociental. E para quem gosta de uma boa sofrência, as letras geralmente retratam sentimentos como: amor, dor, sofrimento, solidão, perseverança e enfrentar as dificuldades da vida.

O enka já nasceu para misturar a música tradicional japonesa com recursos musicais novos vindos do ocidente, lá na Era Meiji, e até hoje ainda mantém essa união harmoniosa. Suas letras traziam a mensagem de revolta e era um estilo muito utilizado em manifestações políticas.

Enka e o trot

É muito comum que o enka seja associado ao trot, música popular coreana que nasceu em um período aproximado e com o mesmo objetivo de revolta política.

Ambos os estilos são músicas tradicionais com influência da cultura ocidental e, talvez por esse motivo, são constantemente comparadas como uma sendo antecessora da outra.

Conheça a música de Hiroshi Takeshima que ficou no Top 10:


E se você, amante da cultura asiática, está em busca de um estilo musical carregado de história, comece por alguns dos mais conhecidos artistas de enka, como Hibari Misora, Sayuri Ishikawa, Hiroshi Itsuki, Miyuiki Nakajima e Aki Yashiro.

Deu vontade de ouvir? Viva novas experiências musicais!