Olá, pessoas! Hariken de volta. Hoje vou falar sobre uma das bandas que influenciaram esse meu gosto pela música japonesa, trazendo várias músicas impactantes em uma época que eu nem conhecia muito desse universo musical japonês. Estou falando de nada mais, nada menos do que a banda L’arc~en~Ciel!

O L’arc~en~ciel, que significa arco-íris em francês, é uma banda que foi formada em 1991, e sua formação atual é: Tetsuya (baixista), Hyde (vocalista), Ken (guitarrista) e Yukihiro (baterista). A banda em si adquiriu seu caminho de sucesso depois de muita garra e determinação e muitos momentos difíceis. Eu até iria dizer que o que alavancou o sucesso seriam suas participações em animes, mas eu estaria totalmente errado se dissesse isso.

Uma grande chance, uma polêmica para atrapalhar – The Fourth Avenue Café

L’arc~en~Ciel – The Fourth Avenue Café

O L’arc~en~Ciel desde seu início ja começava a ganhar um grande espaço no cenário musical japonês, até o ponto de terem sido chamados para participar do anime Samurai X, que com certeza é um dos animes mais relembrados pelo menos por nós, brasileiros, e com certeza por muitos otakus do mundo. Essa seria a grande chance de o L’arc ter sua carreira decolando, mas algo aconteceu…

Em 1997, Sakura, o baterista da banda na época, foi preso por porte de heroína, e o Japão é um país bem rigoroso com esse tipo de influencia, o que acarretou, então, na retirada de todos os singles das prateleiras das lojas de CD e também com a substituição do encerramento no anime. A banda teve um pequeno hiatus nessa época e teve seu retorno não muito tempo depois com Yukihiro como bateirista principal.

O reconhecimento internacional – Ready Steady Go

L’arc~en~Ciel – Ready Steady Go

Muitas coisas acontecerem desde o caso de The Fourth Avenue Café até sua volta ao mundo dos animes, como um pequeno período de hiato e seus integrantes se dedicando a suas carreiras solos que perduram até o dia de hoje. Mas com certeza sua maior popularidade foi sua aparição em um dos animes mais influentes pelo mundo da época: o Fullmetal Alchemist. E claro que eles não decepcionaram e entregaram uma música incrível e memorável.

A banda já fazia sucesso pelo Japão pelo seu estilo diferente, muitas vezes comparado ao famoso visual kei, mas com certeza a banda chamava a atenção pelo seu trabalho, entregando ótimas músicas em diversos estilos musicais, e com certeza o vocalista Hyde sempre se destacando ainda mais com sua incrível e cativante voz.

Uma carreira bem estruturada – Daybreak’s Bell

https://www.youtube.com/watch?v=nNwQ37pZWiU
L’arc~en~Ciel – Daybreak’s Bell

Quando saiu a música Daybreak’s Bell, o L’arc~en~Ciel já estava comemorando seus 15 anos de carreira, nas quais conquistou o público japonês e também alguns fãs pelo mundo. O L’arc já era um fenômeno no Japão, uma banda que apenas crescia em popularidade e que se manteve por todo esse tempo no topo do cenário musical japonês.

L’arc no Brasil? Quase… – Vamps

Vamps – Cosmos

Em 2015, a banda Vamps, um dos projetos paralelos do Hyde, veio ao Brasil em uma experiência bem incrível: apesar de as músicas do Vamps nem a banda em si serem tão conhecidas aqui pelas terras brasileiras, a banda trouxe suas incríveis músicas e um grande show de se impressionar.

Eu estive nesse show e, claro, fiz minhas pesquisas antes de ir para lá aproveitá-lo melhor. Foi um grande momento da minha vida: além de ter conseguido ver ao vivo um dos meus maiores ídolos do mundo musical japonês, as músicas do Vamps, apesar de terem uma pegada bem diferente do convencional do L’arc, são muito boas, e acredito que agradaram a todos que deram uma chance para esse show e para todos que irão ouvir no futuro.

Considerações finais

Com certeza boa parte do que eu trouxe hoje pode ter sido um pouco exagerado pelo fato de ser um grande fã da banda já há muito tempo, mas tenho certeza que o L’arc, mesmo sendo uma banda que não vai agradar a todos e muitos poderem até não entender o seu charme, é uma das maiores bandas que já existiram no Japão. Pelo fato de eu ter acompanhado boa parte dessa história é que sinto esse orgulho de poder me chamar de fã da banda, que me influenciou diretamente a ser um grande fã da música japonesa.