Olá, pessoas, Hariken aqui mais uma vez! Hoje trago um artigo com alguns clipes que são tão bonitos que podemos chamar de um termo novo que vem se popularizando na internet: o aesthetic. Então, se prepare e venha entender sobre esse novo mundo ideal passado pelas identidades visuais.
Bem, aesthetic significa nada mais nada menos do que estética e é um termo que utilizamos atualmente quando uma forma de mídia cria uma “identidade visual” agradável aos olhos, apesar de a forma de utilização atualmente ser considerada muito ampla e abstrata.
É um pouco confuso confuso de entender o aesthetic na teoria, mas é bem fácil de identificar na prática: é um estilo muito utilizado atualmente pelos criadores de conteúdo para chamar a atenção, sem precisar de muito apelo e de forma geralmente muito criativas. Mas claro que são conceitos que sempre foram utilizados e que não são necessariamente uma novidade.
O apelo ao retrô com Frederic
A banda Frederic é bem conhecida por seus clipes criativos e inovadores, além de serem clipes que chamam a atenção e que se utilizam de vários elementos de uma forma diferente, e não foi diferente com uma de suas novas músicas que saíram após o começo da pandemia. Saredo BGM é um clipe simples e que utiliza muito as cores do vaporwave e usa de um certo apelo ao retrô, mas que entrega um vídeo bem agradável junto a uma melodia relaxante e que combina muito com o visual.
Os vários ângulos com o Chelmico
A fotografia tem uma papel muito importante nesse mundo do aesthetic, e é o que vemos de um jeito bem diferente dentro do clipe de Disco (Bad Dance Doesn’t Matter). Nele somos surpreendidos a todo momento pelo diversos ângulos que as vocalistas são apresentadas no clipe, utilizando-se de diversos meios diferentes. É um jeito legal de retratar todo o potencial que a fotografia tem a nos oferecer, o que é uma coisa muito importante para o aesthetic.
As cores do aesthetic com o Ghost Like Girlfriend
Uma coisa que ficou muito comum quando procuramos mais sobre o aesthetic com certeza são as cores que são comumente utilizadas, tendo predominância o azul em um degradê para roxo, que viraram as cores principais para retratar o aesthetic, muito graça ao vaporwave. E vemos muitos dessas cores nos clipes aesthetic, tanto que vemos nesse clipe do Ghost Like Girlfriend a utlização dessas cores que são tão comuns no vaporwave.
A luz da cidade com o Lelle
Algo muito comum no vaporwave é a utilização de neon, e no clipe vemos muito a utilização de uma tipografia no estilo neon para dar um charme a mais. Claro que não é apenas isso que o clipe tem a oferecer, mas também ele demonstra a cidade como plano de fundo, mas que chama a atenção: as luzes, os pedestres, as lojas, os letreiros, todos desfocados como um segundo plano, mas que dão seu ar de estilo para o clipe.
Considerações finais
Bem, a ideia de aesthetic é algo que agrada a muitos, e com certeza ele me prende em todo o seu conceito. Somos fisgados pelo conceito e pelas cores sem nem mesmo conhecer sobre o estilo, e atualmente cada vez mais músicos utilizam-se da ideia do aesthetic para criar clipes incríveis. Mas, claro, não é só de aesthetic que os clipes devem viver.