Olá, pessoas, Hariken de volta! Hoje trago mais uma edição do “As músicas da obra” com um dos meus animes favoritos e que me impressiona até hoje com sua história e com suas incríveis músicas: É claro, estamos falando de Durarara!!.

Bem, Durarara!! foi uma das famosas light novels da Dengeki Bunko que chamaram bastante a atenção com seu conceito diferente de história, trazendo um roteiro em que nos são apresentados os diversos personagens na cidade de Ikebukuro. Não tem necessariamente um personagem principal, mas, sim, usa todo o conjunto em fragmentos para contar uma história que mistura misticismo, lendas urbanas e até mesmo histórias culturais de outros países em um mundo cotidiano japonês.

Durarara!! não só chamou a atenção pelo seu roteiro e conceito totalmente diferentes, mas também por suas músicas incríveis, tanto que foram um dos fatores que mais ajudaram na popularização da obra. Então, vamos ver um pouco mais sobre elas.

Atenção: algumas aberturas podem conter preview de episódios, o que acarreta em alguns spoilers da obra.

Durarara!! – Abertura 1

Theatre Brook – Uragiri no Yūyake

Eu diria que a primeira coisa que chama a atenção na obra toda é a sua primeira abertura. Como eu disse, todo o conceito da obra é diferente, e não podia ser diferente com sua música e animação de abertura, trazendo uma banda bem diferente. O Theatre Brook trouxe o melhor do seu funk rock e conquistou os fãs da obra com essa incrível música, sem contar que a apresentação dos personagens dentro da abertura foi umas das sacadas geniais da obra, tanto que isso se manteve nas outras aberturas.

Durarara!! – Encerramento 1

Yūya Matsushita – Trust Me

Como eu disse mais cedo, as músicas ajudaram muito a popularizar a obra, e não foi diferente com o primeiro encerramento do anime, alvo de muitos memes e até mesmo com as pessoas redesenhando outras obras no mesmo estilo desse encerramento ou até mesmo criando versões live-action dela. A obra acabou ganhando muita popularidade nessa brincadeira, mas claro que nada tira o mérito do quanto a história cativava muito bem.

Durarara!! – Abertura 2

Rookiez Is Punk’d – Complication

Eu diria que é a minha música favorita não só da obra, mas como dos animes em geral. Complication foi o primeiro maior sucesso da banda Rookiez Is Punk’d, o que rendeu à banda muitos frutos no futuro como participações em animes “grandes” como Ao no Exorcist e um reconhecimento mundial a ponto de até mesmo virem pro Brasil várias vezes. No entanto, tudo isso infelizmente não impediu a banda de se separar agora em 2019. Claro, essa música foi o estopim para reconhecermos o grande talento do Rookiez Is Punk’d, que com certeza deixará saudades.

Durarara!! – Encerramento 2

On/Off – Butterfly

Eu diria que é umas das músicas mais impopulares da obra no geral. Ela entrega uma música muito boa, mas realmente não se destaca muito, e até mesmo sua animação, apesar de seguir muito do primeiro encerramento, não chama a atenção e não teve tanto da repercussão da primeira. Mas, claro, é um ótimo encerramento feito pelo On/Off, uma banda muito conhecida por sua música em Vampire Knight, que parece combinar mais no estilo da banda.

Durarara!!×2 Shō – Abertura

Okamoto’s – Headhunt

E depois de muito tempo após a primeira temporada, tivemos a volta de Durarara!!, mas dividido em três partes. Começando com a temporada Shō, já vemos a obra voltando com suas aberturas em um ritmo diferente com um garage rock com o Okamoto’s, lembrando muito a primeira abertura do Theatre Brook. Apesar do ritmo de Headhunt parecer começar bem fraco, seu refrão pega muito forte e vicia muito bem, sem contar que essa pegada de garage rock, que é bem diferente do convencional dos animes, combinou de um jeito bem natural com a obra.

Durarara!!×2 Shō – Encerramento

Three Lights Down Kings – Never Say Never

A volta de Durarara!! veio com muitas referências à primeira temporada, e com certeza essa foi uma bela referência ao primeiro encerramento, que, como eu, disse fez muito sucesso e chamou a atenção de muitos por causa da popularização dela. Infelizmente, não vimos o mesmo acontecimento de esse encerramento viralizar também, mas fomos apresentados a uma incrível banda chamada Three Lights Down Kings, que viria a ganhar muito destaque em Gintama, que, aliás, se aproveitou de muitas bandas que ganharam destaque por causa de Durarara!!.

Durarara!!×2 Ten – Abertura

Toshiyuki Toyonaga – Day You Laugh

Day You Laugh, que é cantada pelo dublador de um dos personagens que eu diria um dos “principais” da obra, é uma boa surpresa. Mantendo o ritmo diferente já padrão das aberturas de Durarara!!, é uma das aberturas que eu confesso ter tido um estranhamento de início, mas com o tempo acabei percebendo a qualidade da música e acabei gostando bastante e percebendo o quão bem ela combinou com o anime.

Durarara!!×2 Ten – Encerramento

Revalcy – Exit

Eu diria que foi outro encerramento bem impopular acredito que por não ter muito destaque, mas incrivelmente é uma ótima música de um banda que eu diria muito desconhecida, até mesmo para pesquisar sobre ela é uma dificuldade grande.

Durarara!!×2 Ketsu – Abertura

Flow – Steppin’ Out

E vamos para a última abertura, na qual temos nada mais, nada menos que uma das bandas mais conhecidas no mundo dos animes: o Flow. Banda conhecida pelo seus sucessos em Naruto, teve sua aparição triunfante na última saga do anime, trazendo uma música bem divertida, apesar de meu maior problema ser que não parece ter combinado com a premissa das outras aberturas de trazer um estilo bem diferente do convencional. Mas, claro, até que para o padrão do Flow essa música foi bem diferente do convencional, o que acabou me fazendo gostar bastante até da abertura.

Durarara!!×2 Ketsu – Encerramento

Penguin Research – Joker ni Yoroshiku

Eu diria que facilmente esse é o melhor encerramento, para mim pelo menos, de toda a obra. Trazendo uma banda bem desconhecida, mas com muito potencial, o Penguin Research trouxe uma música incrível, com tanto destaque a nível até mesmo de abertura. Claro, por ser um encerramento eu diria que não fez tanto sucesso quanto as aberturas, mas digo facilmente que é uma das melhores músicas da obra.

Considerações finais

Para finalizar, eu diria que Durarara!! foi um dos melhores animes da década. Apesar de ser um anime difícil de explicar para as pessoas e ser um pouco underrated comparado a muitos obras por ai, Durarara!! recebeu o carinho de uma fanbase bem fiel que descobriu o anime pela sua qualidade e terminou de um jeito nobre. Apesar de parecer ter muita coisa da história cortada na adaptação, ela entregou muito bem o que precisava entregar.