Lançado em 1987 pela Technos, Double Dragon é simplesmente um dos maiores jogos de arcade já lançados. Seu enorme sucesso e jogabilidade, juntamente com Final Fight, fizeram os beat ‘em up se tornarem extremamente populares a partir do final da década de 80.

Apesar de toda a repercussão em volta de Double Dragon, o jogo foi criado para suceder outro sucesso da Technos Renegade, outro clássico que foi baseado em um game japonês chamado Nekketsu Kouha Kunio-kun – porém, trazendo consigo algumas novidades.

O que mais chamava atenção era a adição do modo cooperativo para dois jogadores, justificando assim o nome do jogo. Outro ponto a se destacar foi o acréscimo da possibilidade de tomar as armas dos inimigos para atacá-los.

A história do game se baseia nos irmãos Billy Lee e Jimmy, seu irmão gêmeo. Em uma versão destruída da cidade de Nova Iorque, fruto de uma guerra nuclear, os dois irmãos, mestres em artes marciais, devem enfrentar os mais variados tipos de inimigos para conseguir resgatar Marian, a namorada de Billy, que fora sequestrada por uma facção criminosa da cidade – denominada Black Warriors.

Diante disso, os jogadores vão atravessando as fases do jogo em quatro cenários: as ruas da cidade, uma fábrica, uma floresta e o esconderijo dos inimigos da dupla, os Black Warriors. Os inimigos podiam carregar vários tipos de armas, como facas, tacos de beisebol, chicotes, bananas de dinamite etc.

Além disso, algumas fases possuem desafios, que o jogador deve superar para não perder a vida. Ao final de cada uma das missões, deve-se enfrentar um dos chefões, sendo que o último é o líder da facção criminosa, Willy.

O sucesso de Double Dragon rendeu ao jogo várias adaptações, para os mais variados consoles, como NES, Sega Master System, Atari 2600, Atari 7800, Game Boy, Mega Drive, Atari Lynx, Game Boy Advance, Mobile, Zeebo e até mesmo uma versão de NES para Wii e de Game Boy para o Nintendo 3DS. E não parou por aí!

O game ganhou uma adaptação também para as telonas, em 1994. Estrelado por Mark Dacascos e Scott Wolf, nos papéis da dupla protagonista da franquia, o filme se passava também em Nova Iorque, mas dessa vez os irmãos deveriam impedir que um poderoso medalhão chinês caísse nas mãos das forças do mal.

Confira um pouco do gameplay do jogo: