Toradora é um dos lovely comedy de maior sucesso entre os fãs otaku no Brasil. Em 02 de outubro próximo o animê completará seus 10 anos de exibição. Conquistando muitos fãs por esse caminho, a trama de Yuyuko Takemiya com ilustrações de Yasu finalmente chegou ao país tropical em seu formato orginal: light novel.

Publicado por aqui pela Editora NewPOP – a casa das light novels até aqui – o primeiro volume trouxe mais do que uma bela impressão. Trouxe a certeza de que a história de amor adolescente entre Taiga Aisaka e Ryuuji Takasu é bem mais emocionante do que já estamos acostumados.

A fim de ficar fácil de se compreender, o volume 01 da trama foi adaptada nos dois primeiros episódios da série de TV. Com seis capítulos, o livro é muito gostoso de ler e tem um desenvolvimento bem mais aprofundado (algo já esperado). Esse aprofundamento é bem mais trabalhado entre o relacionamento de Ryuuji e Taiga, que convivem um bom tempo no começo do ano escolar. Ainda não há o desabrochar do romance como já sabemos, mas há uma solidificação do vínculo com muita intensidade.

Sobre a versão brasileira fica registrado aqui o nosso parabéns à equipe NewPOP. Após muitos puxões de orelha por parte dos fãs-consumidores das light novels No Game No Life e Fate Zero, que apresentaram muito erros ao longo de seus volumes (a primeira ainda em publicação, mas com melhorias), o time de revisão da empresa acerta em produzir não só uma boa tradução, mas sim um bom texto. Fluído e respeitando as regras gramaticais e ortográficas.

Fora isso a light novel é bem simples. Não sendo do segmento Isekai e também não sendo de Fantasia, a obra é um respiro para quem buscava outro tipo de leitura inspirado em seus animês preferidos. Toradora consegue conquistar o leitor nas primeiras linhas numa construção de ambientação bastante envolvente e com descrição realistas o suficiente. Revela-se assim o bonito trabalho da hoje não tão jovem Yuyuko Takemiya.

Toradora é seu segundo trabalho. Lançada em 2006, a light novel foi publicada originalmente pela ASCII Media Works (subsidíaria do grupo Kadokawa Shoten) na famosa revista especializada Dengeki Bunko Magazine após o relativo sucesso de Watashitachi no Tamura-kun, seu primeiro livro como profissional. A obra de 2006 abriu espaço para diversos trabalhos e um terceiro livro chamado Golden Time (que também virou animê).

Não há muito o que se falar de Toradora a não ser que a trama tem tudo para ficar melhor nos próximos volumes com a aparição da encrenqueira Ami Kawashima. Também deixa-se a curiosidade ao fãs que não saibam e possam vir a ter interesse. Além dos dez volumes prometidos pela NewPOP que contam com a trama original, Toradora ainda tem uma série de light novels spin-off com três volumes que reúnem quatro capítulos extras da obra original publicado em formatos especiais (três em uma antologia de light novels e outro lançado de forma exclusiva com brinde para fãs que adiquiriram o último OVA da série de TV).

A nota para a versão brasileira de Toradora é 10!

Até a próxima e… Sayonara!