Terminou na última sexta-feira (25) a primeira temporada do animê Shokugeki no Souma e em poucas palavras a animação é cativante e suculenta, se me permite o trocadilho. A premissa de se tratar de um enredo sobre culinária foi um desagrado inicial para muitos devido ao fato de esse tipo de narrativa não render muito, mas mostrou que tal não é tão ruim assim, mas eu me apaixonei!

Infelizmente isso ainda é um peso a ser contado quanto ao que a indústria japonesa vem buscando como sucesso, com dois cours (Primavera-Verão) totalizando 24 episódios, Shokugeki no Souma não foi muito bem durante as vendas do seu primeiro Blu-Ray Disc, o que provavelmente acarretará no cancelamento do projeto de uma segunda temporada, embora tenha se deixado a estória pela metade.

É com base nessa informação que estúdio e licenciadores se propõem a produzir ou não a continuidade do animê. Grupos brasileiros de fãs da aventura culinária estão sempre de olho nas atualizações, mas ao que parece isso está mais do que certo que não haverá (o que é uma pena).

Animês com esse tipo de enredo não são incomuns. Ao menos quando se pensa inicialmente em shoujo mangás, moda, música, esportes… Esses são ambientes que estão sendo sempre abordados nas animações nipônicas atualmente, até mesmo os shonen mangás tem, às vezes, esse diferencial narrativo como é o caso de Toriko, que também trata de culinária, mas de um ponto de vista bem fantástico ultrapassando os limites do surreal.

Shokugeki no Souma se enveredou por uma proposta diferente. Com uma proporcionalidade maior de realismo quanto ao mundo da culinária, o animê exaltou o universo gourmet com a introdução da “batalha pelo melhor prato”.O que de fato existe, se você conhecer alguém do ramo e tiver coragem de perguntar para ter certeza.

 

 

Inserir essa atmosfera no cotidiano de adolescentes colegiais foi a ideia que Yuto Tsukuda (roteiro) e Shun Saeki (ilustração) tiveram para ambientar as páginas famosas da Weekly Shonen Jump. Oriundos do universo dos hentais mangás, os dois contam com a colaboração de Yuki Morizaki (chef de cozinha), que faz a consultoria técnica para as receitas que nos enchem os olhos ao acompanhar a animação e essa combinação – comédia, comida e ecchi – foi das melhores já vividas por este que vos escreve.

Deixando essa questão do animê de lado, quem (assim como eu) está acompanhando o mangá de Shokugeki no Souma sabe que muita coisa louca já rolou e ainda vai rolar, contudo confesso que fico sem fôlego a cada novo capítulo, mas não só pelos pratos magníficos como também pelos conflitos que vem se desenvolvendo. O capítulo da semana passada (N° 136) foi uma coisa de matar qualquer um!

Voltando ao que importa! Durante o animê você pode ver como a culinária é uma ciência/arte cheia de mistérios e coisas inusitadas, cada prato é um mundo novo de descobertas! Mesmo que você dê os mesmo ingredientes a 300 pessoas cada uma delas pode te surpreender de maneiras diferentes.

Por isso a Hikari – que sempre inova quando o assunto é Cultura Pop Japonesa  ­–, resolveu trazer alguns dos destaques culinários que pudemos apreciar com olhos e deram muita água na boca! Um TOP 05 com o que de melhor o protagonista título da série, Yukihira Souma, preparou durante essas 24 semanas de muito sabor, aromas e erotismo. Esse levantamento contou com  ajuda do Youtube com vídeos caseiros onde se pode aprender a preparar essas delícias. Se você tem talento para cozinhar e também é fã do anime… Mãos à massa!

(P.S.: Os vídeos estão em inglês tanto áudio quanto as legendas. Então tanto dicas e nomes de ingredientes estão em língua estrangeira, mas se você acompanhou o anime e já tem um pouquinho de conhecimento da culinária oriental não vai encontrar tantos problemas assim!)

Assim sendo… Itadakimasu!

 

TOP 05 – SUMIRE KARAAGE ROLL

Em quinto lugar trazemos o Sumire Karaage Roll, esse prato aparece na metade do animê. Souma e seus amigos entram de férias da Academia Tootsuki de Culinária e Cerimônia do Chá e ele aproveita para visitar o restaurante do pai, lá descobre que uma loja especializada em Karaage afastou os clientes do distrito comercial, onde ele mora.

Para retornar a situação ao que era antes e evitar a falência das lojas de seus vizinhos e amigos ele desafia a proprietária do lugar com sua adaptação do tradicional fritura da culinária oriental e  para isso ele prepara uma versão fast-food do prato: O Sumire Karaage Roll.  É claro que ele venceu essa! Quem não adoraria comer Karaage no cone?!

Mas o que é Karaage? Em poucas palavras, trata-se de uma técnica japonesa que consiste em fritar alguns tipos de alimentos, na maioria das vezes, a carne, frango ou peixe em óleo. Normalmente seu tempero é baseado em molho shoyu, alho, gengibre, saquê e revestido por uma camada de farinha de trigo temperada ou amido de milho e frito num óleo leve.

Vale ressaltar que é diferente, por exemplo, do frango à milanesa, pois o frango fica bem crocante por fora e muito suculento por dentro, também costuma ser utilizado nos Donburis.

Confira o vídeo com o preparo do Sumire Karaage Roll de Yukihira Souma:

 

TOP 04 – APPLE RISOTTO

O quarto lugar ficou com o Apple Risotto (Risoto de Maçã) prato também do menu de Yukihira Souma. Esse prato é bem legal porque marca a 490ª derrota de Souma para seu pai em duelos culinários, sem ganhar ao menos uma vez, o protagonista se mostra um mau perdedor com estilo, preparando um prato cheio de sabor e vitalidade para que esteja a fim de se recuperar de uma ressaca.

Risoto todo mundo sabe o que é e como fazer. É simplesmente tornar o arroz visivelmente suculento ao se utilizar temperos e acompanhamentos diversos e no caso do prato de Souma o destaque é o suco de maçã usado para cozinhar o cereal. Um sabor doce e cítrico deve preencher a boca de quem prova um desses hein?!

Confira o vídeo com o preparo do Apple Risotto de Yukihira Souma:

 

TOP 3 – CHALIAPIN STEAK DON

O terceiro lugar já é um prato bem mais elaborado: o Chaliapin Steak DON! Com sua vida escolar em jogo, Souma enfrenta seu primeiro Shokugeki contra a Mestra das Carnes (Meat Master), Ikumi “ Nikumi” Mito. A loira sensual que de primeira ameaça o protagonista, se rende aos seus pés após provar o Donburi especial preparado pelo ruivo, que se atribui de uma boa porção de cebolas para deixar sua carne tão suculenta quanto a peças de carne A5 usadas pela adversária e assim conquistando também todos os jurados da disputa.

Mas o que é um Domburi? Bom, literalmente significa tigela. Frequentemente abreviado para "don", é um prato japonês de arroz na tigela, contendo peixe, carne, vegetais ou outros ingredientes parecidos juntos, servidos em cima do arroz. Este prato é servido em um vasilhame que também é chamado de donburi, que é uma tigela maior do que o chawan, normalmente usada para servir arroz.

Especializado em comida popular Souma não vê tanta dificuldade em enfrentar a diferença na qualidade técnica dos ingredientes e prova para Nikumi que um bom Donburi é aquele que privilegia todos os ingredientes e não só a carne. Merecidamente este é o prato do terceiro lugar. Servido?

Confira o preparo do Chaliapin Steak DON de Yukihira Souma:

 

TOP  02 – TRANSFORMING FURIKAKE GOHAN

Não! Não! Não tem nada a ver com o filho mais velho de Goku ou com o universo de Dragon Ball, com certeza para nossa equipe o Transforming Furikake Gohan é o segundo prato mais suculento feito por Yukihira Souma durante o animê. Todo mundo sabe que gohan em japonês quer dizer arroz. Especialista em comida rápida, Souma se vê em frente ao seu primeiro grande desafio ao enfrentar o teste de admissão da Academia Tootsuki de Culinária e Cerimônia do Chá.

Diante daquela que foi a anti-heroína mais amada das temporadas de Primavera e Verão em 2015, Nakiri Erina, que insiste em rejeitar a culinária do protagonista mesmo que no fundo saiba que ele tem talento, Souma é o único de centenas de concorrentes que decide preparar um prato que agradasse a “Língua de Deus” usando o ingrediente por ela apresentado: Ovos.

Mas o que significa Furikake? Em linhas gerais é um condimento seco da culinária do Japão que deve ser colocado em cima do arroz. Ele consiste, tipicamente, de uma mistura de peixes secos e moídos, sementes de gergelim, algas picadas, açúcar, sal e glutamato monossódico. Outros ingredientes saborosos como o katsuobushi (às vezes indicado no pacote como Bonito), ou okaka (flocos de bonito molhados com shoyu e secados novamente), salmão, shiso, ovos, miso em pó, vegetais etc. são frequentemente adicionados à mistura.

Sem poder se utilizar de tantos ingredientes e tendo que ressaltar o sabor do ovo, Souma literalmente transforma o Furikake em uma saborosa massa/omelete que derretem no arroz, sem dúvida estilo e singeleza na hora de cozinhar!

Confira o preparo do Transforming Furikake Gohan de Yukihira Souma:

 

TOP 01: “GOTHA” Pork Roast!

Esse sem dúvida merece o primeiro lugar pelo simples fato de ser o primeiro prato que Yukihira Souma prepara diante de nossos olhos: o "Gotha" Pork Roast! Após ter seu restaurante invadido por uma corretora de imóveis corrupta, Souma é colocado diante de um grande desafio: fazer com que a mulher desista de tentar comprar o estabelecimento de sua família lhe preparando o melhor prato que puder!

Para dificultar sua vida os capangas da vilã destruíram todos os ingredientes da dispensa e Souma acaba tendo que fazer mágica com um punhado de batatas e tiras de bacon que havia acabado de comprar. O resultado como você deve imaginar foi uma vitória esmagadora do jovem cozinheiro!

Confira o preparo do “GOTHA” Pork Roast de Yukihira Souma:

 

MENÇÃO HONROSA:

Antes de fechar essa matéria gostaria antes de citar um sexto prato que também me agradou muito. E não, ele não pertence ao menu do Yukihira. O prato de que falo são os endeusados Ovos Beneditinos feitos por Nakiri Erina durante o Acampamento de Verão. Esse prato típico do café da manhã em hotéis do mundo inteiro foi o melhor preparado durante o desafio final desta fase do animê, o que mostra que Souma não é o único grande artista da cozinha.

Confira o preparo e a receita completa  do Ovos Benditinos aqui!

 

 

Bom, essa é a humilde homenagem que a Hikari e a Rádio J-Hero fazem aos milhares de fãs brasileiros que amaram (e amam) Shokugeki no Souma e vale lembrar que no mangá a aventura continua e muita coisa boa já aconteceu, mas não cabe a este texto falar disso.

Os criadores do mangá, outro dia desses, se espantaram ao receber um tweet de fãs brasileiros que acompanham seus trabalhos (não fui eu e estou triste por isso). Eles não tinham ideia da dimensão de seu material, é certo que o anime só popularizou mais ainda a série no Ocidente.

Se minha simples opinião conta para alguma coisa… Seria interessante se surgisse uma petição pedindo uma continuação do animê com exibição exclusiva via streaming (Shokugeki no Souma esteve entre as atrações do pacote de animês do Crunchyroll no mundo inteiro). Já que o problema são os japoneses está mais do que na hora da indústria de entretenimento nipônico focar em produções exclusivas para o Ocidente.

Por lá o mangá vai muito bem obrigado, entretanto, se não podemos provar ou cheirar, ver a comida sendo preparada na animação mexeu com nossas pupilas e sensores degustativos.

Encerro este texto com a frase mais marcante de Yukihira Souma. Se todos recebem com alegria seus belos pratos e após comerem o agradecessem ele simplesmente respondia:

“Não por isso!”

 

NOTAS:

1.       Os vídeos de preparo dos pratos são todos de autoria do usuário immanuelbear da plataforma virtual Youtube.com

2.       O vídeo “Como fazer ovos beneditinos” pertence ao canal Allrecipes Brasil, que é especializado em culinária.