Olá, seres que vivem em um universo paralelo ao mundo onde habitam monstrinhos digitais. Como estão?

Nesse mês que passou, resolvi resgatar um anime que foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida enquanto um pequeno Lunei se formava em mim. Estou falando de Digimon. Há mais de 10 anos atrás, ele mostrava as aventuras de crianças escolhidas para consertar os problemas no universo digital, acompanhadas de criaturas fantásticas que adquiriam formas super poderosas através dos digivaices e dotadas de vilões insanos que, mesmo infantilizados, pareciam sair de filmes de terror.

Ao rever, dessa vez em japonês, consegui um misto de nostalgia com uma sensação de renovação. Pude perceber que, mesmo com as limitações da época, Digimon Adventures ainda nos dias de hoje contém um ritmo ótimo, um enredo fantástico e repleto de questões sociais, como a superestimação da figura de um líder – mesmo que ele não seja o mais apto para isso, problemas de família, a subestimação de alguém que pode ter muito que mostrar, a ironização da figura feminina… Enfim, há uma contemporaneidade bem grande presente.

Pois bem, resolvi reunir 10 dos melhores momentos dessa série animada aqui na Parada J-Hero! dessa semana, embora existam muitos mais que devem ser recordados. Mas, vamos lá…

10º lugar – A casa do Devimon

Com todo um clima soturno após as crianças digiescolhidas encontrarem essa mansão, onde podem relaxar e esquecer um pouco dos problemas passados até aquele momento na Ilha Arquivo, elas são atacadas pelos ferozes Orgemon e Leomon (sob efeito de engrenagem negra), comandados pelo grande chefe do local, o devastador Devimon.

O que mais me agradou nesse episódio foi a desesperança ocasionada no grupo ao notarem que não tinham salvação se não lutar. Fora o ar de filme de horror que pode ser simulado.

9º Lugar – Bakemon sendo derrotado pela oração

Outro momento bizarro que acabou tendo um resultado genial. Após o grupo ser separado em eventos ocorridos na citação anterior, Joey e Sora acabam se vendo presos em um local com humanos mascarados que ocorre um culto estranhíssimo.

Mais tarde, descobrem ser uma invocação para o mestre Bakemon. Para derrotá-lo, os jovens usam orações sagradas que enfraquecem o fantasma.

8º lugar – Patamon digievolui para Angemon

[

Eis que então ocorre a grande batalha contra o poderoso Devimon. Este, em formato gigantesco após se fundir com Orgemon, mostra-se quase indestrutível para o grupo naquele nível. Entretanto, ninguém contava com a evolução incrivelmente poderosa do Patamon, Digimon “fracote” do TK, para o divino Angemon.

Ele, com seu poder sagrado, conseguiu facilmente derrotar o demônio. Entretanto, a carga e poder usada foi tão alta que o Digimon retorna ao estado de Digitama (um ovo).

7º lugar – Picklemon e a referência a Karate Kid

Após fugirem da Ilha Arquivo e se perderem no deserto de Etemon, os digiescolhidos são amparados pelo pequeno Picklemon.

Essa fadinha lhes dá alguns ensinamentos, guiando-os na luta contra o estranhíssimo macaco rockstar que os perseguia. É nítida a referência ao filme Karate Kid.

6º lugar – Mimi cantando para o Gekomon

Um dos momentos mais engraçados desse anime. Aqui, a linda companheira de Palmon e portadora do brasão da Pureza (Sinceridade), Mimi, resolve se aproveitar das mordomias concedidas pelos seguidores do gigante Gekomon. Isso, pois apenas a sua voz afinada seria capaz de libertá-lo do grande sono que estava tirando.

Grandes cenas hilárias saíram desse episódio, como a tentativa do Agumon e do Gomamon de cantarem, que foi bem ruim, tal como as de Tay e Joey. Outra foi quando Palmon tentou gravar a canção escondida de sua amiga, o que falhou. E lógico, a emocionante cena em que a digiescolhida se redime e, finalmente, solta sua voz. Pena isso também ter tido resultados trágicos…

5º lugar – Pumpkinmon e Gotsumon

Em certo momento, há um novo inimigo chamado Myotismon. Esse vampiro resolve ir ao mundo real buscar a oitava criança escolhida e destruí-la. Junto com ele, alguns outros monstrinhos vieram e, dentre eles, essa dupla. Mais preocupados em se divertir pela cidade que cumprir as ordens dadas.

Pumpkinmon e Gotsumon fazem a festa e causam grandes dores de cabeça aos irmãos TK e Matt quando resolvem pregar peças nos moradores daquele centro comercial. Esse é um dos episódios mais divertidos e com dos finais mais emocionantes.

4º lugar – A morte do Wizardmon e a digievolução da Tailmon

Wizardmon é outro dos monstros digitais que vieram para a Terra encontrar a criança restante. Entretanto, esse bruxo não é do mal e apenas ajuda a gatinha Tailmon em suas ambições.

Após trair Myotismon, ele é morto. Isso dá poderes à Kari, que evolui sua Digimon em Angewamon, resultando em uma das melhores lutas do anime.

3º lugar – O arco do Pinnochimon

Chegamos ao pódio. Já na reta final, esse ser doentio que faz parte do grupo dos Mestres das Trevas e comanda as florestas do digimundo se mostrou um dos maiores psicopatas dessa estória. Pinnochimon exalava uma aura que misturava a inocência de uma criança com a maldade de um serial killer.

Outra das melhores cenas do desenho foi a que esse vilão perseguiu TK com uma pistola, atirando para matar como se estivesse em um jogo. Bronze para esse capeta em forma de boneco.

2º lugar – Piedmon, outro psicopata

Na segunda posição desse pódio temos todos os momentos protagonizados por esse grande vilão. Líder dos Mestres das Trevas, esse palhaço frio foi o pior de todos os inimigos enfrentados. Ele nocauteou quase todos os Digimons com seus ataques. Depois, os transformou em chaveirinhos.

Perseguiu todos como se fossem baratas e só foi derrotados com a junção da evolução do mais poderoso Digimon do grupo, Angemon, em Holyangemon, junto com todos da equipe e mais a ajuda de amigos.

1º lugar – O desabafo do mal

Indo por uma linha completamente inusitada, o discurso final desse ser – que é a própria distorção causada no Digimundo e na Terra – conseguiu soar uma tanto impactante para aquele contexto.

Apocalymon foi criado a partir da tristeza dos Digimons mortos e esquecidos. Há toda uma aura de injustiça, não delimitando se ele deveria ser mesmo um vilão.

Um bom final e nada clichê, pelo menos não para a época.

Enfim, é isso ai, galera! Digimon foi um anime que me marcou e gostei muito de rever. Farei isso com mais alguns durante esse ano, já que adoro uma nostalgia.

Querem deixar uma sugestão para um top 10? Escrevam aqui nos comentários!

Abraços!