Bom dia, boa tarde, boa noite, independentemente do horário que estão lendo, sejam bem-vindos ao primeiro e único: Falando de Amor! da J-Hero.

No último dia do mês trago para vocês um shoujo que já queria falar algum tempo, desde que soube que seria licenciado aqui no Brasil, esperei ansiosa (muito) e finalmente chegou em minhas mãozinhas, ooh felicidade!

Então sem maiores delongas: sobre o que se trata Vitamin? Bullying, tal como Hana Yori Dango, são situações violentas feitas pelos próprios alunos, mas com um contexto ignorado no último: sexo. A culpa do sexo, como se este fosse condenável, e talvez seja, dentro da sociedade japonesa, e porque não dizer, da brasileira também?

Vitamin

Editora Responsável – Japão: Bessatsu Friend – Kodansha / 2001

Editora Responsável – Brasil: JBC / 2015

Mangaká: Keiko Suenobu

Preço de Capa: R$14,90

Vitamin ganhou o prêmio de Melhor Mangá Shoujo da Kodansha em 2006. Sendo a obra de maior sucesso e até o momento, o ponto alto da carreira de Suenobu-sensei.

Storyboard: A história é centrada na personagem Sawako, uma garota normal de 15 anos, com um namorado legal e bem-visto, e estudante de uma escola rígida, disciplinada e reconhecida, escola que alias, a garota entrou para fazer o desejo dos pais.

Sawako é a irmã mais nova, a irmã mais velha já saiu de casa e esteve na faculdade, morando apenas com os pais, a mãe dona de casa e o pai um trabalhador assalariado, você percebe que se trata de uma família comum, um retrato de um lar que poderia ser o seu ou qualquer cidadão japonês.

A garota normalmente não costuma sair com as suas amigas e colegas de classe, estando sempre com o seu namorado, Kouta, que a ajuda a estudar e lhe faz companhia. Um garoto perfeito? Não, apenas um garoto normal.

Já no início você entende a índole do garoto, alguém sem muita coragem e que segue a sua vida, também fazendo o que é esperado. A única coisa de diferente que Sawako faz das suas colegas, além de ter um namorado, é fazer sexo com ele.

Não é algo maravilhoso, não é algo fantasiado, comum em shoujo (até me surpreendo essa obra não ser considerada josei), muitas vezes com insistência e obrigada por Kouta, ela acaba transando com o garoto, que não costuma ouvir os seus apelos negativos.

Trata-se de um claro relacionamento abusivo, e por que ela não termina? Porque acredita que o sexo, mesmo que ruim, seja o seu papel na relação, e também porque prefere ignorar o lado ruim dele, afinal, ele é tão bom em outros pontos, e sempre pede desculpas.

Em uma das vezes, ela o encontra na escola, ao fazer um favor para o professor, e Kouta a obriga a transar, ela acaba sendo vista por alguém, mas Kouta promete protegê-la e assumir a responsabilidade, caso alguém comente.

Como Sawako temia, o assunto toma conta da escola, fica na roda de fofoca dos alunos e a garota passa a ser alvo das ofensas e ações cruéis dos colegas. Por que só ela? Situações umas piores que as outras, no qual Kouta se exime e a abandona covardemente.

É como uma rede de papéis, cada um fazendo o papel determinado, fingindo agir conforme o que foi acordado, professores, alunos, Kouta ou Sawako, todos eles tentando agir conforme o ordenado, mesmo sentindo que aquilo é errado.

Quando um sai da linha, é usado como bode expiatório, ignorando toda e qualquer emoção que a vítima possa sentir. O objetivo é pensar apenas em si mesmo e no que os outros vão pensar. Você defenderia uma única garota e se colocaria em perigo no lugar?

Spoiler Zone

As cenas no mangás são fortes, Sawako passa por situações que vai fazendo-a perder a esperança nos colegas, na escola, em seus professores e em sua família, ela perde a fé no futuro e cada palavra dizendo que “não é nada demais” é como uma faca em si mesma.

Kouta ao ser pressionado, já nega estar com ela, sendo o namorado traído, sua vida segue normalmente, enquanto Sawako se afunda cada vez mais, ao ponto de tentar suicídio, ao deixar de ir na escola totalmente, tendo crises estomacais até ao colocar os pés fora de casa. Ela encontra no seu sonho de infância, ser mangaká, uma fuga para fugir das responsabilidades e do bullying que a cerca na escola.

O momento em que rasgam as suas roupas, pintam o seu corpo, ou até mesmo, quando a mergulham na água da privada são apenas algumas mostras das crueldades que ela sofreu e que realmente me deixaram chocadas e tristes por saber que com alguém isso com certeza já aconteceu.

Opinião: O que torna tudo mais doloroso é que em vez de notarem um problema em Sawako, os adultos ao seu redor apenas a encurralam ainda mais com o discurso de “você deve ir, é para o seu próprio bem”. Entendo a posição da mãe que não quer ver a filha ter uma vida difícil como hikikomori, porém a maneira firme que ela age com Sawako acaba piorando a situação. Ela tenta ao seu modo resolver a situação, mas ambas estão erradas, Sawako por não contar e a sua mãe por não compreender, acabam se encurralando.

O pai serve como mediador nesse ponto, deixando Sawako fazer o que quiser e convencendo a sua esposa a dar um tempo para ela, mas mesmo assim, percebe-se a esperança de tudo voltar como era, o que não tem como acontecer, pois cicatrizes assim não somem.

O mangá é uma mostra que nem todo shoujo vai ter romance, através de momentos fortes e muitos feelings você acompanha Sawako na sua busca por ela mesma, procurando o que lhe dá forças para continuar, a sua vitamina para a vida. Ela encontrou o mangá, tal como a autora, e você: qual a sua vitamina que lhe dá forças para continuar?

Aproveitem bem a matéria, se já leram o mangá, deixem o seu comentário sobre a obra e se aprovaram, o seu curtir também, pois a divulgação é importante sempre! Caso não tenham lido, fica a dica deste mês e até Fevereiro, no qual trarei um yaoi bem fofo! <3