Ao completar seus 18 anos, Chén Qīngqīng é obrigada a se casar pelo seu avô; porém, por não ser esse o seu desejo, ela decide fugir e vai para a cidade onde seus pais se conheceram, pois sua vontade é cursar a mesma faculdade que seus pais.

Ao chegar na cidade onde seus pais se conheceram, Chén Qīngqīng conhece Sītú Fēng, um famoso cantor pop que é herdeiro de uma família rica e que não concorda com o casamento de seu pai. Após o show de Sītú Fēng, ele começa a fugir dos guarda-costas de seu pai que foram buscá-lo para participar do casamento do mesmo, ao mesmo tempo que Qīngqīng está fugindo dos guarda-costas de seu avô que foram buscá-la para voltar para o próprio casamento. Assim, os dois se ajudam, e a estória de cada um começa a se entrelaçar cada vez mais.

Qīngqīng logo descobre que, além de Sītú Fēng estudar na mesma universidade, são da mesma sala e ainda por cima terão que dividir a mesma mesa. Todas as garotas são loucas por Sītú Fēng, menos ela, que faz questão de deixar claro que ele não tem nada demais, muito pelo contrário.

Entretanto, Qīngqīng acaba se aproximando de Gù Nánxī, melhor amigo do Sītú Fēng. Com o tempo os três vão virando grandes amigos, e a amizade de Qīngqīng e Sītú Fēng acaba incomodando Zhōu Xiānzǐ, amiga de infância e apaixonada por Sītú Fēng, mas que apenas a vê como uma irmã.

Paixão Imprevista está na plataforma da Netflix com apenas uma temporada com 30 episódios, cada um com duração média de 30 minutos.