Lançado em 26 de setembro de 1986 para o Famicom Disk System, Castlevania é um jogo de plataforma em que o jogador assume o papel do caçador de vampiros Simon Belmont, portador do lendário chicote Vampire Killer, a arma definitiva na luta contra Drácula e seu exército.

Dirigido por Hitoshi Akamatsu, Castlevania foi desenvolvido buscando passar aos jogadores a visão de um diretor de cinema, sendo até a tela inicial do jogo um rolo de filme. Durante a campanha, o jogador deve eliminar as mais diversas criaturas das trevas, como múmias, a Medusa, esqueletos e até mesmo o Frankenstein como um dos chefes.

A presença desses elementos de terror em um jogo como Castlevania abre espaço para uma reflexão: o quão extensa é a influência da cultura do terror/horror estadunidense no Japão? Já é de conhecimento geral que, após a Segunda Guerra Mundial, o Japão foi vitima de uma forte pressão política dos Estados Unidos. Como resultado, houve um processo de americanização sobre a cultura nipônica, em que muitos dos elementos originários da América passaram a ser itens comuns do dia a dia dos japoneses.

Filmes e séries de televisão estadunidenses receberam adaptação e passaram a ser exibidas nas redes de televisão do território japonês.

Dia das Bruxas

A influência dos Estados Unidos não se limitou apenas à televisão, como também implicou na criação de novas datas comemorativas. Assim como nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas é comemorado no dia 31 de outubro, e nesta data pessoas se juntam em diferentes regiões tais como Shibuya em Tóquio (equivalente à Times Square de Nova York), Ikebukuro e Harajuku. Milhares de japoneses se trajam com as mais diversas fantasias. Este acaba sendo um ponto positivo para a indústria japonesa, que se fortalece com a produção e venda de fantasias, alimentos e organização de eventos em geral. A abóbora, ícone do Halloween, já era um item presente na alimentação dos japoneses, o que evitou estranhamento por parte das pessoas.

Mídias adaptadas

A entrada de elementos estadunidenses no Japão se deu em maior parte por adaptações. O filme Frankenstein Japa Conquista o Mundo (1965), no estilo kaijū (gênero extremamente popular no Japão), Mulher Vampiro (Onna Kyūketsuki, 1959) e A Grande Guerra dos Fantasmas (Yōkai Daisensō, 1959) marcaram uma geração de adolescentes.

Sucesso do jogo graças à americanização

Para todos os efeitos, é natural que os desenvolvedores de Castlevania tenham sido expostos a obras de origem estadunidense. É fato que esse processo, apesar do produto do processo de americanização sobre a cultura japonesa, ajudou com a popularização do jogo no continente europeu e americano.

Castlevania rendeu duas continuações para NES (Castlevania II: Simon’s Quest e Castlevania III: Dracula’s Curse) e um remake para o Super Nintendo (Super Castlevania IV) antes de encontrar seu fim em 2019 com o título Castlevania: Grimoire of Souls, lançado para Android e iOS.