Preparem seus corações e suas mentes. Afiem seus pensamentos e se armem com suas opiniões. A coluna Be Different faz sua primeira aparição.

Olá, amigas e amigos. Sou Waizu-Kun e esta é minha nova coluna. Na coluna Be Different, as opiniões e as participações dos leitores serão de extrema importância, pois esta coluna só tem uma única função: ser feita para você.

Aqui tratarei dos mais diversos assuntos relacionados a games, animes, mangás e cultura oriental. Para dar o pontapé inicial na nossa jornada pela informação, eu começarei falando sobre um tema bem interessante: mangás e animes cancelados.  Então, vamos lá?

ぱすてる (Pastel)

Autor: Toshihiko Kobayashi

Bem, para começar a nossa lista, eu trouxe até vocês o mangá Pastel. Vocês podem estar se perguntando várias coisas agora, por exemplo: “Por que preferiu começar por Pastel?”; “Pastel não é comida?”; “Será que esse mangá é gostoso como o pastel de verdade?”. Calma, calma, jovens. Waizu-Kun irá esclarecer tudo agora.

Pastel é um típico mangá slice of life, escolar e comédia romântica, que são meus gêneros favoritos. No entanto, algum tempo atrás, os capítulos pararam de aparecer, estagnando na rota final do enredo. Quando eu descobri que não iria saber o final da trama, fiquei de luto durante um mês. Sério.

(Este é Waizu-Kun de luto.)

Pastel conta a história do intrigante jovem Tadano Mugi ("Mugi" significa "trigo" em japonês). Ele é órfão por parte de mãe e o seu pai, para piorar (ou melhorar), é um fotógrafo profissional que está sempre viajando por aí e nunca fica em casa, deixando Mugi morando sozinho.

Um dia, no entanto, durante o trabalho de meio período de Mugi em uma barraca da família de seu melhor amigo, ele encontra uma bela e misteriosa garota, que por uma série de fatores acaba vivendo em sua casa. Daí por diante a história vai girando em torno dos dois e de mais algumas outras garotas (perdi as contas de quantas).

O diferencial de Pastel é sem dúvidas a história. Apesar de parecer um clichê típico de mangá, é esse clichê que faz você continuar lendo. Uma história que cativa o leitor e o faz se simpatizar com os protagonistas. É isso que o mangá Pastel é.

Então, fugindo um pouco o tema do mangá, vamos Pensar Diferente. Aposto que muitos leitores, ao chegarem até aqui, estão pensando: “Que chato, um mangá clichê e sem ação, para que iria ler algo assim?”. E então entramos no fator opinião e, no entanto, não vou falar sobre isso agora. Irei falar somente sobre a história.

O que faz uma boa história? Ação? Drama? Comédia? Será que o que nos prende a um determinado anime ou mangá é sua história e seu gênero, e não sua fama? No caso da segunda, será que vale a pena ver ou ler algo que não te agrada apenas para se inteirar em um assunto ou grupo?

E mesmo que o mangá ou anime seja famoso, se você realmente gostar do gênero e se familiarizar com sua história, deixará de lê-lo ou assistí-lo, apenas por ser “modinha”?

Saindo do momento “Be Different” e voltando ao assunto Pastel, trago boas notícias aos fãs: o mangá não foi cancelado, e sim pausado devido a não tradução do mangá.

As scanlators responsáveis pelo projeto aqui no Brasil não possuem pessoal para fazer uma tradução direta do japonês, dependendo assim da tradução dos norte-americanos, que também pararam de traduzir devido à falta de pessoal nas scanlators. Com isso, ainda há uma possibilidade que no futuro ele volte a ser traduzido e que, assim, possamos conhecer o final dessa emocionante ilidia romântica.

Você gostou desta matéria? Concorda ou discorda com alguma coisa? Qual sua opinião sobre os assuntos aqui tratados? Tem sugestões de mangás e animes cancelados, ou de qualquer outro tema? Comente. Dê sua opinião.

E não se esqueça: “BE DIFFERENT!”.

Vemo-nos na próxima matéria. Aqui é Waizu-Kun saindo de cena.