Para entendermos melhor temos que saber que “Tokusatsu” é uma abreviatura da expressão Japonesa "tokushu satsuei", traduzida como "filme de efeitos especiais", essa expressão também serve para denominarmos as séries japonesas de super heróis, normalmente equipados com armas e maquinas de combate no intuito de proteger a terra contra as forças do mal. Para conseguirmos nos situar melhor, vamos utilizar a subdivisão clássica, nos atendo nesse artigo explicar cada um dos estilos.
 

ULTRAMAN: Esse estilo é considerado o mais clássico do gênero, pois este ainda hoje tem séries sendo exibidas em vários países no mundo, de regra conta a história de uma família de guerreiros da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano, para defender a humanidade contra forças alienígenas. Os guerreiros Ultra e seus inimigos normamente são gigantes, mas há várias versões deles com o tamanho natural. Ultraman estreou em 1966 Produzido pela TSUBURAYA PRODUCTIONS.
 

SUPER SENTAI: É, sem dúvidas, o estilo mais conhecido entre os brasileiros, é um tipo de série onde existem um grupo de guerreiros, normalmente com uniformes de cores diferentes, tendo normalmente o vermelho como líder, com poderes especiais e armas tecnológicas avançadas criadas por empresas ou vidas de outros planetas e trabalhando em conjunto para salvar a terra. A expressão “Sentai”, é de origem militar, significa esquadrão. E ficou muito popular no Brasil devido a séries como Changeman, Flashman e até mesmo com a série americana Power Rangers, baseada em séries japonesas. No Japão a primeira série do estilo foi ao ar em 1975 com o nome Himitsu Sentai Goranger, aqui no Brasil a primeira série a ser exibida foi Comando Estelar Flashman, pela TV Manchete em 1989.
 

METAL HERO: Foi um estilo que surgiu com a produtora TOEI COMPANY em 1982, com a série Gaban, bastante conhecida aqui no Brasil. No gênero é muito comum que seu protagonistas lutem sozinhos, mesmo tendo ajudas no decorrer da série, normalmente usam armaduras protetores e têm a sua disposição maquinas de combate como motos, carros e até mesmo naves. Aqui no Brasil as séries Jaspion e Jiraya ainda hoje são cultuados até por aqueles que não conhecem a fundo o gênero.
 

Nos próximos artigos falaremos mais sobre os outros gêneros que ainda iremos abordar.