Olá amigos otakus e fanático. Bom hoje a coluna Henshin dedica suas linhas ao um grupo de heróis que se dedica a salvar nossas vidas, os Metal Heros Rescue Team. São equipes especializadas em resgates de alto risco, com alto grau de perigo e extremamente sobre humanos. Para isso eles contam com a ajuda de equipamentos e armaduras aprova de fogo, impacto, arma de fogo, etc. Hoje tenho o prazer de falar de quem sempre nos dedicou sua vida a nos salvar.
 

Gostaria de falar hoje o time pioneiro dessa categoria, ESQUADRÃO ESPECIAL WINSPECTOR (Tokkei Winspector). O tokusatsu é baseado em salvamentos, todas as armas, veículos, acontecimentos, giram em todo da temática. Winspector chegou às telas da Manchete em 1994 porem foi lançada no Japão 4 anos antes de 90 pra 91.
 


 

Após 12 episódios de puro resgate a Toie Company decidiu apimentar a aventura com outra transformação, o protagonista Liuma Ogawa ganhará depois de um acidente gravíssimo um novo aliado seu carro, que fora refeito com poder de se transformar junto ao dono. Como mostra o vídeo abaixo.
 


 

Apartir do episódio 13, Winspector ganhava uma nova dinâmica, porém o sucesso foi tanto que a dona da franquia teve que investir mais para criar duas novas series (Solbrain e Exceedraft).
 

Atualmente:
 

  
 

Anos depois tentou-se recuperar esse gênero de tokusatsu com a criação de Tomica Hero Rescue Force (2008) que tinha o mesmo semblante de seus antecessores, com transformações, veículos de resgate, armas não letais, porem Tomica Hero veio com inovações para o gênero com a junção de veículos (mechas = megazord). Até o primeiro momento a nova serie foi feliz, porém ao tentar criar uma segunda Tomica Fire Rescue Force, super fraca, totalmente fora dos padrões do 1º e um pouco forçada, o gênero se apagou nas telas nipônicas.
 

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco desse gênero de Tokusatsu breve trarei mais conteudo pra você fã de uma boa produção.
 


 

Abraços.